Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Casamento? Deu branco...

Ando rompendo minhas regras... Tenho terminado de ler um livro e iniciado outro antes de fazer a postagem no blog. Minha vontade de ler não me deixa esperar...
Sei que tem muita gente que me acha culta demais, estudiosa, mas não sabem o quanto sou apaixonada por esses pequenos... Vai muito além do que qualquer aparência...

O último de Nicholas Sparks que li foi "O Casamento". Não se trata do exemplar número um, Wilson, o portagonista, não é, aos meus olhos, uma pessoa apaixonante como Travis Parker (do Livro "A Escolha")... Muito pelo contrário, é um fracasso como marido, pai... e, no decorrer da história, descobrimos que também era assim na época em que namorava. Um homem dedicado aos estudos, e, posteriormente, ao lado profissional somente.
A situação se agrava quando ele esquece completamente o aniversário de casamento, e não há nada a fazer. O que ficou esquecido, não há como relembrar... Não neste ano...

Quem salva esse romance, o casamento, em todos os sentidos, é Noah, pai de Jane, conhecido do romance "Diário de uma Paixão". Feliz por reencontrar esse eterno apaixonado. Que adorável reencontro, e ainda mais quando esse é inesperado. Noah está de volta, carregando seu diário, suas lembranças, suas histórias e nos mostra a grandeza do amor mais uma vez.

Depois que sua amada partiu, ele continua em uma casa de repouso, onde trata diariamente de um cisne. Suas filhas não entendem... não aceitam, no entanto, Noah continua a tratar do animal, revelando a Wilson ser sua esposa. E há toda uma história relacionada ao cisne. Sua esposa gostava de ver como o cisne  ficava junto de sua parceira para sempre. E não há nada mais poético e maravilhoso de voltar em forma de cisne para mostrar a Noah que sempre fora fiel.

Acredito nessas manifestações e acharia maravilhoso saber...
Uma vez, cheguei a combinar com um antigo namorado que, quando ele partisse, deveria voltar como um cachorro com uma manchinha para que eu pudesse identificar...  Seria muito triste não voltar para esse mundo, ficar distante das pessoas que tanto amamos.
Acreditem ou não, meu avô se manifesta em flores, lindas rosas que ele cuidava em nosso jardim. Fizemos uma reforma em casa, e, assim que acabamos, as rosas floresceram lindamente... Meu pai ainda disse, acho que ele gostou. Quem sabe não era ele com a Bilia que aprovaram juntos... Cheguei a tirar até foto! Eles estavam aqui no jardim! Saudades....

Voltando ao romance, Nicholas me engana o tempo todo. Leio sem entender a mágica que faz com que os fatos nos surpreendam no final. Tenho certa raiva de mágica, porque me sinto uma idiota por não perceber o truque, mas quando é feita com palavras fico totalmente encantada! Há mágica neste livro. O casamento é um plano muito maior e surpreendente, que nos faz até desacreditar que venha de Wilson! Quanta criatividade! Tiro meu chapéu! E olha que sou original... gosto de criar, inventar... Quem já ganhou algum presente meu, assim, especial, sabe o que digo...
E se um dia quiser me dar um presente,  um livro acompanhado de uma dedicatória me fará feliz... Uma bela história faz história em mim!

Por que você deveria ler este livro?
Porque é Nicholas Sparks, e isso diz tudo!

Quanto ao conceito casamento? 
Não sei se acredito nele. 
Por enquanto, acredito no amor...

Engraçado que, recentemente, em um congresso de educação, perguntaram, quando você pensa em casamento, qual palavra vem à sua mente?
Aquilo me deu branco, e acho que já é uma resposta: branco, mistério, algo que não conheço...
Casamento? Traição?
Casamento? Gostaria ainda de pensar em amor...

DEIXO AQUI MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS

"Quando duas pessoas vivem juntas o estresse é uma via de mão dupla. Acredito hoje que esse fato é ao mesmo tempo a bênção e a maldição do casamento. Bênção porque proporciona uma válvula de escape das dificuldades cotidianas; maldição porque essa válvula de escape é alguém com quem nos importamos profundamente."

"- Como você está?
- Poderia estar melhor. Mas também poderia estar pior."

"Sempre que eu lia para ela, era como se a estivesse cortejando, porque às vezes, só às vezes, ela se apaixonava por mim de novo, como tinha se apaixonado tanto tempo antes. E essa é a sensação mais maravilhosa do mundo. Quantas pessoas têm essa oportunidade? De que alguém que amam se apaixonem por elas várias vezes?"

"É claro que hoje ela tem uma beleza mais suave, do tipo que se aprofundou com a idade."

"Aprendi que viver com simplicidade tem um custo, e esse custo às vezes é eterno."

"Era como se acreditássemos que pronunciar as palavras fosse de certa forma torná-las reais, e acho que nós dois tínhamos medo do que isso poderia acarretar."

"(...) foi a primeira vez em que eu tive um vislumbre das qualidades que eu iria valorizar para sempre: sua inteligência, sua paixão, seu charme, sua forma descontraída de encarar o mundo."

"Sorri com a sensação de que o meu coração tinha acabado de dobrar de tamanho."

"(...) esperanças frustradas, mesmo que pequenas, são sempre uma tortura."

"- O que você teria mudado? Se pudesse?
- Acho que teria tentado aproveitar mais as coisas no momento em que elas estavam acontecendo."

"Casamento é compromisso, é fazer algo pela outra pessoa mesmo que não se queira fazer."

"No final das contas, essa foi apenas mais uma em uma longa sequência de promessas que acabei não cumprindo e, em retrospecto, pensando bem, acho que ela já sabia, assim que eu as fazia, que eu iria quebrá-las."

"Por que me casei com você.... você era sincero, trabalhador, gentil. Era educado e paciente, mais maduro do que todos os outros rapazes com quem eu tinha saído. E me ouvia de um jeito que fazia com que eu me sentisse a única mulher do mundo. Eu me sentia completa com você, e estarmos juntos simplesmente parecia a coisa certa."

"O crédito pelos presentes do coração só pode ser atribuído a quem nos oferece."

"É engraçado, mas já reparou que, quanto mais especiais são as coisas, menos atenção as pessoas parecem dedicar a elas?"

"Rosas dão muito trabalho."

"A experiência me ensinara que mesmo as lembranças mais preciosas enfraquecem como passar do tempo, mas eu não queria esquecer um só instante da última semana que tínhamos passado juntos."

"(...) descobri que, se fechasse os olhos e me concentrasse, o tempo começava a andar para trás."

"(...) a partir de agora vou me tornar o homem que sempre deveria ter sido. Serei mais romântico e aproveitarei o máximo o tempo em que ainda temos juntos. Em cada um desses preciosos momentos, espero conseguir fazer ou dizer algo que a faça entender que eu jamais poderia ter amado qualquer outra mulher como amo você."

Até a próxima postagem!
Agradeço sua visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário