Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Escolha, amor e liderança - O monge e o executivo

Gosto de analisar como as coisas surgem em minha vida e como ganham sentido.
Refiro-me, mais uma vez, como a maioria das postagens, a um livro: O monge e o executivo.
Não pegaria um livro com tal título, mas, de uma forma amigável, apareceu em minhas mãos e fui desafiada a lê-lo.
Ao ler, pensei em muitas pessoas, em vários líderes que conheço, convivo ou admiro... Realmente acho que se trata de um exemplar necessário, porque todos somos, em algum momento, líder de alguma coisa: seja de uma sala de aula, de um hospital, de uma empresa ou até de nossa casa...  E é essencial saber sê-lo com eficiência ou reconhecê-lo como tal.
 Há atitudes acertadas, outras que precisam ser aprimoradas, e há ainda aquelas que não são adequadas.

Como líderes, devemos reconhecer a importância do outro em nosso trabalho, saber valorizá-lo,  respeitar o outro em suas diferenças, destacar as qualidades, orientar para que os erros não ocorram, dar segurança e proteção.


"Cada um se comprometeu voluntariamente a ser pai, mãe, esposo ou esposa, chefe, treinador ou treinadora, professor ou professora, ou o que quer que seja. Ninguém forçou vocês a desempenhar nenhum desses papéis, e vocês estão livres para deixá-los quando quiserem."



Portanto, cabe a cada um fazer uma escolha, e, a partir do momento em que isso é feito, você está comprometido a realizar uma tarefa e a deve fazer da melhor forma e com amor.

 Uma das frases que mais me chamou atenção foi esta:
 "Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas quem você é, você não é."
Acaba valendo para todos os tipos de liderança.

Deixo aqui, como de costume, alguns trechos destacados de um livro que me ajudou a pensar em minha posição como lider e a compreender tantos outros... Vale a pena, pois se trata de um aprendizado em cada página.
"Comportamento é escolha."

"Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde começou."

"Não vemos o mundo como ele é, mas como nós somos."

"Os servidores fazem o que os outros precisam. Há um mundo de diferença entre satisfazer vontades e satisfazer necessidades.".
"As pessoas têm necessidade de receber estímulo para se tornarem o melhor que puderem ser."

"A autoridade sempre se constrói sobre serviço e sacrifício."

"Você colhe o que planta. Você me serve, eu servirei você. Você se arrisca por mim, eu me arrisco por você."

"Intenções - Ações = Nada"

"Se você realmente está perguntando e buscando a verdade, acredito que encontrará o que procura."

"Nem sempre posso controlar o que sinto a respeito de outra pessoa, mas posso controlar como me comporto em relação a outras pessoas."

"O amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta incovenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa do erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, aguenta tudo. O amor nunca falha."

"A distância que você caminha na vida vai depender da sua ternura com os jovens, da sua compaixão com os idosos, da sua compreensão com aqueles que lutam, da sua tolerância com os fraco e os fortes. Porque algum dia na vida você poderá ser um deles."

"Compromisso: sustentar suas escolhas. Comprometer-se com os compromissos feitos na vida."

"- Como você consegue ter todos entusiasmados em seu time?
 - É muito simples. Eu elimino os que não são."


"Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e o nosso caráter torna-se nosso destino."

"Temos que agir de acordo com o que aprendemos, porque, se nada muda, nada muda."
"Apenas três coisas importam: fé, esperança e amor."

 "Pequenos passos podem não fazer muita diferença numa jornada curta, mas na longa jornada da vida são capazes de colocar você num lugar completamente diferente."


Próxima leitura e talvez o último livro do ano: O alquimista (Paulo Coelho)



2 comentários:

  1. Esse livro realmente é muito inspirador, e depois de ler você passa refletir sobre atitudes que você já tenha tomado como líder e até como pessoa que tenha resultado retirada nas contas relacionais com as pessoas. Realmente muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Giovani, também gostei muito do livro quando o li. Acredito que tenha realmente um conteúdo rico e, mais do que isso, mostre o quanto é possível usá-lo na prática.

      Excluir