Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Cinco Dias

"Sentir o peso dele quando se inclinou em cima dela, como um escudo contra todos os perigos. Mas a ameaça não estava vindo de fora, e, por mais que a puxasse para perto de si, por mais que cobrisse todo o corpo dela com o seu, ele sabia que não poderia protegê-la do ataque que estava sofrendo do próprio corpo."

Foi em um lindo dia de céu azul das férias em que terminei de ler Cinco Dias, um presente de aniversário de minha amiga Simone Junqueira.

Demorei um pouco para ler, porque sabia que continha um enredo pesado, e é preciso estar preparada para isso.
A protagonista Mara, uma advogada de renome, descobre que tem uma doença incurável (Huntington - HD - condição hereditária em que as células nervosas do cérebro se rompem ao longo do tempo).

Ela, como qualquer pessoa, imagino, tem dificuldade para aceitar as primeiras pistas de que algo está fora do controle: seu mau-humor, a agressividade, os movimentos involuntários, os esquecimentos...
Quando percebe a seriedade da doença, decide que não quer depender dos outros, não quer ser a esposa "ausente", a mãe que está na casa de repouso, fazendo a filha visitá-la por obrigação, com olhar de pena... Dessa forma, escolhe abreviar sua vida no dia de seu aniversário, para que se lembrem dela na mesma data, para que não haja mais uma data difícil para os que ficam.

Nesses cinco dias, Mara organiza discretas despedidas, escreve cartas ao marido e à filha, tenta dar suporte à vida deles para que consigam seguir quando ela não estiver mais presente.
Vamos acompanhando o drama de Mara, torcendo para que ela mude de ideia, mas também notamos a doença tomando forma e ganhando maior proporção, quando perde o equilíbrio, não consegue segurar o xixi, anda com dificuldade, perde a firmeza das mãos...É uma daquelas doenças ingratas.

Mara não parece ter uma fé para se apegar, tenta encontrar uma razão por ter sido sorteada e nos convida a refletir... Talvez tenha sido a falta de algo maior que a fez tomar essa decisão
Paralelamente a isso, nesses cinco dias, Scott - o marido- tem que se despedir do menino que ficou com eles por um ano, quando a mãe fora presa. Para garantir que o irmão continuasse os estudos e não perdesse a bolsa, eles acolhem o pequeno Curtis por um ano. Scott se entrega a ele como pai, mas Mara sonha com uma família em que Curtis não faz parte.

São cinco dias intensos, de despedidas, de choque de realidade, de tensão, de drama, de lágrimas contidas e derramadas... De pessoas que aparecem como anjos na vida deles... e de acontecimentos surpreendentes até o final.

Adorei o livro, embora o conteúdo de doença não seja o meu predileto. Mas, acima de tudo, trata-se de um exemplar que fala de amor, e amor aceitamos de coração aberto!

Obrigada pelo presente!
Amo livros!
Que venha a Bienal! O melhor evento para os apaixonados por esse mundo de leitura!


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Os pequenos momentos seriam aqueles dos quais ela sentiria mais saudade."

"Fotos: lembranças emolduradas de como eles eram felizes."
"Você tem sido a minha família. O mínimo que eu posso fazer é ser sua memória."

"Não fico pensando em termos do que investi nele e não vou receber de volta. Penso em tudo o que ele investiu em mim no último ano, e como vai ser dolorido ter que viver sem isso."

"Ela fechou os olhos, baixou a cabeça também e fez um desejo em silêncio para que tivesse um deus no qual acreditar."
"Seria um conforto pensar que havia alguma coisa, ou algum lugar, depois disso. Que havia um motivo para a sua doença, que não era meramente o resultado do sorteio de uma loteria que ela tinha perdido ao nascer. Que haveria alguma lição de vida nisso tudo(...)"

"- Mas então, como se diz por aí, a vida aconteceu...
- A vida sempre acontece."
(Porque eu adoro essa frase!)

"Parecia estranho corrigir uma criança quando ela estava falando de felicidade."

"Qualquer coisa era fácil se você só tivesse que fazê-la por alguns dias."

"Havia duas pessoas naquele casamento, e não apenas uma. Duas pessoas que se amavam até os limites do universo, ida e volta."

"Eu não desisto de uma coisa porque é demais."

"E por fim a hora de ir dormir, a hora mais dolorosa do dia para quem sente falta de alguém."

"-Não é nada quando se ama uma pessoa.
- É tudo (...)"

"Quando os olhos de alguém estão fechados, eles podem estar pensando em qualquer coisa."
"Não importa se você não se lembrar mais do meu rosto - só é preciso pensar 'Mamãe', e sempre vou estar aí."

"Você não precisa ser boa, nem corajosa, nem forte, nem mocinha ou qualquer outra coisa que não quiser ser. Você precisa ser quem você é, e agir como quiser agir, e sentir o que quiser sentir."
"Eu poderia ter morrido feliz naquele dia. E mesmo assim, para a minha sorte, ganhei tantos outros dias depois daquele - tantos outros dias felizes com você. Alguns duas tristes também, como todo mundo tem. Mas mais dias felizes que tristes, sem dúvida. E mais felizes do que jamais poderia imaginar nos meus sonhos."

"Ninguém pode ser tão sortuda por tanto tempo."



Até a próxima postagem!
Em tempo de férias!
Ler, dormir, curtir o tempo livre!
Obrigada, Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário