Páginas

sábado, 31 de janeiro de 2015

Nicholas Sparks: Uma Carta de Amor

Uma Carta de Amor, de Nicholas Sparks, é o livro que comecei em 2014 e terminei antes de ir para praia neste ano. 
Como não pensar, diante do mar, em Garret, em escrever uma carta e jogar no mar... em se jogar?! kkkkk

Pois é esta história: nosso protagonista, depois de ter perdido a esposa, escreve cartas lindas declarando seu amor, falando da dimensão de sua saudade e de seus sentimentos e atira suas palavras dentro de garrafas ao mar. 

Dá a sensação de que, dessa forma, essas palavras correrão o mundo e chegarão até ela quem sabe, como se a garrafa pudesse alcançar o infinito por meio do mar. Dá a sensação de que há um destinatário, que não se escreve em vão. (Quem sabe um dia atiro minhas postagens em garrafas pelo mar... kkkk)

Acontece que essas garrafas foram encontradas, entre algumas pessoas, por uma mulher de nome Theresa, que fica completamente mexida com essas palavras, e, mais que isso, apaixonada por esse homem. Quem não ficaria? 

Acredito que o que realmente chama a atenção de Theresa é esse amor sem medida expresso. É lindo, mas ficamos com um pé atrás: é possível na prática, na realidade?

Esse livro me fez pensar em outro que li quando adolescente: Amor de Perdição. Achei tão lindo na época todas aquelas cartas, que precisei (precisei mesmo) roubar o exemplar para mim. Achava que um dia usaria aquelas palavras. Achava linda a declaração, o amor sem medidas... 


Hoje tenho curiosidade de reler a obra e, ao mesmo tempo, tenho medo de que o encanto se quebre. Gosto de pensar que amei aquelas páginas, que falaram ao meu coração. Seria muito triste hoje ler duvidando... São consequências da vida, de relacionamentos, amores e desamores. Vamos ficando mais duras e mais fortes também.


No decorrer do livro, achei que já poderia supor alguns acontecimentos, mas Sparks tem o dom de nos surpreender, e, com uma carga na manga, ele muda toda a trajetória de Theresa e, de certa forma, também de Garret, tirando nosso chão...



Uma carta de amor é uma história triste, porque fala de um amor que foi interrompido, de uma falta de sorte, mas, por outro lado, como tudo que envolve amor, trata-se de um livro lindo, intenso e inesquecível!



MINHA APAIXONANTE SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Eu existo para amá-la, para tê-la em meus braços, para protegê-la. Existo para aprender com você e para receber o seu amor em troca. Estou aqui porque não há outro lugar para estar."

"Sei que de alguma forma cada passo que dei desde o momento que aprendi a andar foi um passo na sua direção. Fomos destinados a ficar juntos."

"Acabei compreendendo que o destino pode ferir alguém, assim como pode abençoá-lo, e fico perguntando por que, entre todas as pessoas do mundo que poderia ter amado, tive que me apaixonar por uma que foi levada para longe de mim."




"Se acha que deve ir, vá. Se não quiser, não vá. É simples."

"Não está certo ficar sempre sozinho. É quase como se você tivesse desistido de viver."

"A vida nem sempre acontece como achamos que vai acontecer."

"O mais importante era que parecia levar a vida do jeito que queria."

"Nada que valha a pena é fácil. Lembre-se disso."

"Bastava que ela o olhasse para ele saber que tudo estava certo no mundo."



"É impossível proteger os filhos das decepções da vida."

"Não existe outro lugar onde eu preferisse estar."

"Seus sentimentos dizem muito sobre você. Você é o tipo de pessoa que ama para sempre... Não há do que se envergonhar."

"Algum dia você vai encontrar alguém especial. Isso costuma acontecer com as pessoas que já amaram. Faz parte da natureza delas."

"Se eu continuasse agarrada à minha raiva, ele ainda estaria no controle da minha vida, e eu não estava disposta a aceitar isso, então resolvi me livrar desse sentimento."

"Não gosto de caras superdependentes. Quero que meus homens sejam homens."

"Espero que as rosas lhe lembrem que estou pensando em você."



"Sei que parte de você acredita que conseguirá mudar alguém, mas a realidade é que isso não existe. Você pode mudar a si mesma e ele pode mudar a si mesmo, mas você não pode fazer isso por ele."

"Quero você do jeito que tiver que ser."

"Nós dois sabemos que é mais fácil envolver-se com uma pessoa quando podemos passar bastante tempo na companhia dela."

"Não tenho certeza se compreendo tudo, mas sei o que sinto por você."

"É normal seguir em frente, é normal buscar uma pessoa que possa fazê-lo feliz."




"Seja qual for a sua decisão, lembre-se de que você terá que continuar sua vida sem olhar para trás. Se tem certeza de que ele pode lhe dar o tipo de amor de que você precisa e vai ser feliz com ele, então terá de fazer de tudo para ficar com ele. O amor verdadeiro é raro, e é a única coisa que dá sentido genuíno à vida."

"Nenhum dos dois queria falar no assunto. Parecia mais fácil não mencioná-lo, já que isso significaria iniciar um caminho que nenhum dos dois tinha certeza de querer seguir."

"Se tivessem que ficar juntos, encontrariam um modo de fazer isso."


"Nem todas a avaliação do mundo mudaria o fato de que não se viam tanto quanto desejavam - ou precisavam.
Não. O que precisavam agora era de ação."

"Se casar, é melhor fazer isso pelos motivos certos."

"Como se temendo o que o futuro traria, eles reverenciaram seus corpos com intensidade total, que ficaria para sempre em sua memória."

"Às vezes só o amor não é suficiente."

"Num mundo que eu raramente compreendo, existem ventos do destino que sopram quando menos os esperamos. Às vezes sopram com a fúria de um tufão, às vezes mal tocam nossa face. Mas eles não podem ser negados, trazendo, como muitas vezes fazem, um futuro impossível de ignorar."



 Você, minha querida, é o vento que eu não previ, o vendaval que soprou com mais força do que jamais imaginei ser possível. Você é o meu destino."

"Mesmo sentindo demais a sua falta, é por sua causa que não tenho medo do futuro."

"A seu modo, você me fez acreditar que o amor verdadeiro não pode ser negado."

E ASSIM É DADA A LARGADA DE 2015
O livro de número 1 concluído com sucesso.
Que venham mais histórias, emoções e reflexões!





Nenhum comentário:

Postar um comentário