Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Retrospectiva Literária 2018

O ano está chegando ao final e minha lista de livros lidos também. Termino 2018 com 18 livros concluídos com sucesso, e entrarei 2019 acompanhada... sempre.



Acompanho e sou fã número 1 de Poesia Reclamada do queridíssimo Saulo Pessato e, hoje, encontrei versos que me fizeram pensar qual desses 18 eu indicaria como leitura.

"Quem recomenda um livro
apresenta um amigo" 

Na postagem, apresento 18 amigos, cito 1 e destaco 3: 
- Quando a noite cai
- Dois a dois
- Feliz por nada



Pensei em colocá-los na ordem dos quais eu mais gostei, mas resolvi fazer a regressiva do último ao primeiro mesmo. É possível agrupar os exemplares... vou tentar.

Romances para adolescentes e jovens: Bem mais perto, Menina veneno, Mitologia Nórdica, Os dois fazendeiros

Romances intensos/dramáticos: O Leão ferido, Dois a dois, Cinco dias, A redescoberta do Mundo

Romances envolventes: Desencantada, Quando a noite cai, A verdade sobre nós.

Exemplares entediantes: A erva do Diabo

Exemplares gostosos para refletir: Feliz por nada, O que eu quero pra mim, Maktub, VIPs, Versos entre virilhas, Anjo de quatro patas.

Tenho postagem sobre cada um deles. Livro lido, livro postado, a fim de promover cultura, indicar "novos amigos" e refletir sobre o que foi lido. Faço mais para mim, porém fico muito feliz e satisfeita quando alguém se interessa pela leitura e curte um livro, um trecho, uma frase.

Confiram minha seleção de 2018 seguida de citações que funcionam como conselhos para 2019!

18. O Leão Ferido




"Jamais se envergonhe do trabalho honesto que você faz para pagar suas contas. Tenha orgulho de si  mesma. Você merece todo o respeito do mundo."



17. Bem mais perto

"Você tem de confiar nas pessoas para pertencer a um time."


16. Menina Veneno

"A vida raramente oferece uma segunda chance, então faça bem-feito na primeira vez."


15. O que eu quero pra mim


"Olhe mais para você. Descubra o que te valoriza, conheça seus pontos fortes."

14. Feliz por nada



"Desde que você saiu da barriga, está escutando votos de saúde e felicidade. Por saiba que são votos clichês, mas os clichês são sábios: saúde e felicidade é tudo o que você precisa nessa vida."



13. Dois a dois




"Quando não houver nada para comemorar, comemore mesmo assim."




12. Maktub

"Escreva. Seja uma carta, ou um diário, ou algumas anotações enquanto fala ao telefone - mas escreva. Se você quiser entender seu papel no mundo, escreva. Procure colocar sua alma por escrito, mesmo que ninguém leia. A palavra tem poder."


11. Os dois fazendeiros





"Ninguém temeria a morte se esta fosse indolor; e ainda, ninguém teme a perda de alguém amado. Mas todos tememos a dor que causa a morte de alguém que estamos costumados a ter como vivos."



10. Cinco dias


"Você não precisa ser boa, nem corajosa, nem forte, nem mocinha ou qualquer outra coisa que não quiser ser. Você precisa ser quem você é, e agir como quiser agir, e sentir o que quiser sentir."



9. Desencantada



"Meu pai sempre diz que há três coisas que uma pessoa jamais deve quebrar: a confiança de alguém, uma promessa e um coração."


8. VIPs - Histórias reais de um mentiroso

"Procure ser o piloto e não o passageiro, procure ser o ator principal e não o coadjuvante. Eu procuro ser sempre o melhor no que eu faço."


7. Verso entre virilhas

Companhia

Quando estiveres cansada
de sons, de sóis, de lenços
vem de madrugada;
traz o teu silêncio
sem usar mais nada...

6. Mitologia Nórdica

"Há perguntas que precisam de respostas, mas que ainda não foram feitas."


5. A verdade sobre nós


"A honestidade tem seu valor."


4. Quando a noite cai




"Não pense muito. Apenas faça tudo o que estiver ao seu alcance para sorrir, pois a vida é preciosa demais para deixá-la escapar."


3. A Redescoberta do Mundo

"Não é o que se tem, mas o que se é."

2. Anjo de quatro patas


"Dizem que quem não consegue gostar de um animal será incapaz de amar outra pessoa."

1. A Erva do Diabo



"- O que é uma vida verdadeira?
- Uma vida vivida com propósito, uma vida forte e boa."


Que 2019 seja um ano fantástico, 
um ano promissor, de muita saúde
amor, paz, livros e mais livros
Histórias! Leia mais. Leia sempre.
E finalizo com o mantra:

Luz interior trazendo muita prosperidade 2019
O mundo aos meus pés 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário