Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Uma curva na estrada: amor e perdão à prova

Estou tentando colocar o blog e minhas leituras em dia...

Às vezes, quando se busca o amor, primeiro é preciso encontrar o perdão. Dessa forma, somos convidados a conhecer a curva na estrada que separou Miles de sua esposa e primeiro amor Missy.


Perdoar é para os fortes e para os covardes. Dependendo da situação, julgamos de uma forma. Se há muita aceitação, sem luta, sem discussão, sem exposição de pontos de vista, sem novo acordo estabelecido, sem qualquer remendo causado... trata-se de covardia.

Perdoar um erro, uma falha, uma omissão, uma traição são atitudes comuns embora sejam surpreendentes do modo mais negativo. Difícil dizer como se sente a pessoa que perdoa e o perdoado. O desespero e culpa que carrega aquele que pecou, e o sofrimento e decepção daquele que perdoa.
E perdoar um assassino? O culpado por um tragédia? O responsável por um acidente?
Nesses casos, perdoar é uma tarefa tão desafiadora que não acredito que eu seja capaz.


Mas lembre-se de que perdoar não é esquecer. Posso ser nobre por perdoar, por outro lado não serei humana ao esquecer. Talvez seja mais uma característica que tenha herdado do meu pai e que faz parte de quem sou. Eu gosto das pessoas de graça, admiro e tenho orgulho de atitudes, sei reconhecer, não sou orgulhosa por mudar de opinião; porém não pise em falso em meu território, não simule intenções que não as tem; não seja o que não é; não faça por menos se pode ser melhor... Eu só espero de cada um o mínimo de reciprocidade do que ofereço... O contrário é perdoado certamente com o tempo; e a pessoa velada aos poucos dentro de mim.


Curva me faz pensar em obstáculo, em desvio, em mudança de direção.
Andar em linha reta é previsível demais, fácil, cansa, dá sono. Um amor em linha reta daria a sensação de infinito, de ampla visão, de estabilidade. Mas, quando uma curva aparece, é a hora de colocar o sentimento à prova, ou seja, hora de verificar se ambos estão preparados para mudar de ritmo  e encarar outra direção.


Miles não estava preparado. E, sem qualquer vínculo, acompanhamos a nova trajetória de um subxerife, cuja mulher fora atropelada e morrera sem qualquer socorro, sem que nada fosse feito e, pior, sem qualquer pista do culpado.

E o mais genial do livro é que o culpado pelo acidente se manifesta, diz o que sente, mostra a sua visão dos acontecimentos, conta como aconteceu, o que deixou de fazer, e os detalhes do que não havia para ser feito até não ter mais escolhas; afinal sua omissão foi uma escolha cujo preço pagou a longas prestações pela vida.

Junto de Miles, vamos nos apaixonar pelo filho tanto quanto ele, e pela professora (Sarah) que o faz reviver, repensar, reencontrar e resolver...


De certa forma, o livro propõe uma reflexão... O que você faria se estivesse no lugar de Miles?
E de Sarah?
Difícil supor...

Gostaria apenas de que o final fosse diferente, que Miles sustentasse sua decisão até o fim.
 No entanto é uma grande história.


FRASES SELECIONADAS...


"Onde de fato começa uma história? Na vida, são raros os inícios bem marcados, aqueles instantes dos quais um dia podemos dizer: 'Foi ali que tudo começou'. Mas às vezes o destino cruza nosso caminho e inicia uma sequência de acontecimentos que levam a um desfecho imprevisível."

"Uma coisa ela havia aprendido: a vida raramente segue nossos planos."

"Não queria mais chorar, mas os sonhos antigos demoram a morrer."

"Criança é criança, pouco importa de onde venha, sobretudo quando é pequena."

"Aquilo quase bastou para fazer com que sua vida parecesse valer a pena. Quase."

"Não tem problema ficar triste. Todo mundo fica triste de vez em quando."

"-Quer dizer que você arrasa corações?
- O meu coração é que foi arrasado."

(Gosto das 'tiradas', do senso de humor, das indiretas e da inteligência das breves conversas entre Miles e Sarah)

"Havia algo em seus olhos e em seu jeito de falar que refletia os desafios que enfrentara ao longo dos últimos anos."

"- Posso perguntar o que foi aquilo lá dentro?
- É uma longa história.
- As histórias geralmente são."

"Um pouco de mimo nunca fez mal a ninguém."

"As cidades grandes têm uma vibração, uma animação que não existe nas cidades pequenas.
Um lugarzinho tranquilo para relaxar no fim do dia, vistas agradáveis, alguns bons amigos. O que mais importa além disso?"

"- Você conseguiria se ver morando em um lugar como este?
- Para sempre, você quer dizer?
(...)
- Depende
- De quê?
- De qual seria minha razão para ficar.
As palavras dela ou eram um convite ou uma promessa."

"(...) Saboreava a sensação de segurança daqueles braços enquanto o resto do mundo seguia seu curso."

"Se não der certo por algum outro motivo, tudo bem, eu aguento. Mas não tenho forças para enfrentar de novo o que já enfrentei uma vez."

"- O que você quer, uma medalha?
- Para começar. Um troféu também seria bacana.
- E o que você acha que está segurando nesse exato momento?"

"Fui andando cada vez mais devagar, como se diminuir o passo pudesse aumentar as chances de um desfecho melhor."

- Preciso saber se você foi procurá-lo.
-Está querendo saber ou já sabe?
- Estou perguntando porque quero saber se você está disposto a mentir na minha cara."

" Sabia que se manter em silêncio era a melhor forma de obter uma versão não censurada dos acontecimentos."

"Quando você se olhar no espelho, quero que se lembre disso. E não quero que se esqueça nunca de tudo que tirou de mim. Você levou embora a pessoa que eu mais amava no mundo."

"Faça alguma coisa boa da vida, algo que não me leve a arrepender do que estou fazendo. Prometa isso para mim."

"Eu vou ficar bem, disse a si mesma. Aconteça o que acontecer, vou sair dessa, assim como já saí antes."
DEIXE SEU COMENTÁRIO...
Até a próxima postagem:







Nenhum comentário:

Postar um comentário