Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

As Valkírias: bastava acreditar que anjos existem...

"Talvez um homem ou uma sociedade inteira pudesse estar errado. Mas todas as sociedades, e todas as civilizações, em todos os lugares do planeta, sempre falaram de anjos."

Mais um exemplar de Paulo Coelho, recheado de frases lindas, tanto que minha seleção de trechos é sempre imensa! E escolhi uma para dar a introdução a Valkírias!


Como sempre, há passagens sinistras, eu diria até meio assustadoras em meio ao encontro com os anjos, que é a grande busca do casal.

Tem muita ligação com uma lição que aprendi cedo com a Lara, uma grande amiga cuja família é espírita: se você não quiser ver, não verá!
Confesso que fiquei bem mais tranquila com essas palavras...
E o contrário acredito que também seja possível: se você quiser ver, verá.

Paulo está decidido a seguir este caminho, e sua mulher, como companheira, mesmo que tenha outras crenças, acompanha-o, sem muito questionar. Ela está ali por ele, e este não pode deixá-la no meio do caminho, afinal estão em um deserto. Julgo metafóricas muitas passagens, como a própria busca no deserto. Porque deserto é imensidão, desconhecido, é composto por dificuldades e provações.


Gosto da forma com que falam de anjos, que são criaturas superiores que nos orientam, estão por perto quando nos sentimos observados... que nos fazem atrasar aos compromissos para evitar algum acontecimento. Até pensei, eu, que costumo ser um pouco atrasada, estaria sempre cercada por anjos!?

E quanto à imagem dos anjos,  a grande curiosidade de muitas pessoas: eles têm ou não asas?
Então a resposta é dada em uma passagem em que uma senhora está a espera da morte, que também é um anjo. Paulo diz que ele será da forma que for mais fácil para ela recebê-lo, quando chegar o momento. Ou seja, o anjo será da forma com que você irá acreditar que ele exista.

"Bastava acreditar que anjos existem, bastava precisar de anjos. E eles se mostravam, brilhantes como o raiar da manhã."


Paulo Coelho nos faz refletir e perceber que não estamos sozinhos nesse mundo... Também nos faz pensar sobre nossas escolhas, sonhos, batalhas, amor, paixão e anjos...

Deixo aqui as mais belas frases que encontrei...


"O amor é a única coisa que não falha."

"Tudo que acontece uma vez pode nunca mais acontecer. Mas, caso aconteça duas vezes, certamente acontecerá uma terceira."

"A gente sempre destrói aquilo que mais ama
em campo aberto, ou numa emboscada;
alguns com a leveza do carinho
outros com a dureza da palavra;
os covardes destroem com um beijo,
os valentes, destroem com a espada."

"Tinham seus aborrecimentos diários, tinham que pagar contas, descontar cheques, visitar gente por pura cortesia, engolir coisas difíceis.
Mas ainda acreditavam em anjos."

"Você já teve a sensação de que, em determinados momentos de sua vida, alguém a observa fazer as coisas?
(....) São momentos em que, sem ter consciência, notamos a presença dos anjos."

"Um deserto é feito de manhãs e tardes. O resto é arriscado."

"Está perdendo o melhor do deserto. A solidão."

"Certas coisas são importantes que a gente tem que descobrir sozinho."

"Procure entender que você está aqui, e as coisas que a cercam transformam você - da mesma maneira que você as transforma."

"Aquele deserto, um dia, também devia ter sido um mar."

"O homem esquece suas origens; a natureza, nunca."

"Não existe amor em paz. Quando for por aí, está perdido.
(...) O amor só descansa quando está perto de morrer..."

"As nuvens são rios que já conhecem o mar."

"Você escolheu esta maneira de comunicar-se com Deus, e eu escolhi outra."

"Me faz um favor? Não me abandone no meio do caminho."

"Não existe pecado além da falta de amor. Tenham coragem, sejam capazes de amar, mesmo que o amor pareça uma coisa traiçoeira e terrível. Alegrem-se no amor. Alegrem-se na vitória. Sigam o que seus corações mandarem."

"Cumpram, pois, suas obrigações. Mas elas jamais impediram alguém de seguir seus sonhos."

"Cada um tem um caminho diferente para chegar lá."

"Sigam seus sonhos, e corram seus riscos."

"A lei da vitória é vencer."

"É preciso lutar do lado certo (...) uma guerra na chuva é diferente de uma guerra ao sol."

"O guerreiro sabe escolher quem lhe dá conselhos, e quem vai ficar ao seu lado durante o combate. Um chefe não pode cercar-se de covardes ou traidores."

"Mantém nossa mão firme, e faz com que não desistamos de lutar, mesmo nos sentindo indignos da batalha."

"Elas eram mulheres - as mulheres não conhecem limites."

"Você agora conhece o amor. É um mundo imenso, terá que usar toda a sua vida para entendê-lo."

"Você descobriu sua coragem, e isto basta."

"O mundo estava nas mãos daqueles que tivessem coragem de sonhar - e viver seus sonhos."

"O homem vem, constrói, tem a esperança de que aquela obra que está fazendo seja importante, mas, de uma hora para outra, descobre que estava exigindo mais do que a terra podia dar. Então deixa tudo e segue adiante, sem dar-se conta de que carregou outros para seu sonho - outros que, por serem mais fracos, acabam ficando para trás."

"A morte é algo que pode vir amanhã. Por isso, muitos velhos passam o tempo que lhes sobra olhando apenas uma direção: o passado. Não é que gostem muito das lembranças, mas sabem que ali não vão encontrar o que temem."

"A fé é uma conquista difícil, que exige combates diários para ser mantida."

"Uma das mais amargas lições que Deus ensinou ao homem, quando fechou as portas do Paraíso: a decepção"

"Não me pergunte sobre milagre. Ele acontecerá ou não acontecerá."

"Isso era a paixão: criar a imagem de alguém, e não avisar."

"O amor era dividir o mundo com o outro. Ele conhecia bem uma daquelas mulheres, com ela dividia seu Universo. Viam as mesmas montanhas, as mesmas árvores, embora cada qual as olhasse de maneira diferente. Ela conhecia suas fraquezas, seus momentos de ódio, de desespero, e, mesmo assim, estava ao seu lado."

"Acho que me apaixonarei muitas outras vezes. Não se sentia culpado por isso. A paixão era algo bom, divertido e que podia enriquecer muito a vida.
Mas era diferente do amor. E o amor vale qualquer preço, não merecia ser trocado por nada."

"Se quisermos nos corrigir primeiro para depois partir em busca de nossos sonhos, não chegaremos nunca ao Paraíso. Se, entretanto, aceitarmos tudo que há de errado em nós -e, ainda assim, achar que merecemos uma vida alegre e feliz, então estaremos abrindo uma imensa janela para o Amor entrar."

"Não estamos sós. O mundo se transforma, e nós somos parte dessa transformação. Os anjos nos guiam e nos protegem. Apesar de todas as injustiças, apesar de coisas que não merecemos acontecerem conosco, apesar de nos sentirmos incapazes de mudar o que está errado na gente e no mundo,(...) o Amor ainda é mais forte, e nos ajudará a crescer. E só então seremos capazes de entender estrelas, anjos e milagres."

Nenhum comentário:

Postar um comentário