Páginas

domingo, 18 de janeiro de 2015

PAIXÃO CRÔNICA: mais que FELICIDADE - Martha Medeiros

Como já disse em outra postagem, Martha Medeiros ganhou espaço de destaque, é mais que uma felicidade, é agora uma PAIXÃO CRÔNICA.


Como comer um doce delicioso, ler Martha Medeiros a gente fica querendo mais um pouquinho, mais um pedacinho, até que lá se foi mais um livro. Foi o último que terminei em 2014 e só agora estou postando. Férias, sol, verão, tomam um pouco meu tempo, embora dificilmente esteja desacompanhado de um livro.


O exemplar é dividido em três partes: Amor e dor; sexo; homens, mulheres e assemelhados. Sempre com uma visão que me agrada, desmascarando a realidade na nossa cara, dizendo a verdade, com humor e  ironia, de forma doce, suave; mas também direta e seca.

Gosto, em especial, das crônicas sobre relacionamento, com destaque ao casamento, como uma experiência que pode dar certo ou não. Ela destrói toda a imagem convencional e nos oferece outras possibilidades. Casamento na igreja é um exemplo dessa linha que ela aborda tão bem, dizendo que toda aquela promessa do celebração é dramática demais e propõe um juramento poético, verdadeiro e lindo. Casamento pega é outra bem humorada sobre o assunto.

Entre outras que adoro e leria mais vezes, há uma crônica inesquecível que muita gente deve conhecer, mas às vezes não sabe que também é dela: A dor que dói mais. Fala sobre saudade da forma mais linda que já "ouvi".

PAIXÃO CRÔNICA é um livro para se ler nas férias, no intervalo de trabalho, antes de dormir, depois do almoço... sempre que quiser escutar alguma palavra.. É muito melhor que conselho de amiga, que cerveja, não engorda e faz pensar, enriquece, muda sua visão, confirma o que você pensa ou então simplesmente vai contra a tudo que você acredita... De alguma forma, é um livro que mexe com o leitor, provoca e é saboroso!
Só não dá para ler na praia... decididamente... É muito mar, calor, uma poesia de um momento que impede a fuga para outra história e outro lugar que não seja aquele.



O gostoso é que crônica você pode sempre reler, pegar o livro, achar uma, como se fosse "Minutos de Sabedoria". O meu livro tem a vantagem de ser todo marcado, não só destacando trechos, mas com breves comentários: lindo, verdade, triste, sei... etc. Meus livros são únicos, porque minhas marcas os tornam ainda mais meus. Livro intacto para mim é livro não lido.

Quero mais, preciso de LIBERDADE CRÔNICA para fechar a trilogia dentro de mim e na minha estante.



MINHA VASTA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Hoje as separações aumentaram, porque ninguém mais suporta a ideia de não ser feliz. Porque ninguém quer mais saber de viver de mentirinha. Porque tempo virou artigo de luxo e não pode ser desperdiçado. Se o casamento foi bom durante cinco, dez anos, e agora não é mais: boa noite, amor. A vida está chamando lá fora. O casamento não está em desuso. O que está em desuso é a hipocrisia."

"Não existem vários tipos de amor, assim como não existem três tipos de saudade, quatro de ódio, seis espécies de inveja."

"O amor é grande mas não é dois."

" O amor pode até nos bastar.  Ele próprio não se basta."

"A saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença e até da ausência consentida. Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o aeroporto e ele para o dentista, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-lo, e ele o dia sem vê-la, mas sabiam-se amanhã."

"Saudade é não saber."

"Saudade é nunca mais querer saber de quem se ama, e, ainda assim, doer."


"Você pode dizer que gosta de uma pessoa, até mesmo que a adora, e isto não configurar um compromisso. Mas amar é outra história. O amor não é um sentimento efêmero, semanal. Não ama-se e desama-se como quem troca de roupa. O amor tem o caráter de permanência.

"As pessoas ficam procurando o amor como solução para todos os seus problemas quando, na realidade, o amor é a recompensa por você ter resolvido os seus problemas."
Copiem. Decorem. Aprendam.
Divulguem. Repitam. Convençam-se."

"É preciso escrever novos contos de fada, com vários finais e vários recomeços."

"É ótimo ter amigos, principalmente amigos que se preocupam com a gente. Mas, quando o assunto é amor, conselhos servem para nada." (VERDADE.)

"Milhões de pequenos gestos são maneiras de amar."

"A única coisa que justifica nossa existência são as relações que a gente constrói."

"Quando chegar a nossa hora, o que realmente terá valido a pena? Os rostos, nomes, risadas, pernas, beijos, olhares que nos fizeram felizes por variados e eternos instantes."

"Todas as pessoas querem deixar algum vestígio para a posterioridade. Deixar alguma marca. É a velha história do livro, do filho e da árvore, o trio que supostamente nos imortaliza. Porém filhos somem no mundo, árvores são cortadas, livros mofam em sebos. A única coisa que nos imortaliza mesmo - é a memória de quem amou a gente."




"Domingo: quando quase nada nos distrai de nós mesmos."

"A vida segue."
(Adoro essa frase.)

"De mãos dadas se constrói uma relação."

"Tudo pode dar certo e tudo pode dar errado."

"A paixão é para todos, o amor é para poucos."

"Ler é o diálogo silencioso com nossos fantasmas. A leitura subverte nossas certezas, redimensiona nossos dramas, nos emociona, faz rir, pensar, lembrar."

"´É um 'te amo' que cabe ser dito inclusive aos ex-amores, ao menos aos que nos marcaram profundamente, aos que nos auxiliaram na composição do que nos tornamos, e que mesmo tendo feito sofrer, foram fundamentais na caminhada rumo ao que somos hoje."

"Fizeram a gente acreditar que só há uma forma de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais."



"(...) Não se fazem mais moças como antigamente. Hoje toda adolescente estuda ou trabalha, investindo no seu próprio pé de meia e contando consigo mesma para seus projetos futuros. Em resumo: está descolando um emprego antes de descolar um marido."

"Sabe por que Papai Noel não existe? Porque é homem. Dá para acreditar que um homem vai se preocupar em escolher o presente de cada pessoa da família, ele que nem compra as próprias meias? Que andaria num trenó puxado por renas, sem ar-condicionado, direção hidráulica e air bag?" (Para rir.)

"Há homens que têm patroa.
Há homens que têm mulher.
E há mulheres que escolhem o que querem ser."


(É MINHA FRASE PREFERIDA, SEM DÚVIDA.)

"Não chegaram a viver juntos como vivem todos os casais, mas também nunca mais ficaram separados por uma janela, por uma rua, por um silêncio interrogativo, por uma possibilidade remota. Havia acontecido. Ele, para ela, nunca mais um homem comum."

"Mulheres vão em frente e voltam, mulheres prosseguem e retornam, dois passos para frente e um passo para trás, cautela e coragem. As virtudes e pecados sempre dentro da bolsa, inseparáveis, nada se perde. (...) Os homens passam, mas as mulheres não morrem."

"A mulher leva seus sonhos muito a sério."


"Escolher parceiros pelo saldo bancário é triste e antigo, os tempos são outros. É plausível que se procure alguém com o mesmo nível intelectual e social, com um projeto de vida parecido e com potencial de crescimento - mas para crescerem juntos, não para garantir um tutor." 
(Disse tudo)



                                                        2014 terminou com 16 livros concluídos, 
que servirão de dicas de leitura na próxima 
 postagem-Retrospectiva Literária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário