Páginas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Talvez amanhã

Por que fazer hoje o que se pode fazer amanhã?




Talvez amanhã eu arrume meu armário...
Talvez amanhã responda uma carta...
Talvez amanhã eu olhe a lua..
Talvez amanhã faça uma visita...
Talvez amanhã passeie com os cachorros...
Talvez amanhã tome alguma atitude...
Talvez amanhã eu fotografe aquela rosa...
Talvez amanhã comece um regime
Talvez amanhã leve vc a sério
Talvez amanhã comece um livro novo...
Talvez amanhã
Talvez...
Talvez...

Nós acabamos nos acostumando a deixar tudo para depois, como se tivéssemos certeza de que esse momento chegará. Não quero dizer que a vida pode acabar logo ali, mas que amanhã pode ser tarde para começar com pé direito, para se reinventar, refazer, recomeçar.
Nem tudo pode ficar para depois, porque nem tudo pode esperar.
Quem vive pelo amanhã, deixa o agora passar por entre os dedos.


Quem terá coragem amanhã, faz-se covarde hoje.
Quem terá ânimo amanhã, faz-se um fraco.
Quem comecará amanhã, ja perdeu o hoje.
Quem decidirá amanhã, perdeu a confiança hoje.
Quem planeja o amanhã, não vive o hoje.


Mas o que diria das pessoas que ao inves de fazerem amanhã, realizam o que desejam ou precisam de última hora, no último segundo!?
Essas são pessoas que acreditam nelas mesmas, na capacidade de concluir o que precisam ali, nos 45 minutos do segundo tempo.
Eu me encontro nesse grupo de pessoas que não deixa para amanhã, mas que não faz ideia do que seja antecedência. E vale dizer, sempre dá tudo certo.

Uma vez, na faculdade, uma professora deu como trabalho: Relatos de Família - para as férias de julho,que não eram essas míseras semanas, mas um mÊs inteiro...
O trabalho exigia que conversássemos com familiares próximos e distantes e resgatássemos suas histórias; e daqueles já mortos, que descobríssemos mais da vida deles pelas pessoas que conviveram.
Saindo da aula, parecia que o trabalho seria a coisa mais linda do mundo. Mas tinha tanto tempo para fazer.... Não era necessário começar naquele minuto.
Porém, na última semana de entrega, lá estava eu, correndo atrás de história e transformando as minhas pessoas em grandes heroínas na vida. Acabou ficando fantástico e guardo com carinho até hoje.

Deixar para amanhã, nesse caso, era passar do prazo.
Isso eu nunca fiz. Nunca deixei para o outro dia, mas sempre estive ali no limite.

No casamento de meu irmão, logicamente, eu fui a última a ficar pronta, e a noiva já estava ali rondando a igreja antes mesmo de chegarmos. No limite, não no amanhã, ou meu irmão teria perdido o casamento.

Outro fato engraçado: quando morava em Campinas, em uma das minhas mudanças, eu e a Cristiane tínhamos que ir até a Imobiliária até 5h entregar um papel, se bem me recordo. Mas saimos de casa 4h30, pegamos um táxi e acompanhávamos o valor da corrida. Chegando no bairro que nem sabíamos onde era, pedimos para descer, e fomos correndo. No último segundo, lá estava o papel.

O que quero concluir neste texto é que quando se resolve fazer algo no amanhã, ou seja, no dia seguinte, as coisas já se passaram, já se perderam, já se desfizeram na espera pelo hoje, nem que seja nos últimos minutos das 24horas.

O amanhã não está ao alcance de nossas mãos...
O hoje é completamente e infinitamente nosso... Por isso se chama presente. E o que fazer com ele? O que vc quiser, o que vc sonhar, o que vc puder, ou o que vc ousar fazer.


Por isso, viva agora todas as emoções, todas as ideias, todos os sonhos, parta em busca do que deseja neste minuto, tome iniciativa, corra atrás, pegue um táxi se for preciso, escreva, grite, chore, sorria, chame, lute, levante e espere se for preciso. Mas não se esqueça, tem que ser hoje, não necessariamente agora, mas hoje.

Mostre mais que ao mundo, mas a você o quanto é capaz de transformar seu dia, sua semana, sua vida, seu destino, seus sonhos...
Talvez amanhã?
Esse tempo serve apenas para aqueles que não estão certos do que querem, precisam, desejam ou sonham....
Talvez amanhã é um zero no dia de hoje.


Talvez amanhã
é um tempo muito incerto para quem espera, infinitamente longo para quem precisa e insignificante para quem espera...


Nenhum comentário:

Postar um comentário