Páginas

domingo, 1 de maio de 2011

Compartilhando Itália - Comer, um convite à reflexões!


Ninguém me deu nenhuma sugestão sobre qual o livro eu deveria ler. Fico pensando que, se eu abrisse uma enquete no blog, como o meu amigo Lauro Correa o faz em seu, seria um fiasco total... hahahah
Mas de qualquer forma, continuo minha saga neste blog.


Comecei a ler Comer, Rezar a Amar; e ao contrário do que ouvi de críticas sobre o filme, estou achando o livro adorável.  Mas vejo como um livro de mulher para mulher. É super engraçado, dou risada em vários trechos e parece que me sinto como ela se sente nos lugares em que viaja.
O livro tem todo um significado, desde o título, até a quantitdade de capítulos  e partes...
Além das partes lindas, engraçadas e profundas, há trechos que nos fazem refletir, que nos motivam a aplicar em nossas vidas. E meu foco nesta postagem estará voltado a essas reflexões.





PRIMEIRA REFLEXÃO





"Se você fosse escrever um abaixo-assinado para Deus neste instante, o que diria?"
Então ela pensa o que poderia pedir e quem o assinaria. A princípio achei engraçado, depois, interessante..
O que eu pediria? Quem da minha vida assinaria o meu abaixo-assinado para Deus?
E você o que você pediria?
Apenas pare um momento e pense sobre o que você gostaria de pedir, um sonho... Use essa reflexão para pensar, não para dizer. Sonhos são íntimos e quando muito compartilhados passam a ser invejados, ou então desacreditados...





 SEGUNDA REFLEXÃO






"Tudo o que eu precisava fazer era me perguntar todos os dias, pela primeira vez na vida: O que você gostaria de fazer hoje, Liz? O que te daria prazer neste momento?"

Essa foi a pergunta mais importante que ele tinha para fazer, parando tudo e pensando um pouco nela mesma, em suas necessidades, em seu próprio prazer... Afinal,  se não pensarmos em nós mesmas, ninguém o fará. Temos que começar pensando nisso.
O que me daria prazer neste momento?
Primeiro, não ter mais rinite, porque isso, no momento, tem me esgotado... Ainda mais depois que dei uma reconfigurada no meu guarda-roupa, tirando minhas blusas da minha estação favorita, para dar lugar ao elegante inverno que se aproxima...
Segundo, ter alguém para aquecer o meu pé gelado, mas posso resolver com uma meia... hahaha
Ah, é hoje é sábado, quero apenas uma noite iluminada e mais nada!
E você?




 TERCEIRA REFLEXÃO






"Quais são as minhas escolhas? O que eu acho que mereço nesta vida? Onde posso aceitar fazer sacrifícios e onde isso não será possível?"

Isso também me faz pensar.
Escolho amizades, acho que mereço ter bons e grandes amigos, por quem sou capaz de fazer muitas coisas,  inclusive as quatro operações: somar, subtrair, multiplicar e dividir. Sou capaz de sacrificar meu sossego, minhas programações para ouvir, ajudar, aconselhar, rir ou chorar junto se for o caso. Mas isso não será mais possível se percebo que só eu cultivo essa semente. É como uma planta mesmo. Eu posso regar, cuidar, mas ela deve fazer também sua parte, senão morre. Então vejo hoje que não posso aceitar fazer algo por alguém que não faria a metade por mim... É uma reflexão presente.

Escolho um amor, acho que mereço ser amada da forma que sou capaz de amar: infinitamente. Por essa pessoa sou capaz de esperar o tempo que for, mas não posso sacrificar o tempo de minha vida, para um amor que vai além dela. Apenas reflexões...

Fiz Letras, escolhi ser professora. Mereço um reconhecimento, mereço alunos que aprendam comigo e que me ensinem muito mais do que pretendo passar. Sou capaz de sacrificar meu tempo, minha paciência, mas, como já disse, não posso chegar ao ponto de ser agredida. Isso não é possível...

Gostoso refletir sobre os vários aspectos da vida... Tente fazer isso também. Esse livro tem sido um convite à reflexão, uma viagem divertida a cada lugar, a descoberta de pessoas que passam a marcar por alguma maneira, e, com Liz, vamos descobrindo a nós mesmas.





 QUARTA REFLEXÃO





Outro trecho que gostei de pensar foi quando ela tenta, com seus amigos, encontrar uma palavra que define certos lugares. E cita:
Nova York: conquistar
Los Angeles: conseguir
Vaticano: Poder.

E então penso. Que palavra define Aguas de Lindóia, Campinas e Monte Sião?
Aguas de Lindóia: descanso/paz
Monte Sião: trabalho/fé
Campinas: vida/ movimento

Já pensou nisso? Qual seria a palavra para a cidade ou para as cidades que marcam sua vida? 
 Lauro, uma palavra para Serra Negra seria qual?




 QUINTA REFLEXÃO





 Então agora outro convite é: que palavra define você?

Acho que a palavra que me define é luz. Sou uma pessoa alegre, com um coração imenso, capaz de amar, esquecer, perdoar e seguir em frente. Sou feita de sorrisos e paciência, sonhos e esperança e também de fé. Acho que luz é uma palavra que engloba tudo isso, e é o significado do meu nome. Eu não poderia ser contrária à minha própria essência...





 SEXTA REFLEXÃO







Outro pedaço que gostei muito foi no momento em que ela e seus amigos declaram a que são gratos, em voz alta mesmo. É emocionante. 

Então refletindo, a que eu sou grata neste momento?
Sou grata as pessoas que passaram pela minha vida, que me ensinaram o que é amar e odiar; aos amigos que embarcaram junto comigo em várias estações que me mostraram a valorização e a desvalorização da amizade; aos professores que tive que me serviram para ver quais eu teria de modelo do que queria ser e do que nunca queria ser; às baladas em que me diverti, bebi, dancei, ganhei convites para pagodes e fui até o chão; à minha família, principalmente aos meus pais, que fazem do nosso lar um lugar cheio de graça, de piadas, de união e de luta... Agradeço também a minha sobrinha que me faz ser criança novamente; aos meus alunos que testam minha paciência, meu controle e também que demonstram todo o carinho em todos os dias de aula. Agradeço aos meus livros que tornam minha vida mais rica e à academia que é meu lazer preferido!

Essas são as reflexões durante o tempo em que está na Itália, e Liz come o tempo todo. Eu a acompanhei nessa viagem, comendo também. Agora, fiz com ela as malas e estamos na Índia para a segunda parte do livro: Rezar. Em breve posto aqui mais reflexões.

Deixarei alguns trechos da primeira parte.

Começo com uma definição maravilhosa, simples e poética sobre Deus.

"O que hoje penso em relação a Deus é simples. É assim: tive uma cadela maravilhosa. Era uma cruza de cerca de dez raças diferentes, mas parecia ter herdado as melhores características de todas elas. Ela era marrom. Quando as pessoas me perguntavam 'De que raça é sua cadela?', eu sempre dava a mesma resposta: 'Ela é marrom'. Da mesma forma, quando me fazem a pergunta 'Em que tipo de Deus você acredita?', minha resposta é fácil: 'Acredito em um Deus gradioso'"

"Quando olho para o histórico amoroso que deixei para trás, ele não parece tão bom. Foi uma catástrofe depois da outra. Quandos outros tipos diferentes de homem posso continuar tentando amar e continuar fracassando?" (hahaha Essa é boa...)

"A tristeza profunda é quase um local específico, uma coordenada em algum mapa do tempo. Quando você está nessa selva de tristeza, não consegue imaginar que um dia conseguirá encontrar a saída para um lugar melhor. Mas, se alguém lhe garante que também já esteve nesse mesmo lugar, e conseguiu sair dele, isso às vezes traz alento."

"Beleza atrai beleza" (Gosto dessa!)

"Cada uma de nós criou a vida que combina consigo."

"Virginia Woolf escreveu: 'Sobre o imenso continente da vida de uma mulher recai a sombra de uma espada.' De um lado dessa espada, disse ela, estão a convenção, a tradição, e a ordem, onde 'tudo é correto'. Mas, do outro lado dessa espada, se você for louca o suficiente para atravessar a sombra e escolher uma vida que não segue a convenção, 'tudo é confusão'. Nada segue um curso regular. Seu argumento era que atravessar a sombra dessa espada pode proporcionar à mulher uma existência muito mais interessante, mas podem apostar que ela também será mais perigosa."  (Interessante, não é?!)

"É melhor viver o seu próprio destino de forma imperfeita do que viver a imitação da vida de outra pessoa com perfeição. Então comecei a viver a minha própria vida. Por mais imperfeita e atabalhoada que ela possa parecer, ela combina comigo, de alto a baixo."

"As suas lágrima são a minha prece." 

"(...) descobri que tinha engordado 10 quilos durante meus quatro meses na Itália (...) Sete precisava engordar. Os outros 2 quilos engordei só por diversão. E o último quilo? Só para reforçar a tendência, imagino" (Que bom humor hahaha)

E a conclusão... fantástica e engraçada!

"(...) eu engordei. Existo mais agora do que há quatro meses. Deixarei a Itália perceptivamente maior do quando cheguei aqui. E irei embora com a esperança de que a expansão de uma pessoa- a ampliação de uma vida - seja realmente um ato de valor neste mundo. Mesmo que essa vida, só dessa vezinha, por acaso seja apenas minha e de mais ninguém"

Até breve, no clima indiano...

4 comentários:

  1. Campinas: agitação/esconderijo - Cristiane Cano

    ResponderExcluir
  2. Alguns dos resultados para Aguas de Lindóia:

    Hermínio Sargentim Para mim três palavras: DESCANSO, PAZ E JOÃO VITOR (meu neto)

    Paulo Nasser: Infância e amigos

    Osmar Cezar: Natureza e tranquilidade

    Cristiane Cano: fonte e saúde

    Paula Bellini: sossego e beleza

    Letícia Albanese: refúgio e alegria

    ResponderExcluir
  3. Monte sião:Diversão,Lazer e Tricot

    Campinas:shooping,Transito e Muita Alegria

    Aguas de Lindoia:praça,Lazer e Um bom lugar para se resfrescar a cabeça

    Existem muitas outras cidades para aproveitar a vida mas iqual Monte Sião não existe....

    Laarissa,Edlaine e Tamires
    Bjkkkkssss....

    ResponderExcluir