Páginas

sábado, 3 de dezembro de 2011

Ser com Paulo Coelho...

Final de bimestre, de ano, e entre provas, redações, aulas, tenho necessidade de vir aqui no Blog, mesmo estendendo-me pela madrugada, para me dizer, para expressar, para finalizar mais um livro. Virou hábito, depois de lido, postado. Então o livro pode receber seu lugar na prateleira.
Paulo Coelho, um nome tão conhecido, mas que há pouco tempo se fez presente em minhas leituras. Devo dizer que quando li o primeiro exemplar: “Nas margens do rio Pietra eu sentei e chorei, minha sensação ao ler cada página foi: Que pena que o conheci tão tarde. Mesmo tendo 27 anos, gostaria de ter lido antes. Mas acho que tudo tem um momento. Tudo que leio fala ao meu coração e, dessa forma, tornou-se um escritor incomparável e meu favorito!


Aqui termino mais um exemplar que encontrei na promoção. Sou viciada em livros, e, principalmente, em promoções. Foi quando encontrei no site Ricardo Eletro, que agora está por R$9,90, mas paguei apenas 5,50!
 http://www.ricardoeletro.com.br/Produto/Livros/Literatura-Nacional/Contos-e-Cronicas/Agir/Livro-Ser-como-o-rio-que-flui/1851-2119-2121-70621


Não ganho nada com isso,mas não custa nada promover, ainda mais por se tratar de um livro adorável.

O Título já é tocante, SER COMO O RIO QUE FLUI (Pensamentos e Reflexões), e sim, totalmente poético, pois tem sua origem em um poema de Manuel Bandeira: 

"Ser como o rio que flui
Silencioso no meio da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas no céu, refleti-las."
O livro é formado por pequenas histórias que sempre têm algo a acrescentar. Algumas nos fazem refletir, outras mostram situações metafóricas emocionantes, como A Nuvem e a Duna, outras de tão simples chegam a ser únicas, e também há graça em muitas delas.

A História do Lápis é encantadora, e merece uma postagem na íntegra. Manual para subir as Montanhas me fez lembrar a época da faculdade em que eu com minha amiga Cristiane usávamos também dessa metáfora para falar sobre o momento em que passávamos. E dentre as instruções, destaco:

"Prepare-se para caminhar um quilômetro a mais: o percurso até o topo da montanha é sempre maior do que o que você está pensando."

Há citações também, e não poderia deixar de citar uma de Robert Frost que diz ao meu coração, tanto como pessoa, como profissional:

"Diante de mim havia duas estradas
Eu escolhi a estrada menos percorrida
E isso fez toda a diferença."

E de Willian Blake:

"Tudo aquilo que hoje é uma realidade, antes era apenas parte de um sonho impossível."



O livro sempre tem uma visão positiva, bom astral, não há possibilidade de não ficar feliz com um exemplar desse...

Fiz quase toda a leitura na academia, um dos meus lugares preferidos da cidade, e foi lá que pensei... "Será que um dia não vou gostar mais de ler? Não vou achar graça nisso?"
Fiquei, com medo, refletindo sobre isso, e cheguei a uma linda conclusão: sempre que amamos muito, temos medo de perder o objeto amado, que, no caso, são meus livros, minhas leituras, de quem sou uma amante apaixonada.

Paulo Coelho também fala de seus livros em um texto chamado "De livros e bibliotecas" e também acredita no ato de compartilhar leitura, mas o apresenta de modo poético:

"Creio que um livro tem percurso próprio, e não pode ser condenado a ficar imóvel em uma estante."
"Deixemos, pois, nossos livros viajarem, serem tocados por outras mãos, e desfrutados por olhos alheios."

Dou liberdade aos meus livros, partilhando-os com alunos, familiares, amigos, colegas de trabalho, pensando que podem também tocar corações, mudar atitudes e pensamentos, distrair, confortar, fazer companhia como a mim fizeram. Tenho uma lista com aqueles que estão emprestados, afinal são minhas preciosidades. Esse é meu dote: não tenho dinheiro, mas carrego comigo histórias inesquecíveis, lições de vida que aprendi com essas pessoas que saíram do livro para conviver comigo.


 Em muitas partes, achei trechos que se encaixam bem aos professores, provavelmente por ser uma representante dessa classe tão digna e tão esquecida. Mesmo que o trecho seja generalizado, a carapuça acaba servindo...

"Somos todos protagonistas de nossas existências, e muitas vezes são os heróis anônimos que deixam as marcas mais duradouras."

"O verdadeiro mestre não é aquele que ensina um caminho ideal, mas o que mostra ao seu aluno as muitas vias de acesso até a estrada que ele precisará percorrer para encontrar-se com seu destino."

"Eu quero ser sempre uma pessoa capaz de ver as faces que não são vistas - daqueles que não procuram fama nem glória, que silenciosamente cumprem o papel que lhes é destinado pela vida.
Eu quero ser capaz disso, porque as coisas mais importantes da existência, as que nos constroem, jamais mostram suas faces."


"O melhor investimento do mundo são as pessoas." 


Como professores, estamos investindo em algo certo...


Devo dizer que tenho assistido ao Programa do Jô, o qual tem mostrado diariamente escritores e seus lançamentos. Fico feliz por tal valorização e por conhecer mais sobre os escritores, os lançamentos, as sugestões de leitura e por falar dessa paixão. É tarde, mas vale sacrificar horas de sono... além de proporcionar sempre muitas risadas. Para quem quer e pode, e eu posso! hahahaha

Deixarei aqui alguns fragmentos selecionados com eventuais comentários...

"Minha vida, no momento presente, é uma sinfonia composta de três movimentos distintos: muitas pessoas, algumas pessoas e quase ninguém."
Eu diria que a minha também, respectivamente por alunos, amigos e amor.

"(...) ele fez o que devia. Não se deixou paralisar pelo medo - mesmo que a flecha não atinja o alvo, ele terá outra oportunidade, porque não foi covarde."

"(Esperança) Esta palavra muitas vezes está conosco de manhã, é ferida no decorrer do dia, morre ao anoitecer, mas ressuscita com a aurora."

"Não estou fazendo nada, e estou fazendo a coisa mais importante na vida de um homem: estou escutando oque eu precisava ouvir de mim mesmo."

"Sempre há alguém para dizer: "agora que começaste,vá até o final." (Mesmo que essa pessoa seja você mesmo).

"Senhor, dai-nos coragem para sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro. Que o nosso sim seja sempre um SIM, e que nosso Não seja sempre um não." (Sem outro dia... Amém)

"Só a coragem no caminho faz com que o caminho se manifeste."

Devemos "escutar sempre a voz docoração. Mesmo que não esteja de acordo com o que esta voz está dizendo, respeite-a e siga seus conselhos: ela sabe o melhor momento de agir, e o momento de evitar a ação."

"O amor cria pontes em lugares que parecem impossíveis."

"Se a chuva estiver caindo, é importante lembrar-se de que isso também significa que as nuvens negras em breve terão se dissolvido. As nuvens se dissolvem, mas o sol permanece o mesmo, e não passa nunca - nos momentos de solidão, é importante lembrar-se disso."

"Não importa o que os outros vão pensar - porque eles vão pensar de qualquer maneira."

"Para não cair em armadilhas traiçoeiras, é melhor considerar como metade do caminho o ponto que você atinge depois de percorrer 90% da estrada."


"Nos momentos em que tudo é inútil, ainda podemos amar - sem esperar recompensas, mudanças, agradecimentos."

E termino esta postagem com um conselho:

"Estejamos, portanto, sempre preparados: caso contrário, ou perdemos a chance, ou perdemos a batalha."

E uma citação encantadora, esperançosa, que docemente Paulo Coelho a coloca como prece ao terminar o livro:

"Lá fora, além do que está certo e do que está errado, existe um campo imenso.
Nos encontraremos ali."


Nenhum comentário:

Postar um comentário