Páginas

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O Outro

Acredito que O OUTRO foi o primeiro livro que li em um dia. Não é algo que gosto de fazer... prefiro saborear os capítulos... Mas não consigo tomar sol sem uma boa história.
Eu o comprei quando fui com os alunos visitar a EPTV em Varginha e passamos no shopping. O que me chamou a atenção foi ser o mesmo autor de O Leitor (um dos livros mais lindos que já li e o perdi com todas as marcações - mesmo que não fosse meu de fato).

A história é de certa forma amarga e envolvente. Conta a história de um homem cuja esposa morrera, e ele recebe uma carta direcionada a ela de outro homem. Sem ter qualquer explicação, o marido vai tentar compreender onde foi que tudo isso começou, quem seria o amante, o que tiveram juntos e chega a pensar onde foi que o casamento deles falhara.

Ela não está mais ali para dar qualquer satisfação. O marido responde dizendo que ela morrera, o que o amante interpreta como se sua amada estivesse dizendo que não existia mais para ele, como se tivesse seguido sua vida. E assim, começam a trocar correspondências. O marido usa o típico discurso da mulher que resolveu retomar seu casamento e desistir dessa aventura, enquanto o outro relembra momentos e mostra que nunca a esquecera.

Ao ler, ficamos vendo até que ponto ele vai adiante com essa loucura. Eles se encontram, sem que o outro saiba que aquele é o marido enganado; e aos poucos a história é revelada. 

É de tirar ao chapéu ao escritor pelo enredo simples, direto, envolvente.... No final, é como se tivéssemos um mal-estar, porque sentimos o sabor da traição, da decepção e engolimos a mágoa de, como ele, não ter com quem dividir. Ficamos sem respostas, sem saber se o casamento que eles tiveram fora mesmo um fracasso, onde foi que ele errou, em que momento ela desistiu da aventura, o que teria passado pela cabeça da mulher, como seguiu seu rumo, como ficou seu coração. Só temos um lado da história, ou dois, contando com o amante. 

Vale a leitura! São apenas 95 páginas... para quem não gosta de longos romances...  Além disso, diz que o livro deu origem ao filme O Amante. Fica a dica! 


PEQUENA SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Existe o pecado da vida não vivida, do amor não amado."
"O fim de um jogo já é o início do próximo."

"Ela ficou com você porque o amava, amava-o mesmo nos dias ruins mais do que amou a mim nos dias bons."

"Dera-lhe tudo o que ele fora capaz de receber."



Com o blog em dia,
que continue a leitura...






Nenhum comentário:

Postar um comentário