Páginas

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ela disse, ele disse: O Namoro

E o décimo quarto livro escolhido deste ano foi "Ela disse, ele disse - O Namoro, uma parceria de Thalita Rebouças com Mauricio de Sousa.
Já comentei sobre o lançamento desse livro em outra postagem, fiquei pensativa se comprava ou não, porque não tinha achado que seria interessante a mistura de personagens como Mônica, Cebolinha e Cascão com o mundo de Leo e Rosa...


Na verdade, comprei por insistência de meus alunos do nono ano. Acreditem! Eles são ótimos leitores... Talvez tenhamos cumprido nosso papel com essa turma. Hoje é difícil escutar um professor declarar tal fato, quando só escutamos que os alunos estão cada vez mais desinteressados. 

Fiz a leitura primeiro, para que pudesse emprestar para eles, assim como fiz com o livro "Fala sério, amor", que foi o exemplar mais compartilhado entre os alunos, embora não tenha sido lido em sala.


Porém, ao terminar de ler, achei que valeria a pena divulgá-lo entre os alunos como sugestão de leitura, já que se trata mesmo de uma continuação de Ela disse, ele disse. As personagens de Mauricio de Sousa apenas comentam alguns trechos, não se misturam à história.
E o impressionante foi que escolheram a leitura deste, quase que com unanimidade.

Portanto, fica a dica às professora de Português que trabalham leitura em sala de aula e aos milhares de adolescentes que se identificam com Thalita Rebouças. 
O tema é namoro: primeiras crises, o que cada um pensa sobre o relacionamento, ciúmes, amizades e muito mais.
Portanto, não deixa de ser essencial ler primeiro Ela disse, ele disse para, depois, acompanhar o desfecho das personagens neste exemplar.

Quanto ao final, gostaria que terminasse de outra forma. Mas acredito que possa ter uma continuação -  a separação, uma vez que o namoro na adolescência dificilmente tem longa duração.


(*) BREVE SELEÇÃO DE TRECHOS


"Namorar é muito mais que beijar, é entender, é compreender, é ceder."

"Sogra é um negócio complicado, a maioria sai à noite, pra voar de vassoura."

"A distância sempre facilita o amor entre sogras e noras."

"Nós não temos que querer. Nós, homens, temos que fazer."

"Um casal não precisa ser um casal o tempo inteiro."

"Elogio é sempre bom. E tato. Muito tato na hora de pronunciar cada palavra, porque tudo pode ser mal interpretado por uma garota."

"Linda, linda é a palavra. Sempre. Linda e mais nada. Mais nada."


(*) Talvez minha seleção tenha sido breve, porque meu olhar já não é mais adolescente, mesmo que a leitura proporcione essa volta.

Veja os exemplares de Thalita Rebouças e escolha o seu!


Até a próxima postagem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário