Páginas

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Na minha escola tem...

As férias chegaram ao fim, e volto aqui com o meu ar de professora, apaixonada pelos resultados dos meus alunos.

Escrevi no blog já sobre o desafio de encontrar poetas nos sextos anos, e não comentei nada mais sobre o assunto.

Depois de pesquisas e leituras sobre poemas e poetas, os alunos me entregaram a primeira produção de poema. Olhei um ou outro conforme me entregavam, mas queria me sentar e olhar com calma o que cada um tinha produzido. Foi então que descobri: há poetas na minha escola!

Talvez eu tenha despertado algo para que escrevessem, talvez tenha apenas dado a oportunidade para que eles mostrassem seus talentos. De qualquer forma, colhi resultados, e diferente do que um professor havia me dito, eles não precisam aprender a marchar primeiro. Eu sabia que estava certa quando defendia a ideia de trabalhar poesia com o 6o ano.

Para comprovar isso, vou postar aqui um poema que particularmente achei fantástico. Quando peguei o papel e percorri os versos, acabei me emocionando. Como uma aluna poderia falar sobre ruas de um modo tão simples e tão carregado de valores, de significados...

Espero que meus leitores apreciem o poema abaixo de Verônica Canela Estevam dos Santos, minha querida aluna do 6o Ano A

Ruas

Tem ruas que têm pedrinha,
Asfaltou ou terrão.
Algumas só têm árvores,
E outras, só poluição.

Tem ruas calmas,
E outras movimentadas.
Em algumas dá para brincar,
Em outras não se pode fazer nada.

As ruas de pedrinha
Não são boas de brincar,
Pois lá, se você cair,
Pode se machucar.

Já as ruas de asfalto,
Lá podem se feitas muitas brincadeiras,
Mas as de terrão ainda mais,
Pois, se você se sujar,
Com certeza, lá perto terá uma mina
Para se limpar.

Mas de sua rua não se esqueça nunca,
Pois lá irá aprender
Que, se cair, é só levantar.
E que lá seus sonhos sempre poderão se realizar.



Destaque na foto
Uma pessoa de grande talento: Verônica

Nenhum comentário:

Postar um comentário