Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Dois a Dois - Nicholas Sparks

Nicholas Sparks sendo Nicholas Sparks... É assim que penso ao concluir o livro Dois a dois. Não é a toa que o exemplar tem mais de 100 milhões de vendas, pois é realmente intenso. Impossível ler sem se envolver, sem se entregar, sem tomar algum partido.

Eu o comprei como presente de aniversário para minha mãe, que é uma fã do escritor, assim como eu. O presente é dela, mas a estante é nossa.

Não é surpresa que a história se passe na Carolina do Norte. Há quem pense que é falta de criatividade, eu já acredito que seja uma marca registrada, um plano de fundo fixo. Pegar um livro dele é ter este destino como viagem na certa; como se a gente se sentisse em casa, ou de volta ao nosso lugar (mesmo sem nunca ter ido de fato. São sensações que só quem lê consegue entender e se permitir).

Sobre o que fala o livro? Acredito que o tema central seja o casamento: a escolha feita, o caminho a ser seguido, a cumplicidade ou a falta dela, as prioridades do casal e de cada indivíduo, a rotina, a falta de compreensão, a capacidade de perdoar e de seguir em frente. 

Por meio do protagonista Russel, pensamos no relacionamento que temos, naquilo que queremos para nossa vida. Ele é um marido fiel, dedicado à família, trabalhador, um superpai para London. A esposa está acostumada com uma vida confortável, com um cartão de crédito que permite que abuse nas compras e parece satisfazê-la enquanto mulher. Porém, o casal passa a enfrentar uma crise financeira, uma vez que Russ encontra problemas em seu emprego e resolve montar seu próprio negócio.

Situação complicada: o ganho fixo fica comprometido, enquanto o novo empreendimento necessita de tempo para vingar, e a falta de compreensão da esposa faz com Russ se veja sozinho e perdido. 

É nesse momento que Vivian (a vaca, como me refiro em muitas das páginas do livro) se vê obrigada a arrumar um emprego, sair da situação confortável de esposa rica que ostenta, para ser a esposa que vem a somar e a dividir. Certo? Errado. Ela acaba tomando decisões sem compartilhar e passa a agir omitindo suas ações, o que faz com que o casal se distancie.

Ela sempre dona da razão, causa-nos repulsa quando conversa friamente com Russ, sempre colocando-o como culpado, sempre apontando a ele falhas, problemas... E o pobre Russ escuta, tenta salvar qualquer pilar daquele relacionamento em nome do amor que tivera por Vivian, pela paixão que o fez com que a escolhesse, pela filha que ama mais que tudo.

Porém, tudo foge ao seu controle. E o livro vai mostrar a reconstrução de Russ como homem, profissional, pai, irmão, filho... Ele terá a filha, seus familiares e Emily (uma ex-namorada) ao seu lado nesta nova fase.

Vale muito a pena se jogar neste romance.


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Quando você começa a tentar entender o que deu errado ou, mais especificamente, onde você errou, é mais ou menos como descascar uma cebola. Há sempre outra camada, outro erro do passado ou uma lembrança dolorosa."

"As coisas sempre parecem mais claras depois que acontecem."

"Quando não houver nada para comemorar, comemore mesmo assim."

"A alegria de acordar de manhã e não ter absolutamente nada para fazer." 
(Uma legenda para dias de folga)

"Todo casal tem seu próprio estilo de comunicação, e eles muitas vezes falam uma língua apenas deles."

"Eu não acho que você tenha feito nada de errado. É que relacionamentos é uma coisa difícil, e as duas pessoas precisam querer que dê certo."

"O sorriso não durou."

"Lembre que você não é suas emoções. Você agora está triste, mas não é uma pessoa triste, e também não vai ficar triste para sempre. Está com raiva agora, mas não é uma pessoa raivosa, nem vai sentir raiva para sempre."


"Às vezes o que alguém acha que é amor na verdade é atração e, depois que o desejo passa, a pessoa conclui que cometeu um erro. Outras vezes é amor e dura. E outras vezes ainda, mesmo que descubra que foi só atração, a pessoa chega à conclusão de que o sentimento que tinha pela pessoa não existe mais."

"Ser pai é isso. Fazer o melhor possível, morrendo de medo de estar errando."


"Lembre-se de uma coisa? Eu consegui atravessar todos os piores dias da minha vida até agora. E o jeito de atravessá-los é um dia de cada vez."

"Eu parecia alguém que pensava conhecer as regras do jogo, mas depois descobria que tinha lido as regras erradas."

"Todo casal tem problemas de vez em quando. Acho que eles já vêm no pacote. (...) E se você considerar que cada parceiro vem com seu próprio pacote de problemas, é um milagre os casamentos durarem."

"Felicidade duradoura não é algo que outra pessoa possa proporcionar. Ela vem de dentro."

"Se você conseguir, tente deixar vir o que tiver que vir e ficar o que tiver que ficar. E o que tiver que ir embora, deixe ir e pronto."

"- Por que é tão difícil ser um pai ou mãe bom de verdade?
- Não é preciso ser bom de verdade. Basta ser bom o suficiente."

"O jeito mais rápido de dar a volta por cima é ficar em cima de alguém."

"Velhos hábitos são difíceis de abandonar."

"Amizade não significa há quanto tempo você conhece uma pessoa. Amizade significa alguém entrar na sua vida, dizer 'Eu estou do seu lado', e depois provar."

"As pessoas devem comprar uma obra porque a amam. Porque ela lhes diz alguma coisa."

"Deus sabe que eu o amei com cada pedaço do meu ser. Não acho que esse tipo de sentimento simplesmente desapareça. Ele deixa marcas."

"Quando senti seus dedos se entrelaçarem nos meus, tive a sensação de ter chegado em casa. Na verdade, a vida é isso, lembro-me de ter pensado. Amor, risadas, amizade. Momentos felizes com aqueles de quem gostamos."

"Com a passagem do tempo, tenho certeza de que esqueci mais do que me lembro daqueles dias. Algumas coisas eu me obriguei a esquecer. Mas outras lembranças seguirão comigo para sempre."

"Havia coisas demais que ainda não era capaz de traduzir em palavras."

"Às vezes precisamos processar as coisas sozinhos primeiro. Não se sinta pressionado por mim... Estou aqui para ouvi-lo quando estiver pronto para falar. Ou mesmo que não esteja."

"Nada permanece igual por muito tempo. Assim como a minha vida, a dela estava seguindo em frente. Eu só gostaria de saber em que direção a minha estava indo."

"Com cada uma das três eu era uma pessoa diferente. Era irmão, pai e pretendente, e acho que essas distinções refletem uma das verdades universais da vida. Em qualquer momento que se considere, eu não sou eu por inteiro, mas apenas uma versão parcial de mim mesmo, e cada versão é ligeiramente diferente das outras."

"Ninguém deveria ser obrigado a atravessar a vida sozinho."



Até a próxima postagem.
Descansando desse romance 
intenso nessa delícia de livro!




4 comentários: