Páginas

sábado, 18 de dezembro de 2010

Livros e uma retrospectiva literária

Termino de ler mais um livro e tenho vontade de me expressar, de transmitir o que sinto e senti ao ler. Thrity Umrigar, é o nome da autora que nos faz viajar pelo mundo indiano, e nos faz pessoas apaixonadas por esse lugar.
Comecei a ler o livro ainda ouvindo o eco de Ronnie, Steve, Will: personagem presentes em "A Última Música" de Nicholas Sparks. E de repente as vozes ficaram longe, e passei a conviver com Frank, Ellie, Nandida, Ramesh, Prakash e Edna.
Fico triste porque, ao ler, convivemos com essas pessoas únicas, de um modo tão intenso que parece que as conhecemos tão bem, e de repente, a história termina e todos ficam fechados nesse livro lido.
Parece até brincadeira, mas, depois que termino um livro, não começo outro imediatamente. Fico numa espécie de luto pela despedida daqueles que compartilharam muitos dias comigo, que estavam agindo enquanto eu pedalava na academia, que diziam coisas maravilhosas e tocantes antes de eu dormir, que me surpreendiam enquanto eu tomava sol. Enfim, foram meus companheiros no mês de dezembro. Pelas atitudes de cada um encontrei respostas, ri com os comentários e conclusões, concordei com felicidade, concordei com tristeza, achei pensamentos brilhantes, até senti a dor que eles sentiram.
Sou sim uma devoradora de livros, e me sinto vazia ao terminar.
Queria me lembrar de todos os livros que li este ano para que pudesse fazer uma retrospectiva literária. Minha memória não ajuda muito, mas vou tentar fazer uma volta e comentar algo sobre cada um. Para o próximo ano, prometo anotar os livros lidos. Vou tentar deixar uma mensagem que tenha ficado em mim e colocar algumas frases que selecionei nos livros.


O livro nos faz refletir sobre perdas e ganhos, sobre causas e consequências, sobre luto, amor, recomeço, sobre fé, persistência e esperança.

"Mas eu sou melhor que o melhor. O melhoríssimo".

"A decepção deixava um gosto. Ela nunca soubera disso antes. Tinha o gosto leve e seco de cinzas."

"Você não tem que ser forte por mim.
Mas ele tinha. E fracassar nisso o fazia sentir ineficaz, menos másculo. Ele passou a palma da mão pelo rosto dela, limpando suas lágrimas, e percebeu a inutilidade do gesto enquanto o fazia. 'Sempre haverá mais lágrimas', pensou"

"Amar é nunca ter que pedir perdão"



O livro nos faz apaixonar pela paciência e compreensão de Steve, pelo jeito amigo de ser, pela forma como abre mão de suas paixões em nome de sua filha. Fala sobre encontros e despedidas em vários aspectos e sobre família, amor, união, perdão e fé.

"Ficar ao seu lado enquanto ele deixava este mundo foi um presente que ele lhe havia dado, apenas a ela, e ela jamais se esqueceria daquele momento solene e íntimo."

"A vida, entendeu, era bem parecida com uma música. No começo, há mistério, e no final confirmação, mas é no meio que reside a emoção e faz com que a coisa toda valha a pena."





Este livro foi um desafio. Ao começar temos a impressão de que Nunca vamos conclui-lo. Mas as histórias vão nos conduzindo e a sensação que tive e que estava correndo atrás daquelas crianças de um mundo para outro. E a paz pelo s encontros com Aslam, a certeza do caminho certo.

"Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo; mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores."

"Ouvir é obedecer."

"Quando se espera sozinho, o dia parece ter cem horas. Tinha muito em que pensar, é claro, mas pensar sozinho não faz o tempo andar mais depressa.



Luciana também é cultura, uma apaixonada por academia, fascinada por musculação, a força da mulher brasileira. Nesse aspecto brinco que sou muito macho.

Este livro nos faz compreender os treinos, os fatores que influenciam, a musculação feminina, mostra uma variedade de séries. Isso é tão somente para quem gosta.

"A finalidade da mulher ao praticar ginástica com pesos é adquirir músculos firmes e contornos arredondados, além da redução da fordura corporal."

"Determinação. Esta qualidade é que faz com que o atleta mude o seu estilo de vida."




Como uma apaixonada por Rubem Alves, esse é mais um livro delicioso de ser lido. Fala sobre tudo um pouco: vida e morte; velhice; memórias; reflexões; sentimentos; fé; tempo; relacionamentos; sexo; dias de hoje; linguagem; literatura, música; naturez; educação e sabores. É uma conversa gostosa, e por mais longa, parece que foi breve demais. A mesma sensação que temos diante de uma boa companhia. Nada melhor do que ele: Rubem Alves.

"As únicas pessoas resolvidas que conheço estão no cemitério."

"Cada momento de alegria, cada instante efêmero de beleza, cada minuto de amor, são razões suficientes para uma vida inteira. A beleza de um único momento vale a pena de todos os sofrimentos."

"O que eu desejo para mim é que as pessoas que me amam me amem como eu amo os meus cachorros"



Um livro para refletir, para concordar e discordar; como se fosse um bate papo muito gostoso.

"Escrevo sobre a morte, porque desejo a vida. e sobre a dor porque acredito na possível alegria. Falo das minhas preocupações porque tenho esperança; espreito a sombra porque acredito em alguma claridade que justifique o universo. Comento dramas familiares porque considero esse núcleo o nosso chão para sempre."

"Há que ter alguma coragem. Há que ter algum sonho correndo nas veias, e um grão de loucura faiscando na alma. Ou apenas desejo de viver a vida."

"É bom pensar que todos podemos mudar alguma coisa."


Várias histórias que por um motivo ou outro foram silenciadas. E a minha preferida é Adria.

"A Vida é como um mar, um mar enorme, a gente tem de se esforçar, buscar um objetivo, curtir as ondas, o vento, e nadar, ou afundar."

"Porque entre o sim e o não é só um sopro, entre o bom e o mau apenas um pensamento, entre a vida e a morte só um leve sacudir de panos - e a poeira do tempo, com todo o tempo que eu perdi, tudo recobre, tudo apaga, tudo torna tão simples e tão indiferente."

"Sei que fiz o que pude, todo mundo fez o que pôde. Mas não foi o bastante."


Quando leio um e gosto, quero todos. Eis mais um de Lya Luft.

"Perdas e ganhos dependem da perspectiva e possibilidades de quem vai tecendo a sua história."

"O essencial é que a estou vivendo seja a minha vida: não aquela que os outros, a sociedade, a mídia querem impor."

"Pouco me espanta. Quase nada me choca. Tudo me toca, me assombra e me comove."

"Por favor, não me peçam alegria sempre e sem trégua."

"Mas às vezes a gente tem de se permitir sofrer - ou permitir que o outro sofra."



Este livro surgiu em uma promoção, mas quando vi o título lembrei de um professor meu, que não me recordo o nome, mas ainda me lembro que ele falava Sponville, e adorava. Cheguei, na época, a tirar cópias de algumas páginas, e adorei ter lido todas as virtudes e ter compartilhado com Lê e Gi a beira da piscina, refletindo nas aplicações de tais frases em nossas vidas.

"A coragem não é um saber, mas uma decisão, não é uma opinião, mas um ato."

"Não são os justos que prevalecem; são os mais fortes, sempre."

"Tudo se amarra, e nos amarra, e nos atravessa."


Um livro muito bonito e triste. Conviver com Bruno, com suas mudanças e descobertas; um menino tão pequeno e corajoso, de opinião própria, inocente, amável, amigo, sensível e ousado. Uma lição.

"Temos que concordar em discordar."

"O problema da exploração é que você precisa saber se aquilo que encontrou valeu a pena ser encontrado. Algumas coisas estão lá, cuidando da própria vida, esperando para serem descobertas. Como a América. Outras coisas é melhor que deixemos em paz. Como um rato morto no fundo do armário."

"A guerra não é um assunto digno de conversa."

"Temos que procurar fazer o melhor de uma situação ruim."


Um livro curto, bonitinho, uma parábola para nossos sonhos, para a escolha de nossos caminhos, para mudanças. Fico brava apenas com a explicação final, como se ninguém fosse capaz de compreender a moral da história. Seria como ler uma fábula e, em seguida, ter vários exemplos que se encaixam naquela moral. Perde o valor para mim.
Mas enfim, um livro que distrai e com boas frases para se refletir.

"As pessoas querem que as coisas permaneçam inalteráveis. Acham que a mudança será ruim para elas."

"A mudança pode realmente levá-lo a um lugar novo e melhor, embora no momento que ele acontece você ache que não."

"Tudo depende daquilo em que escolhemos acreditar."

"Quem consegue se adaptar é recompensado."

Ainda tem mais.... Cheguei a julho!

Achei fantástico o título e foi assim que o adquiri. Uma história muito bonita que nos faz sentir raiva e compreender, e nos faz refletir, colocar no lugar da personagem e pensar nossas ações. Fala sobre caminhos que optamos, e que não podemos voltar atrás, sobre arrependimento e consequências de ações.

Fico devendo as frases, porque o livro está emprestado...

Este foi um livro pelo qual me apaixonei. Entrar nesse universo, nessa cultura japonesa, acompanhar a transformação de uma menina em mulher, acompanhar as opções, mudanças e loucuras de uma gueixa foi fascinante.

"As vezes sofremos adversidades só ao imaginar que adorável o mundo seria se nossos sonhos se realizassem."

"Como é curioso o que o futuro nos reserva. Tome cuidado para nunca esperar demais."

"Ninguém pode falar da dor enquanto ainda sofre."

"Mas eu poderia viver uma vida em que minhas esperanças tivessem morrido para sempre? Semanas a fio tentara me convencer de que podia. Mas podia mesmo?


Rubem Alves, meu favorito. Aqui vai mais um dele, da coleção"Um mundo num Grão de Areia, Um ceú numa flor silvestre", "O infinito na palma da sua mão" e até hoje não sei se existe o quarto para completar o verso de Willian Blake: "A Eternidade numa hora".

"Primeiro vem a vida, depois vem o pensar..."

"O sonho deseja transformar-se em matéria."

"Loucura é esquecer-de do destino."


 Bonequinha de Pano foi um livro que fiz pouco caso quando o tive nas mãos, depois quis roubá-lo para mim. Sabe aquela sensação que temos quando gostamos muito de alguma coisa, ai pensamos: eu preciso disso. Foi o que senti quando li este livro. Uma história fofa, linda, que coincide com muitos fatos da vida de uma menina.

"A boneca é o tempo de duração da menina! O dia em que a menina acaba... acaba a boneca!"

"Boneca que enfeita não é boneca. É estátua!"


Esse livro eu encontrei numa oferta da Saraiva. Paguei menos que cinco reais. Não me conformei. Um livro engraçado, cheio de frases muito boas acompanhado de imagens relacionadas.

"Aos olhos dele, você será sempre bela e charmosa. Ele será uma pessoa ao lado da qual você poderá envelhecer, graciosamente ou não (isto vai depender apenas de vocês). Uma pessoa capaz de revelar a você a exata sensação do amor verdadeiro. Esta não é uma simples fantasia de verão, é a realidade. E, quer saber? Você merece!No fim das contas a festa é sua! Aproveite!"

E eu tinha me esquecido, isso porque julguei como o melhor livro!

Um livro que dispensa comentários. Escutei  Liesel por muito tempo, e que coisa mais linda o amor dela pelo Hans Hubermann... E eu diria que a frase estampada no livro diz mais que minhas palavras: Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler.

"O coração humano é uma linha, ao passo que p meu é um círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa. A consequência disso é que estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejosua feiúra e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas."

"A lágrima era feita de amizade."

"Mas, em certas situações, a gente aceita o que consegue."

Arrumando minhas bagunças aqui, acabo de achar mais um livro lido em 2010:

Ganhei da minha mãe este livro enigmático. Lembro da vontade que ela tinha de ler, e o tio que não permitia. Isso porque as pessoas que leem criam asas e podem voar por qualquer lugar... E Florece voou.

"Não podia entregar-me às palavras que flutuavam diante dos meus olhos, e na minha cabeça e desconcentrar-me do meu destino."

"Mas também jamais alguém me disse que ter uma vida secreta seria fácil."

"Assim, a única maneira de julgar o tempo era pelo virar das páginas, pelo meu ritmo de leitura."




Totalizando 18 livros. Acho que foi o ano em que mais li, e foi o ano que senti esse amor no grau mais louco: uma apaixonada pelas histórias, uma companheira fiel dos livros!
Espero que por meio das frases e do meu curto depoimento possa despertar em vc, leitor ou leitura do meu blog, a vontade de ler algumas das obras com quem vivi neste ano de 2010.  

Como posso dizer que esse ano não valeu a pena se conheci personagens fascinantes, incríveis e inesquecíveis?!? Se algo não deu certo na vida, se algum plano não saiu como planejado, outras histórias foram brilhantes e tiveram sucesso. Por outro lado, o que não foi conquistado na vida, também não o foi em outras histórias escritas. Assim é a vida, assim são as histórias escritas por nós e por outros.

Pretendo ainda ler A Cabana para fechar este ano!

"Ler é sonhar pela mão de outrem."
Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Querida Lu, você é uma mulher perfeita. Punto e basta. E pingue-se o ponto.

    ResponderExcluir
  2. hahahaha Obrigada! Vc é meu seguidor e eu sou sua fã! Bjão

    ResponderExcluir