Páginas

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Retrospectiva Literária 2019

2019 não foi um ano de muitas leituras, e fiquei um pouco desapontada comigo mesma, pois quebrei um ritmo de leitura de em média 18 livros por ano. Li praticamente metade disso...

(Descobri que o livro Eu sou o Mensageiro não constou em 2018, porque não tinha sido concluído, e não entrou na lista de 2019 também)


Quais minhas justificativas? 

Primeiro, porque troquei meu fiel companheiro por um companheiro de carne, osso e Kombi (não uma Kombi qualquer, mas uma Jagerkombi de Jagermeister) e viajei muito com ele para eventos. Mesmo levando os exemplares comigo, não dava muito tempo para ler.

Segundo, pelos dois cargos de professora do Ensino Fundamental II com aulas de Redação. No tempo livre que tinha à noite, não podia me dar ao luxo de ler um livro, quando tinha blocos de redações para corrigir. Então, os textos dos meus alunos passaram a ser minhas leituras antes de dormir...
Mas tudo na vida são escolhas não é mesmo?

2020 está aí, um ano novinho para ser vivido, um ano todo para novas leituras, novas histórias e novos romances.
Que ele venha com tudo, e nos surpreenda na melhor forma, sempre.

Então vamos à Retrospectiva Literário 2019 com trechos do livro como reflexão ou conselho. Há o link das postagens do livro com exceção de dois exemplares.


1. O MAIS BONITO


"Desconfio que a maioria das pessoas carrega uma pergunta persistente: E se eu tivesse feito o que meu coração mandou? E não há como saber realmente a resposta. Afinal, uma vida não passa de uma série de pequenas vidas, vividas um dia por vez, e cada um desses dias invariavelmente envolve escolhas e consequências. Pedacinho por pedacinho, essas decisões ajudam a formar a pessoa que nos tornamos."





"A vida continua. Há muitos peixes no mar."



3. O MELHOR SUSPENSE


"Há inúmeros santos que não têm nada a ver com a Igreja e praticamente não têm nenhum conhecimento de Deus. Mas dizem que Deus anda com essas pessoas sem que elas se deem conta disso. Você é uma dessas pessoas. É uma honra conhecê-lo."



4. OUTRA CULTURA




"A vida é feita de escolhas. Algumas vezes, acertamos, outras, erramos. Eu acho que, seja qual for a decisão, certa ou errada, deve vir do coração, de nossa própria certeza, e não ser consequência do medo. Na realidade, essa é a verdadeira coragem."

5. UMA LEITURA DESCONTRAÍDA

"As pessoas esquecem que têm opções. E esquecem que, na realidade, essas coisas não importam. Elas deviam se concentrar no que possuem e não no que não possuem."


6. UM NOVO OLHAR

"Escolha suas batalhas."


"Se desfaça da preguiça, 
do medo, da covardia
Se encante pela chance
de viver um novo dia
Se ame e seja amor
Se apaixone, por favor,
Se queira e queira bem,
Se pegue e desapegue
Se agite, desassossegue
E se acalme também.


8. BUSCA DE CONHECIMENTO

"Se tendes o amor, tendes tudo o que se pode desejar sobre a Terra."

"Perdoar os inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar aos amigos é dar-lhes uma prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se tornou melhor."

9. UM LIVRO CINZA

"Enquanto ainda há um sol tão brilhante, um céu sem nuvens e tão azul, e enquanto me é dado ver e viver tamanha beleza, não devo ficar triste."

10. UM LIVRO BIOGRÁFICO


"O amor pode tanto libertar quanto resgatar um homem. Amar é uma das melhores razões que podem existir para viver."



Porque eu tardo, mas não falho...
Ainda aproveitando as merecidas férias
Em breve, nova postagem com a primeira
leitura de 2020 - em busca de conhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário