Páginas

sexta-feira, 24 de julho de 2015

A hora da verdade

A Hora da Verdade de Pedro Bandeira, como já afirmei em postagens anteriores, trata-se de um livro sugerido por meio de um curso online no site da Olimpíada de Português.


Li com a intenção de trabalhá-lo em sala de aula, devido ao enredo que envolve o ambiente escolar, a faixa etária adolescente, além de ser escrito por um autor de renome e por estar vinculado a obras famosas clássicas - Otelo e Dom Casmurro.


Não acredito que seja um livro muito adequado para ser trabalhado em sala de aula, pela postura das personagens. Iara e Adele são amigas inseparáveis, até que Adele começa a namorar o ex-namorado da amiga. A partir desse momento, movida por um obsessão, Iara faz de tudo para destruir o relacionamento - joga sujo, mente, simula e manipula as pessoas.

Embora exista uma reviravolta, uma lição de moral, acredito que o livro, de algum modo, acaba sugerindo situações que não são legais. 



Mas não podemos ignorar que o livro tem seus aspectos positivos: aborda o racismo, a noção de equipe, o valor das amizades, a aceitação da perda... É de fácil leitura, envolvente... Vamos seguindo os capítulos, acompanhando os planos mirabolantes de nossa protagonista, queremos ver do que ela é capaz, quando será desmascarada e de que forma...


Compará-lo aos clássicos já acredito que seja um pouco pretensioso. É preciso ter muito conhecimento das obras, fato que foge, por exemplo, dos adolescentes de modo geral... Concordo que, quanto à temática, há semelhança, como teria por exemplo qualquer história de amor proibido com Romeu e Julieta.

Posso estar enganada, mas não pretendo trabalhá-lo em sala de aula e imagino que muitos professores concordem com meu ponto de vista pelos motivos abordados.
Acho importante, na escolha do livro, pensar nos valores que estamos trabalhando, o que queremos dizer com aquela obra, qual a intenção, com que propósito (além do prazer de ler) o que vem a acrescentar, a agregar para a faixa etária em questão.

Fora do ambiente escolar, vale como leitura prazerosa, desde que o caráter e os valores já tenham sido bem formados.
O livro vem com algumas ilustrações em preto e branco de  Renato Alarcão que dão um toque especial ao exemplar.

Livro lido é livro postado e comentado!

SELEÇÃO DE TRECHOS...


" Você disse fim como final de cinema, mas o mocinho e a mocinha não se beijaram no final..."

"Correu para o quatro e entrou atrás de si."

"Naquele momento, quem a observasse também haveria de achar errada a engenharia humana que teria criado apenas as pernas como alternativa de fuga. Para fugir, bastariam certas expressões do olhar."



"Nem todos neste mundo podem ser amigos e nem todos os amigos merecem confiança."

"Palavras! As palavras não servem para quem está sofrendo. Nunca ouvi dizer que um coração machucado pode ser tratado pelo ouvido."

"Nada disse e tudo dizia com aquele olhar."

"Não há amor quando a consequência é a dor e o sofrimento."

"Não há a lamentar, só a aprender."

"Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente."

"Ela cerrou os olhos. Tinha de lutar contra as lembranças amargas. Ele estava ali, para ajudá-la a adoçar o futuro."



Até a próxima postagem
Férias, eu te quero bem!
Dias melhores...




6 comentários: