Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Presentes da vida

O livro da semana do saco cheio foi "Presentes da vida", e realmente foi um presente, uma companhia divertida por esses dias em que fiquei ao sol... 
Diferente de Paulo Coelho, não se trata de um romance repleto de frases lindas e tocantes, mas de trechos de morrer de rir pela forma com que a protagonista nos apresenta suas visões sobre os homens, relacionamentos e a vida de modo geral: superficial e fútil.


A capa já proporciona uma análise: Um lugar maravilhoso, um sonho de casamento jogado ao chão, e um banco vazio. Ou seja, o livro nos apresentará beleza, ruptura e solidão... Por quê?
"Nem sempre o que queremos é o que realmente precisamos." (Responde o próprio subtítulo do livro)

O nome dela é Darcy, que para nós seria uma oxítona (última sílaba mais forte), o que acaba com o glamour da personagem. Para os americanos, trata-se de uma paroxítona (penúltima mais forte). Lógico que pesquisei isso com minha amiga de sempre, Cristiane,  que com toda paciência grita palavras e pronúncias em inglês... Nunca me esquecerei do dia em que perguntei se mendigo era "beggar" ( e disse... "biggar") e ela do quarto gritou: "béggar"?!?
Posso imaginar ela me me esclarecendo a dúvida com a "Dáarcy"....

Darcy foi uma menina linda e popular na escola, e se torna uma mulher maravilhosa, porém sem valores,  já que é fruto de uma família que vive de aparências, fincada em boas condições econômicas.
Sempre teve ao seu lado uma amiga chamada Rachel, que nunca valorizou de fato, até perdê-la. Era confortável saber que ela existia, tornando tudo mais fácil.
Uma trecho que pode ser encarado como metáfora deste relacionamento entre amigas é o seguinte:

"A Rachel costumava trazer pistaches para mim sempre que eu estava desanimada. Ela sabia que pistache era o meu aperitivo favorito, mas a melhor parte era que ela sempre tirava a casca para mim e me dava o pistache pronto para comer. Eu lembro que eu achava que eles ficavam mais gostosos porque eu não precisava parar para descascá-los."


(Ao procurar uma imagem de melhores amigas, resolvi pesquisar em minhas fotos pessoais e prestar uma homenagem à minha eterna amiga, já que a citei nesta postagem - aquela que grita a pronúncia das palavras.... Este ano faz 10 anos que nos conhecemos... Porque metade de mim é Eliza!)

E uma melhor amiga não é isso? Aquela que sabe o que você gosta e do que precisa, que facilita a caminhada, que tira os obstáculos, que faz tudo por você!??!
Quantas vezes eu fui Rachel, levei pistache e me vi sozinha para descascá-lo...

Darcy perde sua melhor amiga, aquela que esteve ao seu lado sempre... E junto com ela, perde também seu noivo maravilhoso Dexter... O destino prepara uma armadilha com a intenção de que Darcy se descubra como mulher, pessoa, como ser humano.
Darcy se envolve com um padrinho de seu casamento, Marcos; ao passo que Dex se relaciona com Rachel. Seus grandes pilares estão juntos, e Darcy começa, assim, o seu declínio.

É difícil recomeçar, longe de tudo e de todos, resgatar apenas uma ponte com o passado por meio de uma amizade de escola que ficou guardada há tanto tempo em uma daquelas gavetas que nunca abrimos...

No romance, ficamos contra a protagonista diversas vezes, embora em muitos trechos sejamos obrigadas a concordar com suas reflexões e pensamentos. Custou para que eu aceitasse seus relacionamentos e acreditasse no sentimento que ela tinha, na verdade do seu coração.

No decorrer dos capítulos, ela nos faz emocionar por ser independente e chegar onde quer, pela sua transformação, pela capacidade de perdoar e de dar uma segunda chance a si mesma para ser feliz de fato com os pés no chão!

Acredito que Emily Giffin faz lembrar Marian Keyes... 





Li pouco para comparar, mas acredito que elas têm o mesmo estilo, o mesmo jeito, a forma com que abordam a temática e o desenvolver de suas personagens...

Livros feito para mulheres, de mulher para mulher...
Será que estou errada?!

MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Depois de um rompimento, os meninos e as meninas perguntavam quem terminou. Todos queriam saber quem havia dado as cartas e quem tinha sido descartado para poderem distinguir quem era a vítima e quem era o culpado."

"A amizade entre mulheres é mais sagrada."

"(...) embora precisasse de pequenos ajustes, minha vida estava traçada."


"Desde aquele momento, tínhamos um segredo, e ter um segredo, por menor que seja, cria um laço entre duas pessoas."

"Era triste saber que nunca mais daria outro primeiro beijo. Que nunca mais me apaixonaria novamente. Achava que a maioria das pessoas tinha essa sensação em um relacionamento, geralmente antes de decidirem comprar o anel de noivado."


"A noite passada parecia um sonho distante. Um sonho distante e bom."

"Tinha que zelar pela minha reputação de diva. Afinal, as divas não são passadas para trás."


"Acrescentei reticências no final. Sim. Perfeito. Esses três pontinhos representariam o som da minha voz desaparecendo misteriosamente."

"- Não sei o que dizer.

(...) É isso que um mecânico diz quando não consegue consertar alguma coisa. "Mas acabei de comprar o carro", você diz, e ele responde: Eu não sei o que quer dizer. Tradução: Não é problema meu, e eu não estou nem um pouco preocupado."

"Ele pegou a minha mão sem pedir e sorriu para mim. Aquele sorriso dele está congelado em minha memória. Foi caloroso, generoso e sincero. Foi um tipo de sorriso que um homem dá quando está feliz com uma mulher."

"A vida era boa naquela época (...) Não porque sentia saudades daqueles bons tempos, embora isso também fosse verdade. Era mais porque eu sabia que estava me tornando uma daquelas garotas que, ao olhar para as fotografias do ensino médio, sentia-se triste e saudosa."


"Não havia nada melhor do que ouvir a sua mãe dizer que você está tomando a decisão errada para fazer você ter a certeza de que está no caminho certo."

"Quando uma pessoa quer terminar um relacionamento, ela precisa tomar uma iniciativa. Não tem outra maneira."


"Eu achei incrível a velocidade com a qual os laços mais antigos, que levavam anos para ser construídos, podiam ser substituídos. Eu sabia que o havia perdido, mas estava desesperada para ocupar uma pequena parte do seu coração. Fazê-lo sentir, pelo menos, um pouco do que ele sentia por mim."

"Eu me senti uma idiota e sentir-se idiota é um dos piores sentimentos do mundo."


"Havia alguma coisa bonita em uma amizade sincera entre um homem e uma mulher."

"As pessoas se sentem mais seguras quando estão com alguém."


"Depois de nossa terceira vez juntos, eu olhei nos olhos dele e vi alguma coisa. Vi um olhar de reconhecimento. Demorou um pouco para eu perceber, mas, quando me dei conta, eu sabia o que era. Era vício. Ele estava viciado em mim. E esse fato significou uma importante vitória nesse meu período de grandes perdas."

"-Você ainda está com bloqueio de escritor?

- Sim. Eu me sinto como o Snoopy preso naquela frase: Era uma noite escura e chuvosa..."

"Você só sente mágoa por alguém de quem gosta."

"O sucesso de um encontro de casais depende de como as mulheres se dão."


"Tinha alguma coisa entre ele e eu que era evidente em todos os pequenos atos de carinho. Era amor como verbo."

"Eu tinha medo de que nós nunca pudéssemos nos tornar um casal de verdade, um time permanente."


"Eu quero que seja oficial. Eu quero que seja para sempre."

"Amor e amizade. São eles que nos fazem ser quem somos e podem nos mudar se deixarmos."


Deixe um comentário caso passe por aqui...

2 comentários:

  1. que lindo amiga! Você, sempre amiga das palavras, flui de você de maneira tão espontânea, simbólica e nostálgica também.

    Veja que os métodos pedagógicos antigos de gritaria e palmatória talvez ainda funcionem.... você nunca mais esqueceu de bigger e beggar, veja só!
    Quem sabe eu precise gritar mais algumas coisas do tipo pra você vir pra campinas... principalmente 25, 26 e 27/10/2012 para o Cogresso que acontecerá na IBACAMP (www.ibacamp.com.br).... Pronto! Já fiz a propaganda aqui também... hahaha

    Enfim, devemos uma comemoração a nós mesmas, pela amizade, por tanto tempo que se resume em alegria! Feliz 10 anos! gde bjo
    carinhosamente, Eliza

    ResponderExcluir
  2. Qualquer palavra vinda de você desperta a sede da nossa amizade, daquela convivência, me faz querer reler cartas, emails, relembrar mesmo episódios, dar risada! Serei sempre a metade saudosa, aquela que guarda tudo que você esquece...
    Vamos pensar nesta comemoração... rs Tem de ser especial.
    Amo vc, amiga!

    Obrigada pelo recado, e por sempre se lembrar de mim, mesmo em uma palestra sobre casamento e família; sinal de que você ainda acredita que não ficarei para tia... hahahaha

    ResponderExcluir