Páginas

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Leão Ferido

Não preciso dizer que minha última leva de livros foi da última Bienal de São Paulo. Acho que tenho exemplares para meados do próximo ano.

Comprei O Leão Ferido por já ter lido O Coração de Leão, que conta a história do ponto de vista de Evie. Neste temos a versão de Leo.

Os dois viveram em um orfanato, tiveram um passado complicado e suas vidas seguiram de alguma forma. Leo tinha prometido à menina Evie que voltaria buscá-la quando ela completasse 18 anos. Porém, ele não volta e descobriremos o que aconteceu com ele durante todo esse período.

A história de Leo é pesada, dramática, tensa. Leo mudou de cidade, teve sérios problemas com a mãe adotiva, não se dava bem com o pai adotivo, sofreu com a perda do pequeno irmão, também do pai que odiava em vida...  Por medo de perder sua história, sua essência, tatua-a em suas costas. E, assim, ele segue, tentando encontrar seu lugar, reencontrar-se com Evie e consigo mesmo. Leo é o Leão Ferido pela vida, e só será salvo pelo coração de Leão que é Evie.


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Sei que ninguém deseja tirar a própria vida porque a morte é atraente, mas, sim, porque a vida é uma tortura."


"É sempre mais fácil construir muros."

"Entendi que os computadores são muito previsíveis. Gosto mais de gente. São surpreendentes."

"A complexidade do coração humano é algo impressionante. Se as pessoas sempre agissem de modo previsível, determinadas apenas por um conjunto de dados, você e ela seriam pessoas muito diferentes. Respeite o mistério."

"Jamais se envergonhe do trabalho honesto que você faz para pagar suas contas. Tenha orgulho de si  mesma. Você merece todo o respeito do mundo."

"Acho que o risco de parecer idiota é muito melhor do que viver com o arrependimento de não ter tentado."

"A vida nem sempre acontece do modo como planejamos."

"É muito fácil aconselhar os outros. Colocar o próprio conselho em prática nem sempre é tão simples."

"Não quero nada que eu não mereça."

"Quando ser gentil começa a fazer a gente se sentir um capacho, é hora de parar com a gentileza."

"Crianças e adolescentes cruéis escolhem os mais frágeis como alvo."

"O que eu sei a seu respeito é que as pessoas que têm sorte o bastante de contar com a sua confiança e com a sua amizade a protegem ferozmente, com a própria vida se preciso. E isso acontece porque você se dá a elas, e elas sabem que, se têm você, isso não é pouca coisa."

"Esta noite é sobre nós dois. Esta noite é só nossa."

"Quantas pessoas você acha que chegam ao próprio apartamento no fim do dia, por mais simples e pequeno que ele seja, e olham ao redor sabendo a sorte que têm? Quantas pessoas realmente reconhecem o que possuem porque sabem o que é não ter absolutamente nada? Passei por muita coisa para chegar onde estou e valorizo muito o que consegui. Essa é minha recompensa."

"A vida obviamente lhe tirou muito, e sei que você sofreu bastante, mas o fato de ter confiado em si mesma para superar isso e de não ter se permitido perder a fé ou virar uma pessoa fria... isso é mérito seu. Orgulhe-se disso."

"Hoje em dia percebo que há muitos caminhos na vida. Alguns deles nós escolhemos. Outros são escolhidos por nós."

"A única coisa que conseguimos ao ficar cogitando o que seria da nossa vida se tivéssemos escolhido outro caminho é chegar a perguntas sem resposta e uma tristeza que não pode ser curada. Não importa como chegamos aonde estamos, tudo que podemos fazer é seguir desse ponto em frente."

"Saboreio esse momento plenamente consciente da minha felicidade aqui e agora.
- Você é o meu sonho. É meu sonho que se tornou realidade.
(...) Em paz."

"Os elefantes sofrem com a morte, como nós. Derramam lágrimas e velam seus mortos."
(Tadinhos...)

"Volto me perguntando como vivi sem ela por todos esses anos. Como consegui? Então percebo que, na verdade, eu não estava vivendo. Estava existindo."

"Lar. Sempre pensei que lar fosse um lugar, mas, no fim das contas, lar é uma pessoa."

"- Você não vai estragar. E sabe por quê?
Porque quando uma pessoa está no caminho certo, ela sabe disso. Você é um sobrevivente. Vai lutar para ficar no caminho em que está agora."

"A coisa certa nem sempre é a mais fácil de se fazer."

"Ser capaz de escapar para uma terra de sonhos era um instinto de sobrevivência para mim."

"Sabe o seu dom de contar histórias? Não tem a ver com você se perder em sua mente ou em viver em uma terra de sonhos. Tem a ver com a beleza do seu coração. Tem a ver com você ser capaz de se elevar acima até mesmo da pior das situações. Essa é uma das razões para eu ter amado você a cada dia, desde que eu tinha 11 anos."

"Percebi de repente que eles haviam me dado algo que eu nem mesmo sabia que precisava até me ser oferecido. Apoio."

"Às vezes as pessoas são imprevisíveis. Mas com frequência não são."

"Tenho esperança de que você veja que lutei por você porque você vale a pena."


E, assim, encerramos 2018
com a esperança de que 2019
seja ainda melhor! De mais trabalho,
mais dinheiro, mais livros, mais histórias,
mais momentos. Leia mais. Leia sempre.
Que venha 2019 com tudo!









Nenhum comentário:

Postar um comentário