Páginas

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Retrospectiva Literária 2014

2014 foi um ano em que trabalhei bastante, portanto, senti minha leitura um pouco comprometida. Não li tantas vezes quanto gostaria, porque havia outras prioridades escolares.

Mas o livro é um bom companheiro, ele espera em silêncio, guarda segredo de sua história, até que possamos, com a cabeça livre de qualquer pensamento, entrar sem pressa e sair do chão.

Para 2015, resolvi optar por uma vida mansa, dedicar-me à academia, que também deixou a desejar... e viver leve... Quem sabe pensar em outro caminho, estar aberta para novas propostas.. E, com certeza, dedicar-me à paixão pelos livros, meus fiéis companheiros durante o ano.



Em 2014, concluí a leitura de 16 exemplares, que servirão como dica de leitura para você, leitor, que caiu nesse blog. Que algum possa lhe interessar. Vou deixar um breve comentário de postagens anteriores sobre sobre cada um deles a fim de que possa conhecer a história, e selecionar uma única frase para reflexão nessa RETROSPECTIVA LITERÁRIA.

O que não pode faltar nas leituras do ano: Rubem Alves, Paulo Coelho, Nicholas Sparks, livros de menininha, Thalita Rebouças. Gosto de exemplares sobre a Índia e sobre cachorro também, que não constou na lista dos 16 mais de 2014...

Não faço metas de leitura... Do tipo quero ler 20 livros... Minha meta é ler, e não realizar tal atividade para postar aqui a quantidade, mesmo porque não leio com pressa. Gosto de conviver com as personagens, viver a situação, pensar, descobrir, deixo que o livro revele aos poucos seus mistérios. Ler é um hábito e um prazer para mim.

VAMOS À RETROSPECTIVA LITERÁRIA...


1. Uma prova de amor é um convite para pensar se uma mulher está de fato preparada para ser mãe, se ela sente essa necessidade, se tem esse desejo... Esta é a prova.
Será que todas mulheres têm que ser mães para se tornarem diante da sociedade mais mulheres? Será que todas têm esse dom? Será que todas estão dispostas a assumir essa responsabilidade acima de tudo?


"Não existe garantia em relacionamentos. Você não pode acreditar que algo não vai mudar. Você não pode esperar nada a não ser o inesperado."




2. O vencedor está só  apresenta diversas histórias: de uma modelo, uma atriz, um produtor, um estilista... Todos almejando uma estrada de sucesso e dispostos a sacrifícios em nome da fama. A loucura é tanto que a pessoa se desfaz e se constrói, deixa-se moldar até trocar o nome para que tenha chance nesse mundo das celebridades. Por outro lado, temos as celebridades que são apenas fachadas, que simulam felicidade, têm tudo de material, mas estão sozinhas e vazias. Não tem sequer princípios. 


"Tente o impossível. Não comece por baixo, porque embaixo você já está. Suba rapidamente, antes que tirem a escada. Se tiver medo, faça uma prece, mas siga adiante."




3. PS EU TE AMO é mais que um livro, é uma mensagem, um recado, uma declaração explícita, um querer dizer baixinho, um recado dado, uma filosofia de vida, um caminho, uma escolha, uma vida!
Para compreendê-lo é preciso ter um amor daqueles que julgamos como maior do mundo... Ter isso como um presente, ou apenas tê-lo vivido uma vez... 
Como já anuncia a capa do livro: Há amores que duram mais de uma vida. E essa era a história entre Gerry e Holly. Algumas pessoas têm o privilégio de viver um amor dessa dimensão, às vezes não têm tempo ou oportunidade de vivênciá-lo, porém acredito que já estão na frente daqueles que nunca tiveram um sentimento sequer semelhante.

"Ela havia recebido um presente maravilhoso: a vida. Às vezes, a vida era interrompida cedo demais, mas o que contava era o que a pessoa fazia com ela, não o tempo que durava."

4. 
Aleph é um livro em que Paulo conta sobre um amor de vidas passadas, de uma covardia cometida, de uma omissão quando sua palavra ou seu posicionamento poderiam alterar o rumo de uma história... E, dessa forma, há um reencontro com Hilal que insiste em ficar junto, que tem por ele um amor até então sem explicação, que larga sua carreira, sua vida para arriscar viver ou dar continuidade a esse amor mal resolvido.

Durante uma viagem pela transiberiana, é feita também uma viagem espiritual, convidando-nos a refletir sobre o sentido da vida, sobre o significado da morte e também sobre a importância do amor, e de nossas atitudes ou falta delas em nome desse sentimento.


"Acreditou no impossível e, justamente por causa disso, venceu as batalhas que todos considerávamos perdidas."


5.

O que dizer de A PropostaIndecente.... kkkk 
Emma quer ter um filho, e encontra Aidan, um homem, mulherengo, que está disposto a realizar seus sonhos. Mas ele sugere que ocorra por meios naturais e não por meio da doação de sêmen... 
Devo dizer que é divertido sim, que, apesar dos detalhes, que julgo desnecessários, há uma história que envolve esse casal moderno que tenta seguir a vida, tentando não dar rótulos, não tocando na palavra amor... Um relacionamento delicado que vai sendo construído a cada capítulo em torno de uma gravidez e de uma reciprocidade sem nome...

"Os cochilos são a melhor parte das tardes preguiçosas de domingo."



6. 
Com o título: Ostra feliz não faz pérola - ele sugere que tudo que é belo se origina de algum sofrimento, infelicidade, alguma insatisfação. O que acredito também. Para se alcançar algo é preciso não ter conseguido, ter encontrado algum obstáculo. Para haver luta é necessário que exista um desejo, um sonho, um objetivo; e para que isso ocorra é preciso da sensação de incompletude, da infelicidade de não ter.
Vale a pena ler o livro, porque, em primeiro lugar, é RUBEM ALVES... Em segundo, porque é uma delícia acompanhá-lo em suas ponderações sobre amor, beleza, educação, política, religião, velhice, morte.

"Quem acredita que o seu lugar é o pódio está sempre estressado, competindo, tentando passar na frente. Quem não tem pretensões ao pódio vive uma vida mais alegre. Não é preciso chegar na frente." (É preciso chegar!)



7. Enquanto A Proposta é a gravidez, O Pedido é de reconciliação, uma segunda chance após uma tentativa de Aidan de trair Emma e a ele mesmo para fugir do que estava sentindo e de assumir seus compromissos.Por medo do que estava sentindo, por estar preso a um passado que o assombrava; Aidan tenta evitar o quanto pode Emma, sem pensar nas consequências de seus atos. E é nessa tentativa que ele se descobre, que ele volta os olhos para seu interior e encontra o amor, Emma e decide o que é certo fazer.

"Suas ações sempre falarão mais alto do que suas palavras."




8. 
 Qual é O Inferno de Gabriel

Ele não morreu, o inferno é aqui, na vida, fruto de suas escolhas, de seu passado tão obscuro que vai nos assustando e também nos faz compreender seu modo frio de lidar com as pessoas, a prepotência, o esnobismo, e tudo que faz dele esse monstro que também chora, esse homem menino, esse medo que dele grita e o faz calar por tanto tempo.

"A sorte favorece os corajosos."






9.

No entanto, vale a pena conhecer Gabriel nessa segunda fase, O julgamento de Gabriel - analisar suas atitudes diante das acusações. Confesso, que fui me desapegando a ele e torci até para o amigo Paul, que me parecia tão fiel, amigo, companheiro e sempre ligado em Júlia, apesar de qualquer distância.

"Você não deveria se contentar com nada menos do que o melhor."





10
Fiquei encantada com Uma História de Futebol e não consegui parar de ler até chegar no final. 
Vale a pena ler, porque se trata de uma história real que todos conhecemos, faz pensar no sonho de tantos meninos de ser jogador e no valor das amizades, das pessoas que passam pela infância e marcam, incentivam, dividem momentos. Trata-se de uma história de futebol sim, mas também de amizade, de desafios...



"A vida é mais ou menos como este mingau. É uma coisa muito boa, muito gostosa, mas que a gente sabe que vai acabar. Só o que a gente pode fazer é aproveitar cada pedacinho e dividir com quem a gente gosta."


11.
Se eu ficar, embora nos faça ficar com o coração na mão, durante toda a leitura, com exceção dos trechos em que o humor de Mia, nossa protagonista, aparece e nos faz até esquecer da situação complicada em que se encontra.
Ela, uma adolescente cheia de dúvidas, inseguranças, com talento musical, descobrindo o amor, com uma vida inteira pela frente, de repente sofre, nas primeiras páginas, um acidente, perdendo todos de sua família: pai, mãe e irmão.
Porém, ela é a única sobrevivente que conta a história, da UTI do hospital, enquanto está inconsciente para o mundo real, mas completamente lúcida, consciente do que está acontecendo ao seu redor.

"Não tenha medo. As mulheres podem suportar o pior tipo de dor. Você vai descobrir isso um dia."


12. Quem, eu? Uma avó. Um neto. Uma lição de vida. 

O que torna esse livro especial?
Sem dúvida, a entrega do neto e de seus familiares, dispostos a cuidar da avó com todo carinho; descobrindo meios para solucionar problemas diários... É impressionante acompanhar a grandeza de cada gesto, como um pequeno ato pode fazer a diferença...





"Se de alguma forma somos obrigados a lidar com a vida e aprender com ela, em algum momento seremos obrigados a lidar com a morte."



13. 


Felicidade CrônicaGostoso ler algo com o qual nos identificamos, como se pudéssemos dizer... É exatamente isso que penso, que acho, que sinto, que vivo. Aproveitar a vida de forma leve,  não viver de aparências, aproveitar os momentos, comemorar, arriscar, não ter medo de mudanças, encarar a vida, achar graça nas pequenas coisas, ver o lado bom de tudo, olhar o mundo com um pouco de poesia... Esses são alguns dos aspectos que me fascinaram, o que pode parecer clichê. Porém a forma com que ela aborda os temas é de uma liberdade e de uma espontaneidade exatamente como se define mesmo a crônica: uma conversa à vontade.

"Quem dá brilho ao nosso olhar é a vida que a gente optou por levar."


.


14. O que é científico?:Um livro de Rubem Alves, cuja postagem não foi possível de ser publicada por motivo de força maior.
Gostoso de ler... Porém se trata de uma leitura mais técnica.

"Meu mundo é aquilo sobre o que posso falar."
(Uma boa frase que definiria meu blog)






15.


Depois de ler, E SE EU FICAR, que mostra o drama de Mia, menina talentosa que perde toda sua família em um acidente, queremos saber PARA ONDE ELA FOI, livro que dá continuidade à história.

O segundo exemplar dá show. Contraria qualquer tese que diz que o primeiro é sempre melhor... Em PARA ONDE ELA FOI, Adam conta a história sob seu ponto de vista... É de ler com o coração batendo na garganta, como se fosse a nossa vida escrita em páginas, como se eles deixassem de ser personagens de uma história e passassem a ser parte da gente...







“(...) acho que estou entendendo o conceito de encerramento. É parecido com o sentimento melancólico que você tem no final de férias. Algo especial está acabando, e você está triste, mas não pode ficar triste, porque foi bom enquanto durou e haverá outras férias, outros bons tempos.”



16. 

PAIXÃO CRÔNICA é um livro para se ler nas férias, no intervalo de trabalho, antes de dormir, depois do almoço... sempre que quiser escutar alguma palavra.. É muito melhor que conselho de amiga, que cerveja, não engorda e faz pensar, enriquece, muda sua visão, confirma o que você pensa ou então simplesmente vai contra a tudo que você acredita... De alguma forma, é um livro que mexe com o leitor, provoca e é saboroso!

O exemplar é dividido em três partes: Amor e dor; sexo; homens, mulheres e assemelhados. Sempre com uma visão que me agrada, desmascarando a realidade na nossa cara, dizendo a verdade, com humor e  ironia, de forma doce, suave; mas também direta e seca.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas.
Copiem. Decorem. Aprendam.
Divulguem. Repitam. Convençam-se."

...

ESPERO QUE TENHA GOSTADO.
ALGUM LIVRO DESSES FEZ PARTE DE SUA LISTA DE 2014 TAMBÉM!?


ESTOU MUITO FELIZ 2015
O MUNDO É MEU 2015
ESSE É O MANTRA!
E A PRÓXIMA POSTAGEM 
É MAIS UM DE SPARKS



Nenhum comentário:

Postar um comentário