Páginas

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Maktub - Paulo Coelho

Já diz no início do exemplar: "Maktub não é um livro de conselhos, mas uma troca de experiências." Para mim, parece um livro como aquele "Minutos de Sabedoria", como se tivesse uma mensagem, uma lição para cada dia... Dessa forma, fui lendo aos poucos, absorvendo. Não é um livro para sentar e ler do mesmo modo que um romance. 
Já comecei a ler algumas vezes e não cheguei ao fim, justamente por ser homeopático. Tive um exemplar desse com defeito quando o comprei, pois tinha vindo com páginas apagadas. Já não me lembro em qual site comprei, mas recebi outro certinho. 
Cabe, portanto, ao leitor fazer uso dessas histórias para pensar na vida; para aplicar no dia-a-dia; para concordar; discordar, se for o caso; e se encantar com certeza!

Minha seleção de trecho é vasta. Penso que são trechos bonitos para serem compartilhados até como legendas de fotos. Sempre que leio Paulo Coelho e destaco tantos trechos penso que deve a isso também ser um escritor tão consagrado.

SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Viver é correr riscos."



"Olha os cacos, reflete sobre sua própria existência. Também ela - como a de qualquer pessoa - é feita de pedaços de tudo que se passou. Mas, em determinado momento, estes fragmentos começam a tomar forma. (...) Ali estão pedaços de sua vida; situações que viveu, trechos de livro que sempre recorda, ensinamentos de seu mestre, histórias dos amigos, fábulas que algum dia lhe contaram. Ali estão reflexões sobre o seu tempo, e sobre os sonhos de sua geração."

"É claro que, à medida que ficamos mais velhos, nossa cota de momentos difíceis é maior. Mas, ao mesmo tempo, a experiência nos deu meios de superar estas derrotas, e encontrar o caminho que permite seguir adiante."

"Se você souber dizer não às tentações, elas não vão lhe causar nenhum mal."

"Se existe alguma decisão a ser tomada, é melhor ir adiante e aguentar as consequências."

"A vida são estas paredes, e o destino é o grito de cada um."


"- Quando você começar seu caminho, vai encontrar uma porta com uma frase escrita. Volte e me conte qual é essa frase.
- Estava escrito no começo do caminho: isto não é possível.
- Pois coloque a mão na maçaneta e abra.
Com a porta totalmente aberta, ele já não consegue mais enxergar a frase - e segue adiante."

"As pontes para Deus são a fé, o amor, a alegria e a oração."

"As decisões de Deus são misteriosas, mas estão sempre a nosso favor."

"Andamos muito depressa, e já não sabemos mais o que estamos fazendo. Agora precisamos esperar até que nossas almas nos alcancem."

"Desde que você não prejudique ninguém, mude de opinião de vez em quando, e caia em contradição sem se envergonhar disso.  Você tem este direito. Não importa o que os outros pensem - porque eles vão pensar de qualquer maneira."

"Hoje pode ser considerado um dia fora do roteiro que escrevemos todas as manhãs. Hoje, qualquer falha será admitida e perdoada. Hoje é dia de se ter alegria na vida."

"A cada dia, o seu milagre. Aceite as bençãos, trabalhe, e crie suas pequenas obras de arte hoje. Amanhã você receberá mais."
"- Existe Deus?
- Existe - respondeu Buda.
Aproximou-se outro homem.
- Existe Deus?
- Não, não existe - disse Buda.
Um terceiro homem fez a mesma pergunta:
- Existe deus?
- Você terá que decidir.
- Como o senhor dá respostas diferentes para a mesma pergunta?
- Porque são pessoas diferentes. E cada uma se aproximará de Deus à sua maneira: através da certeza, da negação e da dúvida."

"É preciso não esquecer que a vida é composta de pequenos prazeres. Eles foram colocados aqui para nos estimular, ajudar nossa busca, nos dar momentos de repouso enquanto travamos nossas batalhas diárias. 

Não existe pecado algum em ser feliz. Não existe nada de errado em - uma vez ou outra - transgredir certas regras de alimentação, de sono, de alegria."

"Se você está percorrendo o caminho de seus sonhos, comprometa-se com ele. Assuma o seu caminho. Mesmo que precise dar passos incertos, mesmo que saiba que pode fazer o melhor que está fazendo. Deus é o Deus dos valentes."


"Quem sente medo - e apesar disso segue adiante, sem deixar-se intimidar- está dando uma prova de valentia. Quem, entretanto, enfrenta situações arriscadas sem dar-se conta do perigo, demonstra apenas irresponsabilidade."


"Comprometa-se com a vida. Se você está vivo, você tem de sacudir os braços, pular, fazer barulho, rir e falar com as pessoas, porque a vida é exatamente o oposto da morte. Morrer é ficar sempre na mesma posição. Se você está muito quieto, você não está vivendo."



"Justamente quando consegui encontrar todas as respostas, mudaram todas as perguntas."


"Basta um simples gesto de coragem para descobrir toda nossa liberdade."


"Certas coisas na vida foram feitas para serem experimentadas- nunca explicadas."


"Se um homem não é capaz de produzir frutos no lugar onde vive, não está preparado para conversar com Deus."


"Se não podemos amar, é melhor parar agora."


"É preciso aceitar o gesto de amor do próximo. É preciso permitir que alguém nos ajude, nos apoie, nos dê forças para continuar. Se aceitarmos este amor com pureza e humildade, vamos entender que o Amor não é dar ou receber - é participar."


"-Coma esta maçã, porque você precisa ficar mais bela para seu homem.

- Não preciso, porque ele não tem outra mulher além de mim."

"Quando decidimos agir, é natural que surjam conflitos inesperados. É natural que surjam feridas no decorrer desses conflitos. As feridas passam: permanecem as cicatrizes,e  isso é uma bênção. Estas cicatrizes ficam conosco o resto da vida, e vão nos ajudar muito. Se, em algum momento, a vontade de voltar ao passado for grande, basta olhar para elas."


"Onde as estradas se cruzam, se concentram duas grandes energias - o caminho que será escolhido e o caminho que será abandonado. Ninguém pode ficar ali para sempre: uma vez feita a escolha, é preciso seguir adiante, sem pensar no caminho que deixou de percorrer. Ou a encruzilhada se transforma em maldição."


"-Preciso realmente disto?

- Vou reler este livro algum dia?
-Ainda considero importante o momento que este objeto me faz lembrar?
- Há quanto tempo tenho isto e não usei? Será que vou precisar mesmo?
As coisas têm energia própria. Quando não utilizadas, terminam se transformando em água parada dentro da casa. É preciso estar atento, deixar a energia fluir livremente. Se você mantém vivo o que é velho, o novo não tem espaço de manifestar-se."

"Mesmo quando retiram tudo de um homem, ele ainda tem a bem-aventurança de lembrar-se do rosto de quem ama - e isto o salva."


"O que for importante ficará; o que for inútil desaparecerá. Mas que cada um julgue apenas as próprias conquistas: não somos juízes dos sonhos de nosso próximo. Para ter fé em nosso caminho não é preciso provar que o caminho do outro está errado. Quem age assim não confia nos próprios passos."


"Não importa o que pensamos, o que fazemos ou em que acreditamos; vamos todos morrer um dia. É melhor fazer como os velhos índios iaqui: usar a morte como conselheira. perguntar sempre: "Já que vou morrer, o que devo fazer agora?"


"Não tema. Fale das coisas boas da sua vida para quem quiser ouvir. A Alma do Mundo precisa muito de sua alegria."


"Nosso único apoio deve ser a fé - porque a fé é algo límpido, transparente, que nasce dentro de nós, e não pode ser confundida."


"Aceita com alegria tudo o que a vida te oferece."

"Se a caminhada está muito difícil, procure ouvir seu coração. Procure ser o mais honesto possível consigo mesmo, veja se está mesmo seguindo seu caminho, pagando o preço dos seus sonhos."


"Devemos examinar nossa própria lareira. Devemos colocar mais lenha, e tentar iluminar a sala escura em que nossa vida se transformou. Quando escutamos nosso fogo crepitando, a madeira que estala, as histórias que as labaredas contam, a esperança nos será devolvida. Se somos capazes de amar, também seremos capazes de ser amados. É apenas uma questão de tempo."




"Se as coisas não andam, só existem duas explicações: ou sua perseverança está sendo testada ou você precisa mudar de rumo."

"Existem certas coisas que já estão escritas"


"Aconteceu tudo, e não aconteceu nada."

"Foi só porque respeitei meu próprio ritmo que consegui completar o caminho. Desde então aplico isso a tudo que preciso fazer na vida."

"Assim como o equilibrista, atiramos um sonho no mundo e nem sempre temos o controle sobre ele. Nestas horas, é preciso saber entregá-lo a Deus e pedir que, no seu devido tempo, ele cumpra com dignidade seu percurso e caia realizado em nossas mãos."


"Posso cobrar pelo vaso que fiz, mas não posso cobrar pela beleza. A beleza é grátis."


"Todos os caminhos vão ao mesmo lugar. Mas escolha o seu e vá até o final - não tente percorrer todos os caminhos."


"Caminhante, não há caminho,

o caminho é feito ao andar.
Andando, se faz o caminho
e se você olhar para trás
tudo que verá são as marcas
de passos que algum dia
seus pés tornarão a percorrer.
Caminhante, não há caminho,
o caminho é feito ao andar."

(Antônio Machado)


"Escreva. Seja uma carta, ou um diário, ou algumas anotações enquanto fala ao telefone - mas escreva. Se você quiser entender seu papel no mundo, escreva. Procure colocar sua alma por escrito, mesmo que ninguém leia. A palavra tem poder."


"Não tenha medo de ser chamado de louco. Contrarie um pouco o comportamento sério que lhe ensinaram a ter. Esta pequena coisa, por menor que seja, pode abrir as portas para uma grande aventura - humana e espiritual."


"É importante tentar, cair, levantar e seguir adiante. Mas vamos deixar que Deus nos ajude. No meio de um grande esforço, vamos olhar para nós mesmos, deixar que Ele se revele e nos guie. Vamos permitir que, de vez em quando, Ele nos coloque no colo."


"Você está pronto para o próximo passo, porque consegue rir dos problemas."


"Resta-nos o amor. Nos momentos em que tudo o mais é inútil, ainda podemos amar - sem esperar recompensas, mudanças, agradecimentos."


"A poesia é sempre uma surpresa, capaz de nos tirar a respiração por alguns momentos. Ela deve permanecer em nossas vidas como o pôr do sol: algo milagroso e natural ao mesmo tempo."


"De todas as poderosas armas de destruição que o homem foi capaz de inventar, a mais terrível - e a mais covarde - é a palavra."


"Deus fez a girafa, o elefante e a formiga - por que precisamos seguir um modelo? (Boooooooooa!)


"Quem não equilibra trabalho com descanso, perde o entusiasmo, e não chega muito longe."


"Só existe uma coisa importante em nossas vidas: viver nossa Lenda Pessoal, a missão que nos foi destinada."


"As orações são os ramos de uma árvore, cuja raiz se chama fé. Pode existir fé sem oração, mas não pode existir oração sem fé."


"Tudo à nossa volta está mudando constantemente. A cada dia o sol ilumina um novo mundo. Aquilo que chamamos rotina está repleto de novas propostas e oportunidades. Mas não percebemos que cada dia é diferente do anterior.

Hoje, em algum lugar, um tesouro o espera. Pode ser um pequeno sorriso, pode ser uma grande conquista - não importa. A vida é feita de pequenos e grandes milagres. O tédio não está no mundo, mas na maneira como vemos o mundo.
Como escreveu o poeta T. S. Eliot:
Percorrer muitas estradas
voltar para casa
e olhar tudo como se fosse pela primeira vez."


E eu voltei da Bienal cheia de livros novos que irão me acompanhar daqui para frente!

Que evento sensacional, cheio de gente interessada em nada mais, nada menos do que livros. Isso é cultura!
Para quem gosta de ler, não pode deixar de visitar a Bienal (de mochila) e se deixar encantar por tantos cenários feitos, tantos livros com preços acessíveis. 
Da próxima vez, vale a pena levar um lanchinho para não enfrentar filas e perder tempo
Para mim, o grande barato é encontrar no meio de tantos livros que ficam espalhados na bancada, histórias legais, exemplares que você não compraria pela Internet por exemplo. São os achados!
Ou são livros de autores de que você gosta, ou apenas por ler a sinopse do livro, por ser atraído pela capa, título... 
A Bienal é se deixar levar!
Vale muito a pena! É um evento que não se pode perder!
Mas destinado tão somente aos apaixonados por esse mundo dos livros!

#Meumundominhaspalavras
Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário