Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O Alquimista: uma proposta de um novo olhar!

Entre sombras e raios de sol penetrantes, terminei meu último exemplar do ano: O Alquimista, um livro simbólico, poético e grandioso como todos do Paulo Coelho que li até aqui.

Ele conta a história de Santiago, um rapaz que tem um sonho repetido e vai à procura de seu tesouro, seguindo os sinais que aparecem em seu caminho. Deixa sua vida acomodada e previsível, em busca do novo, recomeçando em cada lugar de um modo diferente, mas lembrando que cada etapa faz parte de um todo, porque tudo foi feito por uma única Mão.

"Não tinha um centavo no bolso, mas tinha fé na vida. Havia escolhido, na noite anterior, ser um aventureiro igual às personagens dos livros que costumava ler."

O livro fala, de modo geral, sobre busca, amor, fé, esperança, obstáculos, coragem, descobertas, por meio da viagem de Santiago.

Logo no Prólogo, é feita a referência ao mito de Narciso, que admirava sua beleza refletida nas águas. Mas, o Lago ganha voz e diz:
"Eu choro por Narciso, mas jamais havia percebido que Narciso era belo. Choro por Narciso, porque, todas as vezes que ele se deitava sobre minhas margens, eu podia ver, no fundo dos seus olhos, minha própria beleza refletida."

Aqui já observamos que a proposta do livro é mostrar o inverso, não como encaramos o mundo, mas como o mundo nos encara, ou melhor, a proposta não está relacionada à visão externa, mas à interna, um olhar novo para dentro de cada um, para que possamos reconhecer nossas escolhas, nossos desejos, nossa busca até a conquista de uma vida plena.

No livro, também encontramos a voz do coração que faz muitas reflexões interessantes e profundas. Entre elas, destaco uma que nos dá vontade de proteger nosso coração e entregar definitivamente para quem nos faça feliz por muitas e muitas vidas.

"Nós, os corações, morremos de medo só de pensar em amores que partiram para sempre, em momentos que poderiam ter sido bons e que não foram, em tesouros que poderiam ter sido descobertos e ficaram para sempre escondidos na areia. Porque, quando isso acontece, terminamos sofrendo muito."

Incrível como os livros surgem em minha vida em momentos certos. No final do ano passado, li "A Cabana", que tem a mesma proposta do livro em questão: rever nossos conceitos, metas, reconhecer nossos tesouros, ouvir nosso coração. Acho que todo fim de ano sugere essa reconfiguração para que o ano seguinte seja um recomeço, uma retomada. Devemos analisar se estamos certos de nossas escolhas, se vale a pena continuar na luta, se é válido esperar, se estamos no caminho certo...

"Se o que você encontrou é feito de matéria pura, jamais apodrecerá. E você poderá voltar um dia. Se for apenas um momento de luz, como a explosão de uma estrela, então não vai encontrar nada quando voltar. Mas terá visto uma explosão de luz. E só isto já valeu a pena."

Portanto, como Santiago, que cada um tenha coragem e ousadia de lutar pelo que sonha, de partir rumo ao desconhecido, de enfrentar todos os obstáculos, transformar-se em vento se preciso for, mas que não seja perdida a fé a e esperança de encontrar o tesouro tão almejado, afinal, todo mundo sonha repetidas vezes com um tesouro, e o livro nos mostra que nada é impossível.
 
"Ninguém sente medo do desconhecido, porque qualquer pessoa é capaz de conquistar tudo que quer e necessita."

"Só uma coisa torna o sonho impossível: o medo de fracassar."


Deixo aqui alguns trechos destacados, e espero que ao menos um deles fale direto ao seu coração...

"Com a menina de cabelos negros, os dias nunca seriam iguais."

"Temos que estar sempre preparados para as surpresas do tempo."

"É justamente a possibilidade de realizar um sonho que torna a vida interessante."

"É melhor estar comos livros, que contam histórias incríveis sempre nas horas que a gente quer ouvir"

"Tinha que se decidir entre alguma coisa que havia se acostumado e alguma coisa que gostaria de ter."

"Quando todos os dias ficam iguais, é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruz o céu."

"Às vezes, é impossível deter o rio da vida."

"As decisões eram apenas o começo de alguma coisa."

"Quanto mais perto ele ficava de seu sonho, mais as coisas se tornavam difíceis."

"Sempre existe no mundo uma pessoa que espera a outra, seja no meio de um deserto, seja no meio das grandes cidades. E quando essas pessoas se cruzam, e seus olhos se encontram, todo o passado e todo o futuro perde qualquer importância, e só existe aquele momento, e aquela certeza incrível de que todas as coisas debaixo do sol foram escritas pela mesma Mão."

"Quando as coisas estão escritas, não há como evitá-las."

"Cada momento de busca é um momento de encontro."

"A hora mais escura era a que vinha antes do sol nascer."

"Tudo que acontece uma vez, pode nunca mais acontecer. Mas tudo que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira." (Que medo dessa frase.. rs)

"Onde estiver seu tesouro, ali estará também seu coração.

E por fim, finalizo com uma fala direta do coração:

"Esteja atento para o lugar onde você chorar. Porque neste lugar estou eu, e neste lugar está seu tesouro."


Antes que termine o ano, será feita a retrospectiva literária 2011, 18 títulos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário