Páginas

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A Erva do Diabo

O primeiro livro que concluí em 2018 foi, sem dúvida, um bem esquisito: A Erva do Diabo. Dei uma pesquisada no Skoob em meio à leitura e encontrei depoimentos de pessoas que amaram e que odiaram a obra. Infelizmente, fico com a segunda opção.


Respeito quem leu e gostou, mas, na minha opinião, trata-se de um livro totalmente parado, uma viagem... Talvez tenha me faltado conhecimento para compreender melhor... Pensei em abandonar a leitura... e fiquei entre duas vertentes: cair na maldição do livro não lido ou na crença de que há tanto livro bom, que não devemos perder tempo com um que não nos agrada.

Deixá-lo de lado me faria sentir que teria falhado como leitora, que não poderia dar meu ponto de vista... Fiquei esperando a grande sacada.... alguma luz na história... Então empurrei a leitura até o final e agora estou livre. 

Quem compartilha do mesmo ponto de vista concordará que há a história - parte 1 - Os ensinamentos - com os diálogos com o tal Dom Juan, o qual me irritava, porque não havia qualquer explicação... tudo muito vago. Depois, na parte dois - Uma análise estrutural: é a explicação do que aconteceu (o que, na minha opinião, não aconteceu), e por fim os apêndices que seria uma recapitulação do que foi explicado.... Me parece uma tentativa de explicar a história, as descobertas, como se o leitor não tivesse entendido, como se precisasse de um esquema, resumo, detalhamento maior. Pareceu-me um livro de estudo, cuja matéria era desconhecida para mim.

Depois disso, mereço um livro lindo, uma história de verdade. 
Não recomendo A ERVA DO DIABO! (também, com um nome desse...Do Diabo mesmo!!!)

SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Para mim só existe percorrer os caminhos que tenham coração, qualquer caminho que tenha coração. Ali viajo, e o único desafio que vale é atravessá-lo em toda a sua extensão."

"Nada era dado de presente, e tudo o que se tinha que aprender tinha que ser aprendido com dificuldade."

"Quando você tem medo, vê as coisas de modo diferente."

"Aprender por conversas era não só uma perda de tempo, também uma estupidez, pois aprender era a tarefa mais difícil que o homem poderia empreender."

"Eu esperava que ele me fornecesse todas as informações. Se tivesse feito isso, disse ele, eu nunca teria aprendido."


"Cada vez que o homem resolve aprender, ele tem de trabalhar duro."

"O homem só vive para aprender. E se aprende é porque é essa a natureza de seu destino, para melhor ou para pior."

"- O que é uma vida verdadeira?
- Uma vida vivida com propósito, uma vida forte e boa."

"As palavras eram um eco distante. Lembravam as recordações esquecidas da infância."

"O único mundo possível para você é o mundo dos homens, e esse mundo você não pode resolver largar. É um homem!"

"Só existe um único mundo para nós. Somos homens, e temos de seguir o mundo dos homens com satisfação."


Até a próxima postagem!
Graças a Deus ainda é férias!
AMOOOOOOOOOOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário