Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Se eu ficar...

Foi a semana do saco cheio que me permitiu que começasse a ler meus exemplares adquiridos na Bienal do Livro em São Paulo... E comecei com "Se eu Ficar", título que nos rendeu várias risadas, pensando nas possibilidades... e se....

O livro é uma delícia de ser lido, embora nos faça ficar com o coração na mão, durante toda a leitura, com exceção dos trechos em que o humor de Mia, nossa protagonista, aparece e nos faz até esquecer da situação complicada em que se encontra.

Ela, uma adolescente cheia de dúvidas, inseguranças, com talento musical, descobrindo o amor,  com uma vida inteira pela frente, de repente sofre, nas primeiras páginas, um acidente, perdendo todos de sua família: pai, mãe e irmão.


Porém, ela é a única sobrevivente que conta a história, da UTI do hospital, enquanto está inconsciente para o mundo real, mas completamente lúcida, consciente do que está acontecendo ao seu redor.


Há uma transição entre entre passado e presente, a fim de explicar a importância das pessoas e de certos momentos em sua vidas, como sua paixão pelo violoncelo, seu relacionamento com os pais que são tão diferentes dela, o amor incondicional pelo irmão Teddy, sua grande amiga Kim e seu primeiro amor Adam... Isso sem contar dos avós doces que ela tem.


O livro faz pensar, se realmente as pessoas que estão nessa situação entre a vida e a morte têm consciência do que está acontecendo, mostrando a importância da visita nesse momento, o quanto as motiva e as faz pensar em ficar...

Não acredito que seja da pessoa a decisão entre ficar ou partir, acredito mesmo na vontade de Deus, na famosa frase: foi chegada a hora. Isso explica o fato de não morrerem algumas pessoas em tragédias horríveis e de tantas outras mortes por motivos tão banais...

Passamos o livro inteiro, segurando na mão de Mia, esperando uma reação, ouvindo o recado de tantas pessoas e refletindo se, nessas condições, se ela pudesse decidir por ficar, se valeria... Emocionante ouvir e chorar com o avô que diz que compreende se ela decidir seguir viagem... junto dos seus tão queridos.


Trata-se de um tema delicado que nos tira o chão... Perder alguém é sempre difícil, às vezes chega a ser uma dor insuportável, dependendo do grau de relacionamento que foi construído com aquele que cumpriu um ciclo novo, e nos impede de ir também...

Porém, o livro trata desse tema com doçura, leveza e humor, que é a forma com que acredito que a vida deva ser encarada de fato.

E o melhor de tudo, e que a história tem continuação, tem filme... Há muito a saborear...e depois dividir aqui.


MINHA SELEÇÃO DE TRECHOS... E SUA TAMBÉM

"-Como a gente consegue acabar com o nervosismo?
- Nós não conseguimos. Apenas aprendemos a lidar com ele. E aguentamos firme."


"Vista-se com aquilo que te faz sentir bem. Assim você estará vestida para o que vier."



"Túmulo: o lugar para onde você vai quando as coisas não estão dando mais certo."


"As pessoas acreditam no que querem acreditar."


"Queria poder abraçá-la. Agradecê-la por estar sempre um passo à frente do que eu preciso."


"Um beijo não é um relacionamento."


"-Tudo que eu preciso é de um segundo.
- Por quê?
- Mostrar a ela que estou aqui. Que ainda há alguém aqui."


"Se você jogar com alguém ruim, vai acabar perdendo, errando tacadas ou perdendo saques, mas se jogar com um bom adversário, começa a dominar o jogo e logo começa a executar tacadas surpreendentes."



"Não tenha medo. As mulheres podem suportar o pior tipo de dor. Você vai descobrir isso um dia."



"Só acho que os funerais são como a própria morte. Você pode ter os seus  desejos e planos, mas, no final das contas, nada está sob o seu controle."


"Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil."



"Fico pensando se toda pessoa que está prestes a morrer tem que decidir entre ficar ou partir."

(Creio que não, ou meu pai nunca teria ido...)


"Mas o que foi aquilo?

E que som é esse que estou ouvindo?
É apenas a minha vida
Assoviando no meu ouvido
E quando olho para trás
Tudo parece menor do que a vida
Do jeito que tem sido há tanto tempo
Desde ontem à noite

Agora estou indo embora
A qualquer hora posso partir
Acho que você vai perceber
Acho que você vai se perguntar o que deu errado
Não estou escolhendo
Só estou fugindo da luta
E isso foi decidido há muito tempo
Desde ontem à noite."

"Xadrez era trabalho demais para um jogo simples."

"Às vezes você faz escolhas na vida e outras, as escolhas vêm até você."

"O quase não importa. É preciso encarar a situação real, do jeito que ela se apresenta no momento presente."

"A vida pode fazer vocês dois tomarem rumos diferentes. Mas cabe a cada um de vocês escolher que caminho quer seguir."




"Aposto que ele vai ser uma pessoa mais forte diante das situações difíceis por causa do que ela perdeu hoje. Sinto que quando se passa por uma situação como essa, você se torna meio que invencível."

"E, de repente,  tudo que preciso é segurar a mão dele mais do que já precisei de qualquer outra coisa na vida. Não apenas sentir que ele segura a minha mão, mas segurar a dele também."

Vale a pena ler com certeza!
Até a próxima postagem sobre um livro
adorável que já foi lido, que vale tanto quanto esse!


Nenhum comentário:

Postar um comentário