Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Retrospectiva Literária



Ao fim do ano, completo a leitura de 18 livros, conforme prometido, anotei todos em minha agenda e os tenho em ordem cronológica, mais uma mania de Luciana, afinal, alguma coisa tem que ser organizada em minha vida....
Os livros são meus grandes companheiros, e hoje me sinto totalmente vazia ao escrever esse blog, porque todos já se despediram de mim...

Foram inúmeras personagens, de  Bhima a Santiago, da Índia ao Egito, histórias de luta e conquista, mas também sofrimento e felicidade, amor e ódio. Encontrei casais que se amaram, outros que se perderam, pessoas que foram humilhadas, outras que nunca foram reconhecidas. Uns fizeram a escolha certa, outros não, e há ainda aqueles que foram covardes, não assumiram seus atos, não escutaram a voz do coração.

Convivi com personagens parecidas com minha essência e outras totalmente opostas que chegavam a ser pesadas. Conheci pessoas inocentes, convivi com dificuldades e dores que passaram, superei os obstáculos com cada um deles, refleti sobre relacionamento, casamento, autoridade, amor, adolescência, perdas e até sobre o silêncio.
Torci por um relacionamento, desejei que outro acabasse, que a verdade fosse revelada, sofri com as perdas, chorei, respirei fundo, mas também suspirei. Fiquei sem entender determinadas atitudes, outras quis que acontecessem em minha vida...

Ler é um prazer tão imenso em minha vida que chega a ser mais que um hábito, mas uma entrega, uma paixão...
Esse ano tive medo de um dia perder esse amor, mas acho que é algo muito meu, parte do meu Ser... Como já escrevi em alguma postagem, os livros são uma extensão de mim.

Gosto de compartilhar minhas leituras e assim também meus livros. Destaco aqui o Marcelo, que , na escola, sempre escuta os trechos que destaco, ouve com atenção e se interessa! Minha vitória foi fazê-lo ler "Querido John", meu preferido do Nicholas Sparks.
 Mas tenho em meu convívio outros leitores que se destacam: minha mãe, minha cunhada, a irmã de minha cunhada (Márcia), Lara, Rita (professora da escola), meus alunos do 8o ano com quem dividi alguns exemplares do Nicholas Sparks e lemos juntos Ela disse, ele disse... Inesquecível. Ainda posso ouvir a risada do Márcio... Sem comtar na Tayná Mendes Lago, a menina Crepúsculo!
Acho que todos que convivem comigo pegam um pouco desse amor e se aventuram nas leituras de algum exemplar que fez parte de minha vida de algum modo.

Fico feliz quando escuto comentários de pessoas que nem imagino que leem o blog, que falam de determinados livros, dão dicas, compartilham do mesmo ponto de vista, sentem-se motivados a ler algum exemplar e são, como eu, apaixonados pelo mundo literário...

 Gostaria de fazer uma "rapidinha" com os exemplares, definindo-os em uma palavra, deixando também uma frase marcante em cada um deles como presente para meus leitores:


A DISTÂNCIA ENTRE NÓS: SIMPLICIDADE


"Amanhã. A palavra flutua no ar por um momento, ao mesmo tempo promessa e ameaça. Depois vai embora como um barquinho de papel levado pela água (...)"





O MILAGRE: CRENÇA


"A vida era passar o tempo juntos, era ter tempo para caminhar juntos de mãos dadas, conversando calmamente enquanto viam o sol se pôr. Isso não era nada glamuroso, mas era, em muitos aspectos, o melhor que a vida tinha a oferecer."




NOITES DE TORMENTA: DESENCONTRO



"Eu te amo agora pelo que já compartilhamos, e te amo agora esperando por tudo o que virá."






ELA DISSE, ELE DISSE: ADOLESCÊNCIA


"O problema é que quanto mais a gente pensa, pior a gente pensa."





SPIKE: PARTILHA


"Ter um animal de estimação e conseguir trocar com ele momentos de puro carinho e companheirismo nos torna, certamente, seres humanos mais leves."




COMER, REZAR E AMAR: MOMENTOS

"É melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição. Então comecei a viver a minha própria vida. Por mais imperfeita e atabalhoada que ela possa parecer, ela combina comigo, de alto a baixo."






O MEU PÉ DE LARANJA LIMA: INOCÊNCIA


 "(...) a vida sem ternura não é lá grande coisa."







NÃO HÁ SILÊNCIO QUE NÃO TERMINE: SOFRIMENTO



"(...) não se sabe o que vai acontecer, nunca se sabe. Mas, aconteça o que acontecer, seja forte."






ÁGUA PARA ELEFANTES: ENTREGA


"Quanto mais pertubadora a lembrança, mais persistente a sua presença."







4 VIDAS DE UM CACHORRRO: REENCONTRO


"(...) eu não sabia ao certo por que nós dois havíamos sido separados, mas sabia que, quando chegasse a hora, ele iria me encontrar."






UM AMOR PARA RECORDAR: DESTINO

"Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria."







NAS MARGENS DO RIO PIETRA EU SENTEI E CHOREI: AMOR

"Sacrifiquei meus sonhos em nome de um sonho maior."







O MORRO DOS VENTOS UIVANTES: APEGO

"(...) ele nunca saberá como eu o amo; e não é por ele ser bonito, mas por ser mais parecido comigo do que eu própria. Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais."





BRIDA: MAGIA


"Não existe nada de completamente errado no mundo. Mesmo um relógio consegue estar certo duas vezes por dia."





COMPROMETIDA: CASAMENTO


"Talvez fosse útil para mim admitir que também peço muitíssimo. E peço mesmo. Permitiram-me esperar grandes coisas da vida. Permitiram-me esperar muito mais da experiência de amar e viver do que jamais se permitiu à maioria das mulheres da história."




SER COMO O RIO QUE FLUI: PENSAMENTOS


"Prepare-se para caminhar um quilômetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando."





O MONGE E O EXECUTIVO: LIDERANÇA


"Você colhe o que planta. Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por você."







O ALQUIMISTA: BUSCA


"Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo que quer e necessita."




Se tivesse que escolher o melhor, faria um ranking e colocaria Comer, rezar e amar; A distância entre nós e Na Margem do Rio Pietra eu sentei e chorei.

Que, em 2012, possamos conhecer e compartilhar novas personagens, histórias incríveis e apaixonantes, momentos de prazer proporcionados pelos livros que virão!

TE ADORO 2012
SABOROSAS MANHÃS 2012

4 comentários:

  1. Oi Lú
    Amei o resumo de 2011. Alguns eu li durante esse ano também e outros, já tem um tempo. Outros já estou curiosa para ler.
    Beijo
    Filó

    ResponderExcluir
  2. Oi Filó, que bom que gostou da retrospectiva. Espero que goste daqueles que não leu e que sempre apareça no blog para compartilhar! Bjão

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei seus comentários e dicas sobre livros.Gostaria de partilhar com vc uma escritora que muito me enriquece o saber,Anne Rice.Gostaria de saber se vc já leu algo dela e tbm do Augusto Cury.Tenho certeza de que gostará destas obras tbm.Um forte Abraço e Força Sempre.Estarei te seguindo apartir de hj.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, e que seguirá o blog! Difícil encontrar pesssoas que gostem de leitura, já que o blog está voltado a essa paixão.
    Não li nada da Anne Rice não, mas já de Augusto Cury, o qual acho muito ideal e irreal.Mas obrigada pela dica, vou ver se leio algum e posto aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir