Páginas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Amar - toque final do fantástico livro de Elizabeth Gilbert: Comer, Rezar e Amar

Terminei a terceira parte do livro "Comer, Rezar e Amar" e adorei., aliás, amei...
Recomendo esse livro para mulheres. Vão se identificar: fraquezas, lutas internas, objetivos, sonhos, preocupações, conquistas, persistência...

É um livro composto de trechos profundos, poéticos, mas de muitos recheados de bom humor

Em uma visão geral sobre o livro, posso afirmar que: 
* No começo, ela está pesada em todos os sentidos: não está feliz com sua vida, está angustiada, cheia de problemas, não encontra saídas. Carregamos com ela o peso da fase, que se mostra dentro e fora dela.
* Já na segunda etapa, Liz procura outros ares, luta consigo mesma e com seus pensamentos. Encontra momentos de paz, mas também se mostra persistente nos seus objetivos, o que nos faz lutar com ela.
* E, por fim, na terceira etapa, sentimos que nossa personagem, já tão querida, segue sua vida livremente, desprendida de medos e pendências passadas. Ela está leve andando sobre as águas, segura de si, confiante e vencedora.

E o texto termina da forma mais poética. Sua última frase é: "Attravessiamo", do italiano, "Vamos atravessar", presente no livro como a palavra que Liz mais gosta. Pode parecer coincidência, mas todas as etapas são realmente travessias e, dessa forma, atravessamos com Liz todas essas fases difíceis de perdas e ganhos, com a certeza de que nos tornamos pessoas melhores juntamente com ela.
Deixarei aqui alguns trechos:

"Você pode chamar boa energia com sorriso."

"Tenho tanto tempo livre que seria possível medi-lo em toneladas." (Adorei essa. Será que eu também tenho rs?!)
"(...) Quatro virtudes de que uma pessoa necessita para ter segurança e felicidade na vida: inteligência, amizade, força e poesia" 

"A felicidade é consequência de um esforço pessoal. Você luta por ela, faz força para obtê-la, insiste nela e, algumas vezes viaja o mundo à sua procura." 

"Cuide de seus problemas agora ou vai ter de sofrer de novo mais tarde, quando estragar tudo da próxima vez."

"Tratamento Infalível para a Cura de um Coração Partido - Vitamina E, dormir bastante, beber bastante água, viajar para um lugar bem longe da pessoa que você amou, meditar e ensinar a seu coração que isso é o destino" (Adorei, principalmente a parte da Vitamina E.)

"O amor é sempre complicado. Mas, mesmo assim, os seres humanos precisam tentar se amar. A gente precisa ter o coração partido algumas vezes. Isso é um bom sinal, ter o coração partido. Quer dizer que a gente tentou alguma coisa."

"Um dia tampouco é necessariamente composto de 24 horas; algumas vezes é mais comprido, outras vezes mais curto, dependendo da qualidade espiritual e emocional daquele dia." 

"Penso na mulher em que me transformei recentemente, na vida que estou vivendo agora, e em quanto eu sempre quis ser esta pessoa e viver esta vida, liberta de toda a farsa de fingir ser qualquer outra pessoa que não eu mesma. Penso em tudo que suportei antes de chegar aqui, e perguntou-me se fui eu quem empurrou para frente o meu outro eu (...)"
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Deixo aqui meu luto e minha saudade por essa mulher fantástica  que conviveu comigo, abrigada em meus pensamentos e, do modo mais louco, em minha vida entre os meses de Abril e Maio.

Até o próximo livro ou qualquer outra reflexão que valha uma paradinha no Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário