Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

Ler...

Ler é umas das atividades mais gostosas que existem... Há quem ache perda de tempo, aqueles que concordam, os que admiram e os que rejeitam totalmente.



Não sei se sempre gostei tanto assim de ler, mas acredito que hoje compreendo uma frase que ouvi de um escritor, o qual não me recordo o nome, nem a importância, que dizia já bem velho, que não poderia morrer, pois havia muitos livros para serem lidos ainda.

Sábia afirmação... há muitos livros esperando leitores...

Terminei de ler mais um livro: O Guardião de Memórias de Kim Edwards e pensei em escrever não sobre o livro, mas sobre a leitura de qualquer livro...



Quando iniciamos um livro, parece que deixo de ser uma leitora e passo a participar da história, observando cada personagem e acontecimento tão de perto que parece que eu já o conhecia há tempos. Eles têm essa capacidade de sair das páginas e tornarem-se reais para mim.

Ao ler, sempre carrego comigo uma caneta marca-texto, para grifar os mais variados trechos que julgo importante, porque acredito que não lerei o livro novamente, mas posso reler os destaques que fiz.

Pode ser algo de se refletir, uma frase bonita, um trecho triste, um pedaço engraçado, tocante, emocionante e único.
Acho realmente importante e nem sei se aprendi isso com alguém, mas acho que o livro torna-se um exemplar único, realmente singular.

Quando nos envolvemos com a história, deixamos de pensar na nossa vida e a observamos pelos olhos das pessoas que nos aparecem no livro. Às vezes compreendemos as atitudes, admiramos a coragem, temos raiva pelo que fazem e achamos que jamais faríamos igual ou nos espantamos, porque faríamos exatamente a mesma coisa.
Cada livro lido nos propõe uma reflexão sobre nós mesmos, sobre nossas vidas e até sobre o mundo, sobre nossos valores...

Uma pena que nossa cultura não seja de grandes leitores. E minha revolta também reside nos preços dos livros. Eu queria tantos, mas são muito caros. Talvez se fossem mais acessíveis... Mas acredito que poucas são as pessoas tocadas por essa magia incrível de entrar em um mundo totalmente diferente e conhecer essas pessoas que nos apresentam nas mais diversas páginas...

Lembro de uma grande pessoa que me disse uma vez que nunca se sentia sozinha, porque lia bastante. E que os livros lhe faziam companhia...

Também recordo de meu avô, já bem velho, olhando para um livro de Rubem Alves - Se eu pudesse viver minha vida novamente... Leu a primeira página e com os olhos cheios de lágrimas disse que se tivesse tempo, que se conseguisse, gostaria de ler esse livro.



Por fim, quando termimos de ler um livro, sentimos a missão cumprida, mas também um imenso vazio daquelas pessoas que conviveram conosco no tempo da leitura e que, aos poucos, vão se despedindo, cumprindo seu destino na história, e deixando em nós um pouco do que foram, como se tivessem sido reais.


E então ficamos de certa forma em luto, até iniciarmos outra leitura, ainda com saudade daqueles que deixamos nos últimos capítulos, até nos apegarmos a outros que virão...

Ler é um grande prazer, e pela leitura sou uma eterna apaixonada...


Obs: Há pouco tempo, percorri as páginas do livro mais incrível que li, tocante, emocionante, único: A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS de Markus Zusak... em que Liesel Meminger e Hans Hubermann foram personagens dos quais não me esquecerei facilmente... Acho que esse livro merecia uma "página" deste blog.
Dica: Não deixem de ler. Uma história totalmente incrível e contada de uma forma original!

Nenhum comentário:

Postar um comentário