Páginas

sábado, 14 de setembro de 2013

Releitura: A hora de Clarice Lispector

A fim de encontrar um livro para as aulas de leitura com meu  ano, reli A HORA DA ESTRELA de Clarice Lispector. Minha primeira leitura havia sido feita na época da faculdade... Hoje o livro ocupa o lugar de uma cópia empoeirada...


Por que não ler a Hora da Estrela com eles?

Embora seja um clássico, achei a história pesada, triste e cinza, com certos detalhes que eu não os chamaria vulgares, mas desnecessários para serem lidos em um ambiente escolar. Devo dizer também da complexidade do texto que conta com um vocabulário diferenciado.

Sinto por não introduzir Clarice Lispector, por não dividir com eles a história de Macabéa e escutar que eu gosto de tragédia...
Espero que um dia cheguem a ler na hora e no lugar certos.

No momento, não tenho outra opção de leitura... Queria ler A ÚLTIMA MÚSICA de Nicholas Sparks, mas é longo para ser acompanhado durante 1 aula semanal... Enfim, estou sem nada em mente a não ser Machado de Assis com seu Dom Casmurro ou Memórias Póstumas... Há tanta coisa boa, mas devo levar em conta o preço do livro, que deve ser acessível, número de página e o conteúdo que deve ser adequado à escola... ALGUMA SUGESTÃO!?!?!?

Macabéa, é aquela que não foi e nunca será, é um ser simples, sem qualquer lapidação... Um rascunho mal feito que persiste em viver em busca nem se sabe do quê.

Rodrigo S. M. narra a falta de sorte da nordestina ao encontrar um homem por quem tem amor, em ter uma amiga que lhe rouba sua única conquista e sofre com ela ao sentir-se tão impotente diante daquela vida que se apresenta.

Nossa vontade é que Macebéa dê a volta por cima, responda, reaja, brigue, transforme-se... E só nos resta colocá-la no colo sem que ela perceba, enquanto dorme e nem sonha, enquanto morre...


A Hora da Estrela é um título que faz pensar ser irônico, já que Macabéa está longe de ser uma pessoa com brilho, iluminação...  Por outro lado, uma estrela só brilha depois de morta... Assim é.


A HORA DA SELEÇÃO DE FRASES...

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever."

"Pensar é um ato. Sentir é um fato."

"Também sei das coisas por estar vivendo. Quem vive sabe, mesmo sem saber que sabe."

"Porque há o direito ao grito.
Então eu grito."

"Um meio de obter é não procurar, um meio de ter é o de não pedir(...)"

"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas, nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."

"Os fatos são sonoros, mas entre os fatos há um sussurro. É o sussurro o que me impressiona."

"É assim, porque é assim. Existe no mundo outra resposta? Se alguém sabe de uma melhor que se apresente e a diga, estou há anos esperando."

"(...) saudade do que poderia ter sido e não foi."

"Já que sou, o jeito é ser."

"Ela acreditava em anjo, e, porque acreditava, eles existiam."

"Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só."

"A verdade só me vem quando estou sozinha."

"O destino de uma mulher é ser mulher."


Até a próxima postagem...

                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário