Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Eu sou o Mensageiro - Markus Zusak

Quem virou o livro comigo foi "Eu sou mensageiro", nada menos que Markus Zusak, autor de "A menina que roubava livros".


Muita gente compara, o que acho ignorância... Cada livro é uma história, tem uma proposta, faz um convite diferente.

Eu sou o mensageiro é um livro de suspense, de leitura fácil, é o cotidiano, a simplicidade, a vida real. 
A história é contada por Ed Kennedy, um cidadão comum, taxista, que tem uma vida pacata, vive sozinho, com seu cachorro Porteiro, tem poucos amigos, e foi escolhido para receber mensagens enigmáticas em cartas de baralho. Cada naipe é uma surpresa, um desafio, uma proposta diferente. Além de desvendar as pessoas envolvidas nas cartas, precisa saber o que fazer por elas.


Dessa forma, a vida de Ed Kennedy passa a ser algo mais significativo. Os dias não mais se arrastam,e ele passa a viver um dia de cada vez, somando essas novas experiências e se tornando, assim, um homem melhor.


O livro traz uma linda mensagem no final, de que qualquer um pode fazer algo pelo outro, seja ele quem for. Acho que foi uma boa escolha para finalizar o ano e iniciar 2019. Vale muito a leitura.

Como Ed, também queremos saber quem é o responsável pelo envio das cartas. Cabe ao leitor desvendar este último mistério no final para compreender a mensagem, o romance.


"Eu não sou o mensageiro.
Eu sou a mensagem."

E tiro o chapéu para as construções de imagens, a forma com que Markus Zusak se expressa, como diz de forma diferente, não usando vocabulário diferenciado, mas a construção...Na seleção tem vários trechos exemplificando.

SELEÇÃO DE TRECHOS...


"É impressionante o que a gente consegue com enrolação e caô. Quando a razão falha, o diabo ajuda."

"Você já percebeu que os idiotas têm uma porção de amigos?"
(Eu tenho poucos, logo... kkkkkk)


"É engraçado que sempre que a gente vê alguém longe, tudo parece sem som."
(Verdade.)

"Parecem que as manhãs bateram palmas. 
Pra me acordar"
(Porque eu gosto muito da forma com que ele narra, como fala das coisas mais banais.)

"Agora estou deitado na cama, engolido pela noite."
(Bela imagem... Perturbadora. Veja a escolha das palavras.)

"Olhei pro banco do passageiro. Estava cheio de vazio."
(Mais uma vez! A escrita é sensacional.)

"Seus olhos me avisam mais do que a boca."

"E pare de se preocupar tanto com a vida. Vai se divertir, tá?"

"Quero pegar este mundo, e pela primeira vez tenho a sensação de que posso fazer isso."


"Deus sabe que o mundo exige muito da gente."


"(...) Suas palavras suaves vêm mancando na minha direção."

(Ah... a escolha das palavras, as imagens...)

"Neste país, só tem uma coisa que pode arrastar uma multidão, sem sombra de dúvida. Sabe o que é? Cerveja. Cerveja de graça."


"Há inúmeros santos que não têm nada a ver com a Igreja e praticamente não têm nenhum conhecimento de Deus. Mas dizem que Deus anda com essas pessoas sem que elas se deem conta disso. Você é uma dessas pessoas. É uma honra conhecê-lo."


"Percebo que nada pertence mais a ela, e ela pertence a tudo."


"Ele está ocupado demais com o cheira-cheira e o fuça-fuça aleatórios de sempre."

(Doguinhos)

"Quando riem, dá pra ver o mundo em seus olhos."


"Não se trata de palavras. O negócio aqui é outro: luzinhas brilhantes e pequenas coisas que são grandes."


"Às vezes as pessoas são bonitas.

Não pela aparência física.
Nem pelo que dizem.
Só pelo que são."

"As coisas são como têm que ser."


"Deixei minhas digitais no mundo, mesmo que pequenas."


"Nem precisei perguntar se ela queria. Tem algumas coisas que já sei."


"Não aceito nenhum bebida em restaurantes, porque acho que posso comprar bebida em qualquer outro lugar, estou aqui, isso sim, pela comida que não sei nem posso cozinhar."


"Minha primeira recordação é de quando eu tinha quatro anos e meu pai me levou de cavalinho nos ombros. Isso foi quando o mundo não era tão grande e dava pra eu ver todos os lugares. Quando meu pai era herói e não humano."


"O céu está todo estrelado, dando uma baita vida à noite, e, quando me deixo e olho pra cima, fico até perdido. Tenho a sensação de que estou caindo, só que pra cima, no abismo do céu sobre mim."

(Está vendo o que eu digo?! Isso é Markus Zusak.)

"Uma mulher tem que viver."

"Você ainda tá aqui e ainda vai estar aqui daqui a  anos."

(Tão eu...)

"- Obrigado. Eu tava precisando mesmo de um sorvete.

- Às vezes todo mundo precisa."

"Estou sobrevivendo. Às vezes isso só já basta."


"Quero que alguém diga algumas palavras no meu velório.

Mas acho que isso significa que o cara precisa de vida em sua vida."

"É a pessoa que conta, não o lugar. Se você tivesse saído daqui, teria sido a mesma em qualquer outro canto. Se um dia eu sair deste lugar... Vou tentar primeiro ser uma pessoa melhor aqui."


"O medo é a rua.

O medo é cada passo.
A escuridão aumenta na estrada, e eu começo."

"Só quando olho pros nossos pés é que me dou conta de que na verdade não estamos indo a lugar nenhum. É o mundo que se move."


"É inegável como a verdade pode ser brutal às vezes. Só dá pra admirá-la. Geralmente passamos a vida acreditando em nós mesmos. 'Eu tô bem.', dizemos. 'Tá tudo bem.' Mas às vezes a verdade pega no pé e não tem santo que a faça desgrudar. É aí que percebemos que às vezes ela nem chega a ser uma resposta, mas sim uma pergunta. Mesmo agora, estou aqui pensando até que ponto minha vida é convincente.

(Para refletir...)

"- Só tem uma coisa que eu quero.
- O que é?
- Querer."

"Foi isso que escolhi fazer.

Mas é isso que você quer?"

"É esquisito eu estar tão sério e pensativo na véspera de Ano Novo. Acho que este ano não estou muito no clima de comemoração. Parte disso se deve ao fato de eu estar pensando no meu velho, que não está mais aqui pra este tipo de celebração."


"Nunca deixe nada no varal quando o sol nascer no Ano Novo."


"Sua expressão sangra."


"Geralmente a gente discute pra mostrar nossa amizade."


"As pessoas estão sempre vindo e partindo. Quando conseguem fazer uma grana, saltam fora, se mudam pra um lugar melhor. Quando se dão mal, se mudam pra um outro lugar tão ruim quanto este pra tentar a sorte em outras bandas."


"Você já alongou as pernas ou tocou nos dedos dos pés e tentou pra cacete? É esta a sensação que os dias e as semanas estão causando agora."


"E se um cara como você consegue fazer o que você fez por toda essa gente, talvez todo mundo consiga. Talvez todos possam superar seus próprios limites de capacidade."


"É claro que você é real. É real quando você participa."


"- O que eu faço agora?

- Continue vivendo."
(Uma boa dica, um bom conselho.)


E assim damos início ao próspero ano de 2019.
Que possamos ser melhores, que a leitura nos 
permita viajar e conhecer pessoas incríveis.
Até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário