Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Compartilhando Índia: Rezar

Quando termino de ler uma parte, releio os pontos que destaquei com calma, como se fosse uma prece, e viro as páginas como se tivesse em mãos uma preciosidade. Meu relacionamento com os livros é algo mágico, que vai além das palavras.
Passo os olhos pelas personagens marcantes e sinto saudade como se fosse alguém da minha vida, ou melhor, sinto mais saudade do que certas pessoas que existem de fato.
 Saboreei os capítulos da Itália de modo vagaroso, fiz as malas e "rezei" rapidinho pela Índia.
O que posso dizer é que senti a angústia de Liz ao tentar desviar os pensamentos, concentrar-se nas meditações, superar momentos que, quando sozinha, apareciam com grande intensidade.
Portanto,  embora tenha tido várias tentativas fracassadas relacionadas à sua busca, Liz permanece fiél à sua luta. Abalada sim, mas sem perder as esperanças. Nesse momento me vejo Liz refletida no espelho.

 Dessa parte, não posso esquecer de Richard do Texas, que entra na vida de Liz com todo bom humor, e dá conselhos, declara grandes verdades e é uma prova viva de que, em muitos  aspectos da vida, por mais que tenhamos percorrido caminhos diferentes e errados, tudo se acerta no final. 
Richard é uma esperança engraçada, uma presença que incomoda e encanta pelo seu jeito de ser, e nos faz sofrer em sua despedida. Isso porque aquele homem moderno é tão autêntico que é uma pena que sua presença seja efêmera. 

Mas, assim são as coisas em nossas vidas: há pessoas que nos encatamos tanto que queremos que elas sejam presentes por uma eternidade, mas tão cedo elas descem na próxima estação, ou atingem seu ponto final, sua última parada.

Aqui vão alguns trechos:

"Só Deus sabe o que o ano novo pode conter, mas agora ele chegou e estamos todos debaixo dele."

"(...) a oração é o ato de falar com Deus, enquanto a meditação é o ato de escutar."

"Você é o que você pensa. As suas emoções são escravas de seus pensamentos, e você é escravo de suas emoções."

"O outro problema do pensamento é que você nunca está onde está. Você está sempre remoendo o passado ou especulando sobre o futuro, mas raramente para no momento presente."

"Você nunca deveria dar a si msmo a oportunidade de se entregar. Em vez disso, você precisa treinar ficar forte."

"Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não. Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesmo, e depois vão embora."

"Não há nenhum problema tão sério neste mundo que não possa ser curado com um banho quente, um copo de uísque e um livro de preces."

"Só existem dois assuntos pelos quais os seres humanos brigaram em toda história: 'Quanto você me ama? 'e 'Quem é o chefe?' Todo o resto é, de alguma forma, administrável."

"Não toque em nada a não ser em si mesmo" (Gostei dessa)

"(...) o simples ato de acreditar é um ato de fé, porque nenhum de nós conhece o desfecho."

"O que funcionou ontem nem sempre funciona hoje."

"Há tanta coisa no meu destino que não posso controlar, mas outras coisas estão, sim, sob a minha jurisdição. Existem determinados bilhetes de loteria que posso comprar, aumentando, assim, minhas chances de encontrar satisfação."

"Continue cultivando a gratidão. Você vai viver mais."

"Encontre alguém novo para amar um dia. Leve o tempo que precisar para sarar, mas não se esqueça de um dia compartilhar o seu coração com outra pessoa."

"Sim, eu gosto de falar, mas talvez não precise dizer tantos palavrões, e talvez nem sempre precise despertar o riso fácil, e talvez não precise falar de mim de forma tão constante." (Alguma semelhança? hahahaha)

"Eu era, ao mesmo tempo, um pedacinho do universo, e exatamente do mesmo tamanho que o universo."

"Acho que você é livre para procurar qualquer metáfora que o faça ir além das fronteiras do mundo até o lugar onde você precisa chegar para ser transportado ou reconfortado. (...) Você escolhe o que quer que funcione para você, onde puder encontrá-lo, e segue andando na direção da luz."

"Em meu coração o relógio para, e as páginas do calendário param de sair voando. Fico sentada em silêncio, assombrada com tudo que compreendo. Não estou orando ativamente. Eu me tornei uma prece."

E por fim, um trecho de um poema de Liz, que fala sobre a Índia, mas que pode muito bem se aplicar a qualquer outro lugar físico ou sentimental, como o amor, por exemplo.

"Se me deixasse comer o chão deste lugar
servido em um leito de ninhos de pássaros,
eu comeria só metade do prato,
e depois passaria a noite inteira dormindo no resto."


Agora a próxima parada é Indonésia, amar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário