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sábado, 25 de abril de 2015

O Estranho Caso do Cachorro Morto

O estranho caso do cachorro morto foi uma sugestão de leitura dada por Hermínio Sargentim em 2014, quando pedi sugestão de livro para ler com o 9°ano... Mas eu sou cabeça dura e só este ano que o comprei e me atrevi a ler. 


Já aviso que não é barato, mas adianto que vale a pena!

Um livro totalmente envolvente, por diversos motivos. Em primeiro lugar, é diferente de tudo, porque temos como narrador um menino de 15 anos, Christopher, que é autista... E vamos, por meio dele, compreender a forma com que ele descobre o mundo, entende o que acontece ao seu redor, o que pensa, como age, o que sente...

Muitos o tratam como um bobo, alguém incapaz de qualquer sonho... Porém, ele se mostra uma pessoa tão inteligente quanto qualquer outra...  Um apaixonado pela matemática, o que achei sensacional.

A matemática para Christopher é uma forma de escapismo da realidade, ela o acalma, faz com que se concentre, que não perca o foco... Ela está presente em diversos momentos, que mostram o quanto é racional e lógico, acima de qualquer coisa.




Muitos conhecimentos de matemática não fazem parte do meu domínio, mas compreendi a mensagem... (E ofereci como presente de aniversário a um grande matemático que conheço João Paulo, o qual, com certeza, compreenderá tanto quanto eu...)

Christopher é movido pela curiosidade e observação, o que vai fazer com que descubra os mais variados mistérios que envolvem o caso do cachorro morto (que dá nome à obra), entre outros mais que correspondem à própria história, sua identidade.
Penso em lê-lo sim com meus alunos, porque se trata de uma lição em muitos aspectos... Isso sem contar que nos faz compreender mundos diferentes, acreditar no que sonhamos e ter coragem de superar nossas dificuldades.

O livro nos oferece doses de mistérios e revelações que nos choca e nos faz querer saber mais e mais... e ao mesmo tempo não querer saber tanto assim...

Talvez o estreie como próximo livro nas aulas de leitura de 2015. O que acham?


SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ela me disse que eu deveria escrever qualquer coisa que eu gostasse de ler."  (Dica para quem dá aula de redação, para quem quer escrever...)

"Números primos são o que resta quando você já jogou fora todos os seus semelhantes. Acho que números primos são como a vida. Eles são muito lógicos, mas a gente nunca descobre quais são as regras, mesmo se passar o tempo todo pensando neles."



"Eu quero que meu nome signifique eu."

"Há somente uma coisa que acontece num momento específico e num lugar específico. E há um número infinito de coisas que não aconteceram naquele momento e naquele lugar. E se eu penso sobre alguma coisa que não aconteceu, começo a pensar sobre todas as outras coisas que não aconteceram."

"(...) Só estava reparando nas coisas e isso não é ser inteligente. É apenas ser observador. Ser inteligente é quando você vê como as coisas são e usa isso para fazer uma coisa nova.

"A gente sempre podia querer uma coisa mesmo sendo muito improvável de acontecer."



"(...) Não dou atenção porque não escuto o que as outras pessoas dizem e somente paus e pedras podem quebrar meus ossos."

"A matemática não era como a vida porque na vida não há respostas honestas no final."

"A avó tem imagens em sua cabeça, mas as imagens são todas confusas, como alguém que misturou um filme e ela não pode dizer o que aconteceu na ordem em que aconteceu, e assim ela pensa que as pessoas mortas ainda estão vivas e ela não sabe se alguma coisa aconteceu na vida real ou na televisão."

"Na vida, você tem de tomar muitas decisões e se você não toma decisões você nunca faz coisa nenhuma porque você passa o tempo escolhendo entre coisas que você pode fazer. Então é bom raciocinar por que você odeia algumas coisas e gosta de outras."




"Tem muitas coisas que são misteriosas Mas isso não significa que seja impossível explicá-las. É só que os cientistas ainda não encontraram a explicação."

"Tem vezes que as coisas são tão complicadas que é impossível prever o que vai acontecer, mas elas somente estão obedecendo a regras bastante simples."


"Um mapa é uma representação de coisas que de fato existem (...) Uma tabela de horários é um mapa do tempo."


"As pessoas acreditam em Deus, porque o mundo é muito complicado."


"As pessoas que acreditam em Deus acham que Deus colocou seres humanos na Terra porque são os melhores animais,  mas seres humanos são apenas mais um animal e eles se desenvolverão até gerar outro animal e aquele animal será mais inteligente e colocará os seres humanos em um zoológico, como a gente coloca os chipanzés e gorilas nos zoológicos. Os seres humanos pegarão uma doença e morrerão, e então haverá somente insetos no mundo e eles serão os melhores animais do planeta."


"Uma coisa é interessante porque a gente pensa sobre ela e não porque é nova."

"(...) Eu fui para o jardim deitar e ver estrelas no céu e me fazer insignificante."


"É melhor quando a gente sabe que uma coisa boa vai acontecer (...). É ruim quando a gente sabe que uma coisa ruim vai acontecer (...). Mas eu acho que é pior quando a gente não sabe se a coisa que vai acontecer é boa ou ruim."




Se já leu, deixe seu comentário...
Gostaria de ler?Fica o convite!
Até a próxima postagem.


Um comentário:

  1. Um livro lindo que, além desses trechos muito bem citados, me abriu a mente para entender a forma de pensar de pessoas com autismo.

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