Páginas

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Palavras

O mundo é feito de palavras: palavras ditas, escritas, silenciadas, gritadas, estampadas dentro e fora da gente.
Com as palavras podemos escrever nossa história: desenvolver trechos que mais gostamos e reduzir outros a apenas uma linha, ou até mesmo a uma palavra apenas...
Com as palavras espalhamos sorrisos, conquistamos pessoas, firmamos nosso espaço, formamos lembranças, lançamos um olhar e podemos tornar certos acontecimentos inesqueciveis.
Como tudo na vida, há o lado positivo e o negativo, e, dependendo do nosso estado de espírito, encontramos ora mais de um, ora mais de outro.
Porém hoje estou pensando nas palavras que encantam e dentre várias estou pensando em poemas.
Como diz Mário Quintana: "“Um bom poema é aquele que nos dá a impressão de que está lendo a gente... e não a gente a ele!"
Poemas me fazem pensar, tiram meu chão e dão aquela sensação de que eu poderia ter escrito, porque em alguns está tudo que eu gostaria de dizer. Também escrevo alguns que dizem ao meu coração, mas há tantos que me prendem a atenção pela beleza das palavras, pela profundidade e pela simplicidade que carregam consigo.
Mas como transmitir esse gosto?
Este ano, tive uma experiência nova: trabalhar poesia. Desde muito tempo, sou apaixonada pelo mundo poética, e sempre quis trabalhar com isso. No entando, esta oportunidade nunca me apareceu.
Um fato que me marcou foi quando fiz um projeto na faculdade para trabalhar poesia na 5a. Série (6o. ano hoje). Fiz com toda dedicação, pensando que deveria sensibilizar os alunos para esse mundo.
Quando fui apresentar, um professor me disse que deveria primeiro ensiná-los a marchar... Foi uma grande piada naquela época. Imagine, eu com os alunos na quadra: em frente, MARCHEM!!! hahahahahaha
A realidade me pede mais do que pensava, para que além de sensibilizar, que eu encontre neles o lado poeta de ser.
Ainda não sei o que será: sucesso ou frustação. Mas já vale até aqui o compartilhar de poemas com pessoas que nem sonhei, e, assim o mundo fica mais lindo.
Se conseguirei tocar cada um....
Se irei sensibilizar aqueles olhos que me procuram...
Se o poema chegar de alguma forma até alguém...
Minha missão foi cumprida.
Mas, se não...
"Marcha soldado, cabeça de papel...
Se não marchar direito vai preso pro quartel!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário