Páginas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ah o capeletti....

Final de ano, árvores de natal, luzes, enfeites, panetones, uvas, ameixas, nozes, castanhas, são tantas coisas, mas nada é tão esperado quanto o capeletti. Para as pessoas pode parecer comum, mas para mim Natal faz lembrar capeletti na casa do Tio Paulo...
Não sou muito ligada a visitas familiares, o que minha mãe não admite. Mas para isso, existe ela e meu irmão, ficam com a parte burocrática. Mas Natal é obrigação, virou lei, e quando você faz mais de uma vez uma coisa, torna-se costume, e não há nada que desfaça.
Então o ritual de Natal é esse: almoço na casa do Tio. Todos os anos esperamos para ver os presentes das meninas, sempre algo de última geração; vejo quanto cresceram, pois é minha visita anual; ajudo na cozinha, até lavo ou seco a louça se for preciso. Além disso, tiramos muitas fotos, e até essas são típicas.... as poses de todos os anos, sempre recheadas de risadas. Trata-se realmente de um encontro feliz.



E, como todo momento feliz, ele é efêmero, assim também é o momento capeletti. Espera-se o ano todo para saborear o prato, todos pegam um pouco e você não come rápido. Almoço em casa de gente granfina, como dizia a Bilia, comemos devagar, não vamos com sede ao pote. Então conversamos, sorrimos, tiramos fotos, conversamos, rezamos (não nessa ordem exatamente), e, depois de um tempo, se foi o capeletti do prato. Repetir? Só um pouco, porque no recipiente não tem muito. Desse modo, você pega dois ou três e logo já trocaram de prato, já chegou o lombo, tender, arroz e o capeletti se despede.
Mas esse ano foi diferente, tinha muito capeletti e de quebra ganhamos mais para fazer em casa. E Lombriga de pobre não pode esperar: uma que a geladeira não congela e outra que não se deve esperar. Domingo, no almoço, lá estava ele: o capeletti, encoberto por um molho vermelho, mas era ele, o autêntico serrano, prestes a ser saboreado pela segunda vez ao ano.
Ao Tio Paulo agradeço pelo almoço de Natal e pelo brilhante capeletti, que é o acontecimento único no ano e sempre muito gostoso capaz de ser inesquecível por mais um ano que virá.

















Até o próximo capeletti!

8 comentários:

  1. Anna Beatriz Scachetti14 de janeiro de 2011 às 19:28

    Oi Lu! Adorei essa postagem!!!!!!
    Beijoss!!!!
    Anninha

    ResponderExcluir
  2. Ah que bom!!! Fico feliz!
    Vc deveria fazer um blog tbém!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, desculpe, não deu para postar mais cedoo!!!
    Adorei a postagem do capeletti, e como diz a postagem: até o próximo capeletti

    Bjsssss
    ♥Lelê♥

    ResponderExcluir
  4. hahahah Que bom que vc gostou, Lê!
    Até a próxima!
    Bjão

    ResponderExcluir
  5. Oiie,
    Teu blog é D++!
    Adorooo vc!
    Larissa e Daniella

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas... Obrigada...
    Com a volta às aulas, acabei deixando o blog meio de lado e criando o de vocÊs. Mas logo coloco alguma coisa nova por aqui.
    Tbem adoro vocÊs!
    Bjão

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir