Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Resgate de Nicholas Sparks

Nicholas Sparks nos apresenta no livro "O Resgate" um herói de nome Taylor, cujo ponto fraco estava em algum ponto de seu passado. 

Por que será que sempre gostamos com naturalidade das personagens criadas em cada romance? Como uma leitora mulher, passados uns capítulos, já quero encontrar Taylor, e até ouso achar que já conheço um...



Taylor é voluntário do corpo de bombeiros, e, em uma de suas atividades, conhece Denise, cujo filho Kyle tinha sumido após o acidente.
Tudo vai ficando mais grave, quando descobrimos que o pequeno menino de 4 anos tinha problemas de fala, que ele até ouviria algum chamado, mas dificilmente o responderia...

Denise é uma mãe solteira e batalhadora, que insiste no aprendizado do filho, anota todos seus progressos, estuda, descobre, redescobre formas, faz exercícios até a exaustão... A mãe é a melhor professora que Kyle poderia ter. Ela não desiste, está em tempo integral com ele, acredita, corre atrás e, mais do que ninguém, fica feliz com qualquer progresso.



Acho interessante que ela aceita o problema, não luta contra ele. Como professora e educadora já vivenciei várias situações em que o aluno apresenta algum problema relacionado à aprendizagem, que precisa de um acompanhamento diferenciado, mas a mãe não aceita, quer que seja tratado como os demais. Desse modo, ele não desenvolve seu potencial dentro de suas limitações, e o aprendizado fica comprometido.
A partir do momento em que a mãe aceita, ela não vai perder tempo lutando contra o problema do filho, mas trabalhando a favor, buscando formas de solucionar o problema ou parte dele e encontrando progressos dentro da limitação apresentada.



Como já era de se esperar, Denise e Taylor vão ser os grandes protagonistas dessa história e viverão uma paixão. Do mundo de Denise, destacamos o filho como personagem de importância; e do mundo de Taylor: sua mãe e seu amigo Mitch que também era voluntário no corpo de bombeiros.



O grande conflito do casal está relacionado ao passado de Taylor, uma culpa, como se ele não se permitisse ser feliz por completo devido a um acontecimento do passado que é, realmente, chocante.

O livro, como qualquer outro de Nicholas Sparks é supreendente, o enredo toma rumos que a gente nunca espera. Essa é a grande sacada do escritor que faz com que seja um dos meus prediletos.

É preciso ler para saber do que estou falando!
Fica o convite e a dica!

SELEÇÃO DE TRECHOS...

"De algum modo, prosseguir parecia mais seguro."

"O dia anterior fora típico de sua vida com ele. Um passo para frente, um para trás, dois para o lado, sempre um luta."

"A vida era como esterco. Quando usado em um jardim, o esterco era fertilizante. Eficaz e barato, nutria o solo e ajudava as plantas a ganhar toda a sua beleza. Mas fora do jardim - em um pasto, por exemplo - quando sem querer você pisava nele, o esterco era apenas um monte de bosta." (kkkkkkk Ri alto)



"Na vida, você vai conhecer pessoas que sempre lhe dirão as palavras certas nos momentos certos. Mas no final você deve julgá-las é pelas suas ações. São as ações, não as palavras, que importam."

"A distância pode arruinar a melhor das intenções."

"- Ele é que é seu amigo.
- Eu sei. E é por isso que sempre o perdoo."

"Dava a impressão de estar satisfeito no mundo que criara para si. Não ansiava por fama ou glória, não sonhava ficar rico, não era cheio de planos ambiciosos (...) E o que realmente importava eram as coisas simples."

"A omissão a deixava confusa."


"-Você pensou mesmo em tudo, não é?

-Eu não queria que você tivesse a chance de dizer não."

"Minha mãe sempre teve essa ideia de como minha vida seria e nunca perdeu a oportunidade de me lembrar (...). Só depois percebi que as coisas que ela dizia não eram para me reprimir, e sim para o meu próprio bem, para que todos os meus sonhos se realizassem."





"- Posso lhe dar um conselho?

- Posso impedir?"

"Havia homens que guardavam segredos e isso era um mau sinal para as mulheres que os amavam."


"Um herói morto continua morto."


"Uma coisa que aprendi é que, quando as coisas dão errado, dão errado rápido."


"E o mais importante, para onde estamos indo a partir de agora?"


"É claro que, quando se procura algo, a tendência é encontrar."





"- Você pensa no futuro?

- Claro, às vezes. Mas geralmente isso não vai além da próxima refeição.
(kkkk Gosto das tiradas...)

"Se as crianças tinham uma vantagem sobre os adultos, era a sua capacidade de perdoar."

"Amar alguém e ser amado é a coisa mais preciosa do mundo. Foi o que me permitiu seguir em frente."


"Ele a amava. Simples assim. E ela o amava."


"Uma família. Gostava do som disso."



Deixe seu comentário!
Próxima postagem...
Finalmente me entreguei:


Um comentário: