Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Uma reflexão sobre Inteligência e as Lâmpadas....

Rubem Alves, em seu livro "O Sapo que queria ser Príncipe" no capítulo intitulado "Variações sobre a Inteligência" faz uma analogia muito rica entre a inteligência e as lâmpadas, que achei incrível e muito me fez pensar.

Vou transcrever alguns trechos para que eu possa compartilhar o que pensei...

"As lâmpadas servem para iluminar. Para isso, são dotadas de potências de iluminação diferentes. Há lâmpadas de 60watts, de 100 watts, de 150 watts... Esse número em watts diz o poder de iluminação da lâmpada. 
Também as inteligências servem para iluminar. (....) As inteligências, à semelhança das lâmpadas, também têm potências de iluminação diferentes.
(....)

As inteligências não são iguais. (...)
Mas nós não olhamos as lâmpadas, as lâmpadas não são para serem vistas. As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam e não pelo seu brilho. Olhar diretamente para a lâmpada ofusca a visão. Há inteligências de WI 200 que só iluminam esgotos e cemitérios. E há inteligências modestas, como se fossem nada mais que a chama de uma vela, que iluminam sorrisos. (...) A chama de uma vela ilumina os recantos sombrios da alma. O brilho de uma lâmpada de 200 watts estupra os recantos sombrios da alma.

Uma lâmpada não tem vontade própria. Ela ilumina o objeto que seu dono escolhe para ser iluminado. A inteligência, como as lâmpadas, não tem vontade própria. Ela ilumina os objetos que o coração do seu dono determina que sejam iluminados. A inteligência de quem ama dinheiro ilumina dinheiro (...), a inteligência dos artistas ilumina a beleza. A inteligência é mandada. Só lhe compete obedecer."

Isso tudo me fez pensar em reunião de pais, em uma mensagem que gostaria de dar, e também me fez pensar tanto em meus alunos....
Tenho alunos que têm potência máxima de luz, ao passo que tenho aqueles cuja luz é tímida pelos cantos da sala. Essa timidez me permite transmitir mais luz, ao passo que para os outros sou apenas uma chama de vela.
Da mesma forma, acredito que há professores  de 60 watts e outros de 150. Mas os quais mais admirei na vida, como aluna, e hoje, como colega de trabalho, são aqueles que têm a humildade de clarear pequenos cantos e a sala inteira dependendo do momento.Um professor que ilumine claramente a sala o tempo todo cansa a vista, e aquele que não o faz dessa forma, pode despertar o sono ou o sonho...

3 comentários:

  1. Se você me permite gostaria de lhe indicar um livro que tem como título UM DIA é simplesmente o melhor romance que já tive a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  2. Carlos, qual o autor do livro?? Fiquei curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, pode ter a certeza de que está entre os meus... Quero muito ler!
    O autor é David Nicholls
    Obrigada!

    ResponderExcluir