Páginas

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Do Milagre à Primeira Vista!

À Primeira Vista de Nicholas Sparks é a continuação de "O Milagre". Não sabia disso e, no início, tive a impressão de já conhecer aquele mundo que me apresentava... Gosto de reencontrar personagens, é como se reencontrasse pessoas que conheço de fato.


O livro começa exatamente onde acaba o outro, com  a gravidez de Lexie, considerada um milagre. O casal em questão é Lexie e Jeremy que vão ter que se adaptar a essa nova situação, mudando o rumo de suas vidas ao enfrentar um casamento, uma mudança, ciúmes, desconfiança, insegurança e uma gravidez problemática.

Jeremy confidencia muito dos problemas que vive ao seu amigo Alvin, o que faz refletir sobre amizade. É este seu amigo de infância que será responsável por uma grande decepção, de quem menos se espera.
O que se deve pensar é que nem todo mundo considera, pensa, sente ou vive uma amizade de igual forma. E não se deve chatear por isso, pois a troca, a reciprocidade virá por meio de outra pessoa que a julgue tão importante quanto você.

Há um trecho em que "Jeremy se pergunta quem ele seria se Lexie não tivesse entrado em sua vida."

Eu diria que ele seria um homem de sucesso no campo profissional, reconhecido, renomado, famoso, de brilhante e duradoura carreira. Mas seria um homem de coração vazio, sem conhecer o prazer pelas coisas simples, sem viver o amor em suas variadas conjugações. Ele não saberia o quanto vale a pena abrir mão de certas coisas em nome de um sentimento.
Jeremy, em outras palavras, não seria um homem completo sem Lexie.



Não é o melhor de Nicholas Sparks, mas é uma boa história para pensar em relacionamento, casamento, sacrifícios, convivência e fé.

E respondendo à pergunta da capa: Será que de fato é possível amar alguém a primeira vista?
A resposta é sim, um filho. Mas desse amor, eu nada sei dizer ainda...

MINHA ADORÁVEL E ADORADA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Embora não se permitisse ficar preso aos acontecimentos do passado, também não evitava pensar neles. Não podia apagar aquele capítulo da vida. (....) Apesar de às vezes desejar voltar o relógio do tempo e apagar todas as tristezas, sentia que, se o fizesse, a alegria também diminuiria."

"Ele não era ingênuo a ponto de acreditar que eles nunca discutiriam, nem ficariam zangados um com o outro, mas tinha certeza de que navegariam com sucesso pelas águas turbulentas, sempre percebendo, no final, que formavam um par perfeito. Na maior parte do tempo, a vida seria maravilhosa."

"(...) acreditava que teria sido bom para ambos se eles tivessem tido a chance, mesmo que pequena, de ser um casal comum."

"E sobre o que uma família conversa? Sobre a família, lógico! Alegrias, tragédias, decepções, sucessos... famílias unidas compartilham tudo."

"Não critique. É apenas um mundo diferente, só isso."

"As paixões de infância, mesmo na idade adulta, nunca são esquecidas com facilidade."

"Escrever não é como outros trabalhos. Não é como chegar ao escritório e executar algumas tarefas. Tem a ver com criatividade e ideias e, algumas vezes... bem, você não se sente criativo."

"Como caminhar num campo minado: é preciso conhecer alguém para saber por onde andar."

"A vida era assim mesmo. Sempre havia um mas."

"A confiança precisa ser conquistada? Ou é simplesmente uma questão de fé?"

"- Você mentiu e sabe disso. Isso já é ruim o bastante, mas não é a única coisa que machuca. O que dói mais é ver que você continua a negar."

"Eles poderiam ter vivido felizes para sempre, eu acho, mas o destino não quis."

"(...) as pessoas são muito observadoras por aqui. Não há muito a se fazer além de tentar adivinhar o que está acontecendo na vida dos outros."

"Os motivos das brigas entre um casal devem sempre permanecer entre os dois. (...) Todos os casais brigam. É disso que você tem de se lembrar."

"Quando as coisas ficam difíceis, você deve lembrar a si mesmo por que você se apaixonou por ela."

"O que está acontecendo com vocês, todo esse estresse em cima dos dois... isso se chama vida. E a vida tem uma tendência de pregar peças quando a gente menos espera."

"Quando achar que não pode piorar, perceberá que pode, sim. E quando julgar que não tem como melhorar, você verá que melhora."

"É isto que fazemos por aqui: nós nos sentamos e conversamos sobre os outros moradores. Descobrimos o que está acontecendo na vida deles, damos nossas opiniões, debatemos se outras pessoas envolvidas estão certas ou erradas e resolvemos os problemas de todo mundo - na privacidade de nossas casas. É claro que ninguém admite, mas fazemos isso. É uma espécie de estilo de vida."

"As crianças crescem e se tornam as pessoas que nasceram para ser."

"Ele não acreditava em um Deus que escolhia as preces, respondendo a algumas e ignorando outras, sem levar em conta o merecimento de cada um. Preferia acreditar em um Deus que abençoava todos os indivíduos com dons e habilidades e os colocava em um mundo imperfeito, pois só assim a fé seria testada e só assim seria verdadeiramente alcançada."

"Sempre é bom ter companhia. Principalmente quando nada parece dar certo."

"(...) quero que saiba que desejo passar o resto da minha vida ao seu lado, não importa o que o destino nos reserve nem aonde a vida nos leve."

"(...) um sorriso que quase esmagou o que sobrara de seu coração."

"Seu amor é maior que a quantidade de peixes no oceano e vai mais longe que a distância daqui até a lua."

"(...) ele aprendera que a ciência não tinha todas as respostas."


O  terceiro livro do ano já está aqui!




Nenhum comentário:

Postar um comentário