Páginas

sábado, 11 de julho de 2015

A primeira luz da manhã

Mais um livro vindo da Bienal de uma autora que conheço, gosto e admiro: Thrity Umrigar, a qual escreveu - A distância entre nós, O tamanho do céu, Um lugar para todos, A doçura do mundo... Já li cada um e tenho todos, sempre tristes demais, dramáticos, de um enredo sofrido. Meu preferido é, sem dúvida, A distância entre nós.

O exemplar que encontrei em uma banca foi "A primeira luz da manhã"... Peguei pela autora, pelo preço, mas não sabia que se tratava de um livro autobiográfico. Não tenho em meu repertório muitas biografias, mas devo dizer que li com prazer a vida de Thrity Umrigar.
No cenário indiano, Thrity é uma pessoa sensível, que sofre com a pobreza que a cerca, tem uma mãe áspera, de quem reprova as atitudes, um pai amoroso feito do mesmo material humano que ela, e uma tia solteira que a ama incondicionalmente.

Vamos conhecendo a rebeldia da adolescente, passamos com ela a perda do tio (momento mais triste do livro), seu crescimento, amadurecimento e a busca pelo sonho de ser alguém longe dali, de ser uma profissional valorizada, de enfrentar os obstáculos para chegar onde ela deseja.

A primeira luz da manhã, que dá nome ao livro, trata-se da forma carinhosa com que seu tio a chamava. Quem espera um enredo semelhante aos livros escritos por Thrity, este é sem grandes surpresas, reviravoltas e dramas... 
Há, em cada página, um olhar sensível para a realidade de Bombaim, das pessoas, dos familiares e dela mesma.


SELEÇÃO DE TRECHOS...


"Quando a vida se mostra inexprimivelmente difícil e triste, alguns acendem velas, outros procuram uma igreja, mas há outros que se voltam para a magia dos livros."

"Para todo o sempre o amor seria um prêmio a ser ganho com a luta, algo digno de ser almejado, difícil, mas também promissor, como a religião, como falar com Deus."

"Somos responsáveis por aqueles que amamos, e, se abdicamos dessa responsabilidade, não podemos afirmar que amamos."

"Não quero que meus olhos reflitam a dor que sinto."

"Se quer escrever um bom poema, leia bons poetas."


"Se fiz escolhas ruins, também posso desfazê-las."




"Não gosto nem tenho medo das mesmas coisas que vocês amam ou temem. E isso me torna diferente."

"Essa mulher merece herdar o mundo."


"Tudo que aprendi foi da maneira mais difícil, por tentativa e erro. Mesmo que você se esqueça de 85 por cento de tudo o que lhe digo, os 15 por cento restantes vão ajudá-la quando ficar mais velha. Por isso repito as mesmas coisas milhões de vezes, como um disco arranhado."


"É assim que vai ser quando ele morrer- vocês sentirão que ele está próximo o bastante para ser tocado, mas mesmo assim não poderão alcançá-lo."


"Lutar com a lua. E perder. Acabar de mãos vazias. Não sou mais criança. Não vou chorar. (...) Haverá tempo para chorar mais tarde."


"O mundo parece de repente um lugar grande demais para navegar."




"Permiti a mim mesma desejar o impossível."

"(...) Onde foi que aprendi a sonhar se não em seu colo? Onde foi que aprendi que a felicidade não é um palavrão se não com as suas tentativas corajosas, embora vãs, de alcançá-la?"


"O sol me recebe num abraço cálido. Hoje ele brilha apenas para mim. Sinto-me dourada."


"Voe o mais alto que achar que pode e que quer."


"Cada geração deve ir mais longe e voar mais alto que a anterior."





"Não existe vergonha em tentar alguma coisa e mudar de ideia. Isso não é fracasso."


"Jamais me deixe esquecer este momento, sussurro para o mar. Jamais me deixe esquecer quanto sou amada."


"Escolhi este caminho, criei-o do nada, usando apenas a imaginação. Agora, chegou a hora de trilhá-lo."


"Você nunca está longe, porque vai viver na minha pele."



Até a próxima postagem...
E livrai nos do mal... Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário