Páginas

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Bem mais perto

"Bem mais perto" foi um livro achado na última Bienal de São Paulo. Entre tantos exemplares, gostei da sinopse e o peguei por 10 reais. Irresistível.

Brooke é uma menina inteligente, mas não se destaca na escola, uma vez que não se vê estimulada. É apaixonada por Scott, um menino com o qual mal tem contato na escola. Acredita que deve se declarar, que ele precisa saber que ela existe, e acha, realmente, que será correspondida quando conseguir verbalizar. 

O fato é que Scott vai embora para Nova York, e Brooke resolve morar com o pai para ir atrás de seu sonho ou de seu amor platônico. Para a mãe, diz que se trata de uma mudança de escola, para outra que exija mais dela a fim de que ela possa ter vontade de ser uma aluna melhor.

Nova York vai ser um desafio, porque estará sozinha, uma vez que mal tem contato com o pai; não tem (a princípio) amigos, não conhece o lugar, a escola... Portanto, será tudo novo. É o recomeço de Brooke, sua reconstrução.

Ali ela vai apreender a ser uma amiga, a ser boa aluna, a ser uma monitora eficiente, a ser filha, a olhar a sua volta e para cima! Vai ver o mundo com novos olhos e perceber quem está, de fato, próximo a ela.

Gostei da caixa de desejos, onde ela escreve tudo aquilo que quer para si, e deposita como se fosse esperança, até mesmo como uma oração. Bonitinho... Ideia legal para fazer um dia.

Também gostei do "warm fuzzy" - que é um bilhete carinhoso cujo objetivo é espalhar amor. Eles não devem ser escritos com caneta comum, tampouco em um pedaço de papel normal.  São considerados atos de gentiliza.
(Eu que gosto de escrever, adorei. Queria ganhar um warm fuzzy)

É um livro gostoso de ler, um romance morno, para adolescentes e jovens principalmente. Fica  a dica!


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Você tem de confiar nas pessoas para pertencer a um time."

"Não adianta ficar com raiva das coisas que não podem ser desfeitas."

"Minha caixa de segredos é o que tenho de mais secreto. (...) Coloco bilhetes com meus desejos dentro dela, depois fico esperançosa. É a única coisa que me mantém sã e me faz acreditar na possibilidade de que coisas improváveis poderão se concretizar. Eu tenho de me agarrar a essa esperança. É a esperança que me faz prosseguir."
(Ideia feliz)

"Nós todos tomaremos rumos diferentes no final do ano. Por fim, todo mundo vai embora. Quanto mais próxima você ficar de alguém, mais vai doer depois que ele partir."

"Sorte não é exatamente do que preciso."


"-Adoro suas flores!

- Obrigada! Eu tento... Nem sempre é fácil.
Balanço a cabeça sem entender o que ela quer dizer. Nem sempre é fácil manter as flores vivas? Ou nem sempre é fácil se lembrar de regá-las? Ou talvez seja uma declaração geram sobre a vida. Quando a vida é fácil?

"Meus olhos têm aquele tom castanho monótono com nada de interessante acontecendo." (kkkkk)

"Pode ser que nunca tenha as coisas que quero, mas uma coisa que realmente tenho é uma vida nova. E eu decido o que acontecerá depois."


"Isso vai diretamente para o arquivo 'É claro' ".


"Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto ache que conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá."


"Não acredito que as pessoas façam qualquer coisa por razões puramente altruístas. Os atos das pessoas são motivados pelos próprios desejos. Cada uma que me desapontou é prova de que não se pode confiar em ninguém."


"É estranho o que o amor nos leva a fazer. Você faz coisas loucas sem perceber."


"-Geralmente quando você está querendo muito que as coisas mudem, algo acontece para atrapalhar. Eu apenas coloco no arquivo 'É claro' e fecho a gaveta com força."

(kkkkkk)

"Só tem uma coisa: o mundo é complicado e cheio de incertezas. Você deveria tentar ter mais compaixão de vez em quando."

"Gosto da forma como o jardim fica isolado, no meio de tudo, enquanto a vida se apressa nas ruas, por todos os lados. Sentada aqui, no silêncio, penso em todos da minha cidade."


"Acho que posso contar com ela como uma nova amiga, mas não é a mesma coisa. Nós não compartilhamos uma história."


"Aparentemente, quanto tantas outras coisas não estão sendo ditas, muitas informações básicas são deixadas de lado."


"Meu coração está feliz."


"É impressionante o que você vê quando olha para cima. Sempre olhe para cima!"


"Existe um tipo diferente de energia quando começa uma nova estação."


"Por que devemos esperar o ano-novo para fazer resoluções? O que você quer que aconteça neste outono?"

(Boa pergunta)


"Será que alguém ainda tem família normal? Aparentemente,  antes era extremamente comum as famílias terem pai e mãe. Eles ficavam juntos porque era o que todos os outros casais faziam. Agora existem tantas opções, tantas formas diferentes de ser uma família. Tantas formas de destruir uma família!"

"Compartilhar isso com ela torna a experiência, de alguma forma, mais intensa, mesmo que ela não saiba o quanto isso significa para mim."

"As escolas ensinam somente para que os alunos resolvam a prova. Então, baseadas em suas respostas a algumas perguntas sem sentido, que eles simplesmente vão esquecer depois do teste, fazem estes julgamentos generalizados dos alunos. E têm a coragem de chamar isso de Educação. Elas estão fazendo tudo errado!"

"As pessoas podem ficar um pouco loucas quando alguém de quem elas gostam vai embora."


"E se a distância entre nós for maior do que a nossa amizade? Como podemos continuar sendo melhores amigas, quando vivemos em mundos diferentes?"


"Fico sentada perto dele, para que saiba que estarei sempre ao seu lado, sem precisar dizer nenhuma palavra."

"Não que eu queira mudar para lá novamente, mas uma parte de mim estará sempre lá."


"Como não falou nada, decidi guardar a comemoração só para mim."


"E daí se as coisas não são da forma como imaginei que seriam? E alguma vez são? Talvez seja melhor me concentrar no que tenho em vez de me preocupar com o que não tenho."'


"Agora, nós somos nós."


"Se ele e eu não podemos estar juntos do jeito que sei que deveríamos estar, de acordo com o que meu coração diz, então não posso fazer mais isso."


"As pessoas sempre decepcionam você, mesmo aquelas em quem você confia. Especialmente aquelas em quem você confia."


"Eu gostaria de saber, somente uma vez, como é confiar em alguém completamente, sem ficar decepcionada."


"Nenhuma mudança é necessária. Com o tempo, a vida vai recomeçar como sempre."


"Ele é o melhor tipo de sortudo, ele valoriza o que tem."


"Olho através das grandes janelas. Rodeada pelas luzes da cidade e pelo céu roxo, a enormidade de estar aqui me envolve novamente. Não importa se não consigo descobrir de qual lado eu venho. A única coisa que importa é que consegui chegar ao outro lado."


"A única pessoa com quem posso contar sou eu mesma. Criar a vida que quero só depende de mim."


"Agora que sei para onde esta vida está indo, é hora de decidir como quero chegar lá."


"Nunca é tarde demais para dar uma guinada na vida."


"Quero ligações mais profundas com as pessoas ao meu redor. Preciso estender mais a mão. Nem todas as pessoas viram as costas. Às vezes, ao estender a mão, a pessoa estará exatamente ali, esperando."


"Nunca o senti completamente meu."


"Às vezes você só precisa de espaço para valorizar o que tem."


"É legal jantarmos juntos hoje, mas não me iludo. Sei que amanhã as coisas provavelmente voltarão a ser do jeito que eram. É muito cedo para quaisquer mudanças acontecerem, se é que acontecerão algum dia, mas a possibilidade de mudança me deixa feliz. Me dá esperança novamente."


"Ultimamente, tenho olhado muito mais para cima. Para mim, parece esperança. Agora sei que as chances de felicidade são infinitas, qualquer coisa pode acontecer. E há pessoas que vão me apoiar, embora eu ainda seja uma obra em andamento."


"Uma das coisas mais incríveis que pode acontecer é encontrar alguém que enxergue tudo que você é e não a deixe ser nada menos. Essa pessoa vê seu potencial, percebe as infinitas possibilidades e, através dos olhos dela, você começa a se enxergar da mesma forma: como alguém importante, alguém que pode fazer a diferença neste mundo.

Se você tiver a sorte de encontrar essa pessoa, nunca a deixe ir embora!"


E, como não consigo passar disso,
vamos para o décimo oitavo livro.
Até a próxima postagem... 
Fechando 2018.












Nenhum comentário:

Postar um comentário