Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Era uma vez... com Thalita Rebouças!

"Será que a primeira vez continua sendo, para as meninas, uma coisa especial, um assunto muito pensado?
Claro. O mundo muda, mas a essência da adolescência continua a mesma."


Ler Thalita Rebouças me faz sentir adolescente mais uma vez. E não sou?
Talvez 10 anos tenha passado rapidamente olhando no auge dos meus 29 anos. Porém, aproveitei cada fase tal como deve ser. Brinquei até o máximo que podia; estudei sem ter que pedirem ou mandarem; escolhi meus namorados, alguns errei feio, mas faz parte do arquivo morto de minha memória. Também escolhi outros que não tinham potencial para namorar, fiz muitos amigos, saí como louca, dancei até o chão e em cima de trio elétrico... Enfim, aproveitei minha fase.

Acredito que tudo tem seu tempo e é essa mensagem que Thalita nos passa por meio das histórias de Teresa, Clara, Tuca, Nanda, Patty e Joana, 6 meninas que têm experiências diferentes com relação à primeira vez.

"Toda primeira vez é legal. A primeira vez que conseguimos pedalar nossas bicicletas sem o pai atrás, a primeira nota dez, a primeira vigem, tudo que é novo normalmente é bom. Então por que criar criar tantos fantasmas?"

Recentemente na escola conversávamos sobre o primeiro beijo, e comentei que tinha uma foto do momento. Não sei onde ela se encontra. Eu tinha 14 anos...
Riram ao ver que eu fazia já parte de uma geração marcada pela fotografia. Hoje acredito que seja mais fácil ainda com a digital e os celulares cujas potências superam as câmeras, tanto que as pessoas até têm vídeos registrados... Eu já acho que nem tudo deve ser guardado em cartão de memória. Existem certos momentos que devem ser apenas vividos.

Vejo muita gente que a cada passo posta uma foto, como se tivesse a obrigação de mostrar para as pessoas que está feliz, que está curtindo. Quem realmente está aproveitando não tem tempo para tantos cliques.

Mas o assunto do livro é a primeira vez. Também não vou me expor contando minha história.
Sei que a minha foi no momento exato, marcado pela presença de um arco-íris como confirmação da minha pergunta se deveria ir ou não...


O livro não traz nenhuma baixaria, conta apenas de relacionamentos dessas meninas com seus ficantes, e a experiência de modo geral que cada uma teve. Algumas com final feliz, outras tornaram-se maduras, criticaram o momento, encontraram outra pessoa, e há ainda a possibilidade de preferir esquecer essa primeira vez e tentar uma segunda vez.

Vale dizer que é sempre com humor que Thalita desenvolve suas histórias... Seu tom jovial nos faz rir, reviver momentos e nos entregar a esse "drama" das meninas da forma que também vivemos um dia...

SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Eu não planejava amar ninguém antes de fazer 18!"

"Foi muito duro me tocar de que minha tarde encantada tinha sido encantada só para mim."

"Descobri, anos mais tarde, que na fase adulta o homem substitui o 'preciso de um tempo para mim' pelo 'o problema não é com você. É comigo.' Sim, e ainda tem o terrível 'estou num momento muito meu.'"

"Droga, porcaria de "MAS" sempre atrapalhando meus planos, minha vida! Palavra mais inconveniente."

"Segundo os preceitos da principal Lei de Murphy, 'se uma coisa pode dar errado, dará.'"

"Aquele amor enorme e com cara de eterno deu lugar a uma amizade maravilhosa."

"O amor da minha vida virou o amigo da minha vida."

"A vida é curta. Curta."

"Era a oportunidade perfeita. E oportunidades perfeitas não acontecem muitas vezes."

"Trocamos algumas poucas palavras. Todas sem vida."

"Aprendi que primeira vez só deve rolar com um cara que a gente confia plenamente e de quem a gente é, antes de tudo, amiga. Isso mesmo, amiga."

"Modelos são cabides que andam."

"Filho é para a vida toda, e a vida toda é tempo pra caramba. Filho deve ser planejado, não acontecer por mero acidente."

"Demorei para entender que nós também temos o nosso universo paralelo, que eles também não compreendem. (...) E não existe perfeição em se tratando de relacionamento, nem nos universos paralelos."

"O romantismo dentro de mim deu lugar a um sentimento esquisito e o que era para ser doce de leite virou biscoito de água e sal."

"Nenhuma parte mereceu destaque no baú de minha memória."
"Parti em voo solo e assim fiquei por um tempo, voando, conhecendo gente bacana, aprendendo a adorar minha companhia...!

"Se é ou não O cara, não sei. Parei com esse negócio. Definitivamente. Sei que ele é o cara que me faz feliz todo dia. E está bom demais assim."

"Nunca gostei dessa coisa de ficar igual a todas as minhas amigas. Quem segue o rebanho pisa no cocô."

"Percebi que a vida realmente não é um esquema, não é uma coisa que a gente planeja e acontece, uma peça que a gente ensaia e dá certo na hora em que sobe o pano. Precisamos viver cada dia e deixar os acontecimentos nos surpreenderem."

"A luz de uma lua enorme fazia aquele cenário parecer uma pintura."

"Girei 360 graus, bem devagarinho (...) e agradeci. Por estar viva, por ser e morar nesta cidade violão, cheia de curvas, por poder desfrutar dela por inteiro."

"Passei a ignorar os outros e, principalmente a opinião dos outros. Desde então, sou muito mais feliz."

"Frase de agenda (...) Prefiro me arrepender de ter feito do que de não ter feito."

"(...) Conceitos são conceitos, mas podem ser revistos e até mudar com o passar do tempo.
Você faz seus conceitos. Você faz a sua vida."

"Quem pariu Mateus que o embale."

"Infidelidade não tem nada a ver com amor. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. Assim você vai ser mais feliz, vai por mim!"


ERA UMA VEZ O PRIMEIRO BEIJO
ERA UMA VEZ O PRIMEIRO NAMORADO
ERA UMA VEZ A PRIMEIRA VEZ
ERA UMA VEZ O PRIMEIRO AMOR
ERA UMA VEZ O PRIMEIRO DE MUITOS...
ERA UMA VEZ O QUE VEIO PARA FICAR.

É MAIS OU MENOS ISSO...


CURIOSIDADE..

Quando estava procurando outros livros no Extra devido ao frete grátis e bom preço (é sempre bom compartilhar), encontrei uma novidade da escritora:

Leo e Rosa estão de volta e vão mostrar que namorar é bom, mas nada fácil! Que nem sempre amar rima com concordar. E no livro, em cada história, Leo e Rosa dão a sua própria versão. E adivinha quem acompanha os rolos no dia a dia dos dois adolescentes? A Turma da Mônica Jovem! Monica e Cebolinha, tal qual Leo e Rosa, comentam as cenas, comuns a todo casal de namorados. Leo fala sobre as mudanças de humor de Rosa, enquanto Rosa fala sobre a falta de sensibilidade de Leo.
Trata-se da continuação da história de Leo e Rosa do livro Ela disse, ele disse.

Este se encontra entre as minhas próximas aquisições, assim como Ps eu te amo! Quem quiser me presentear, fica a dica!
Tenho uma lista dos meus desejos literários! Acho que todo mundo que é apaixonado por livros tem a sua.
No momento, busco um exemplar de "O Leitor", porque aquele que li é emprestado... =)

Até a próxima postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário