Páginas

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Procura-se meu melhor amigo

Procura-se meu melhor amigo... foi um presente da minha supervisora linda pela parceria que fizemos relacionada ao Desafio de Poesia na escola. 

Gosto da referência ao cachorro como melhor amigo. Acredito que seja realmente, e só quem tem ou já teve sabe o quanto eles são fiéis a esse compromisso.

O enredo é um tanto previsível, como qualquer outro que envolve cachorro. O apego, o carinho, o sumiço, a perda... 
Gostei do suspense quando o cachorro se perde nos Apalaches, e achei pouco possível que ele retornasse para casa, mesmo com a mobilização de tantas pessoas. Talvez isso só tenha mesmo ocorrido porque muitos de fato se importaram, entraram em contato, deram atenção à história. 

Desacreditamos, porque percebemos que hoje as pessoas simplesmente não se importam, descartam um filhote por aí, como se jogassem fora um papel velho. E quem ligaria para um cachorro perdido? Quem o acolheria? Quem procuraria saber de seu dono? Um cachorro envolve gastos, preocupação, é alguém dependente de sua atenção, de seu carinho, de pegá-lo para dar uma volta....

Acredito que aquele que tem um cachorro, ou dois como eu, sabe do que estou dizendo. É a festa que fazem quando chegamos, o olhar de tristeza quando a mala é feita deixando-os para trás, é o aconchego na cama, o fucinho gelado no rosto, o olhar atento ao dono, o latido ardido que se assemelha à fala... por meio do qual sabemos exatamente o que desejam.
Acho que quem tem um bichinho desse só pode ser do bem.


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Todas as famílias, ao que parece, têm aquele bicho de estimação único - diferente de qualquer outro. Um bicho de estimação que, de alguma forma, se torna sagrado na tradição do lar."

"Há algo  de singular nesses animais. Eles não são humanos, e é por isso mesmo que eles são incríveis. Do âmago de suas vidas como animais, reúnem algo que confirma sua individualidade, vivacidade, vigor, garantindo uma presença forte e duradoura em nossos corações e mentes."

"Quem me ama, ama também meu cão."
(São Bernardo)

"Nesse tipo de lugar, quem seria meu herói?"
(Gostei dessa pergunta...)

"Sem dúvida, o único amigo desprovido de interesse que este homem poderia ter neste mundo egoísta, o único que nunca o abandonará." (Um cachorro)

"Como uma pessoa que não é capaz de entender a morte pode querer entender o amor."

"A casa não parecia completa sem a presença de um cão."

"Quando um cão depende de nós, nós dependemos dele."

"Não havia entendimento, não havia explicação - apenas perda."

"Quando a perda atinge uma família, ela não faz sentido. A falta do ser amado - seja ele quem for - está sempre presente, pairando no ar, especialmente quando todos estão juntos, e envolve a todos, deixando todo mundo consciente disso, mesmo quando não estão pensando diretamente no assunto."

"Algo importante a se lembrar é nunca se desencorajar."

"-Por que está dizendo isso?
- É simples. Porque eu acredito."

"Descobri um país que milhões de pessoas mal sabem existir. Fiz um amigo. Voltei para casa."


"Os cães quase sempre permanecem na linha, imutáveis, inalteráveis, previsíveis. E sua atitude frente a nós é sempre gentil. Os cães nos tornam mais humanos, ou mais próximos do que imaginamos, ou mais próximos do que imaginamos como deveria ser um bom ser humano. Quando os escutamos, claro.
Talvez por isso a perda de um cão seja tão devastadora."

"Perder esses animais implica a perda de um tipo de inocência que não existe com muita frequência em nosso mundo."

"Os cães, ao que tudo indica, penetram no interior de nossas almas. Eles vivem dentro de nós, em uma parte da alma que não costumamos acessar."

"As leis insignificantes são para homens insignificantes."

"Ajudar alguém, qualquer pessoa, da maneira que for, é um ato de heroísmo neste mundo de pessoas sempre muito ocupadas."

"Não saber nada: essa é a parte mais difícil de suportar."

"Faça uma boa viagem, cara, para onde quer que você vá."

"No momento da morte, ver o corpo do ser que amamos é sempre um choque. É algo muito familiar. Esperamos que ele fique de pé, abra os olhos, fale, ganhe vida, espírito, tudo o que conhecemos tão bem. Mas nada disso acontece. Ele permanece imóvel, inerte. E pesa muito, de uma maneira que praticamente não conseguimos entender."

"Contadores de histórias raramente viveram o que contam."

"As histórias tecem os laços de uma família."

"Eis como os objetos vivem em nossas lembranças. Eles ganham vida de uma maneira insuspeita, aderindo-se a ela."

Até a próxima postagem,
que seja em época de férias! Amém!
Em breve retrospectiva literária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário