Páginas

domingo, 5 de outubro de 2014

"O Julgamento de Gabriel" em julgamento

Nunca demorei tanto para terminar um livro. E não preciso me justificar para não me tornar repetitiva, uma vez que todos sabem como esse ano tem sido corrido trabalhando (e bem) em dois turnos. Se eu soubesse fazer algo mais ou menos, tudo seria tão mais fácil.... Mas não seria eu.

Terminei o livro neste final de semana, e me sinto livre, leve. Afinal qualquer julgamento nos coloca em uma situação delicada e tensa, sendo protagonistas, testemunhas ou apenas observadores ativos como leitores.


No decorrer do livro, junto com Julia, desconfiei do sentimento de Gabriel, de sua autenticidade. Acredito que, no primeiro livro, era um homem palpável, real. Neste segundo, já acho que ele fala demais, embora tenha umas respostas de tirar o fôlego.

Há quem diga que não gosto de final feliz... meus alunos mesmos, desde os pequenos do sexto ano até os que passaram por mim até o nono dizem que gosto da tragédia. Na verdade, acho o final feliz tão previsível como o Era uma vez...

Na minha opinião, é um livro morno, enquanto "O Inferno de Gabriel", o primeiro da trilogia, é muito mais envolvente.

No entanto, vale a pena conhecer Gabriel nessa segunda fase, analisar suas atitudes diante das acusações. Confesso, que fui me desapegando a ele e torci até para o amigo Paul, que me parecia tão fiel, amigo, companheiro e sempre ligado em Júlia, apesar de qualquer distância.

Temos ainda a Redenção de Gabriel, que pode ser surpreendente...
No momento, vou dar sequência a outras leituras, mas pretendo finalizar a trilogia.


Quando termino  a leitura ou durante o processo faço a pesquisa dos termos desconhecidos, sejam eles quais forem... Pesquiso as músicas citadas também, elementos da cultura, cidades, poemas, quadros. Esse livro é um "prato cheio" para a pesquisa. Fico feliz por realizar essa etapa. Sinto que o finalizei por completo, mas nada me agrada mais que fazer a seleção de trechos. É meu toque especial.
Agora o livro, depois de postado, pode ocupar um lugar na prateleira.


SELEÇÃO DE TRECHOS... (A melhor parte!)


"Fazer amor muda as coisas entre um homem e uma mulher."

"Ninguém pode remover as marcas de dentro de você."

"Você só vai me perder se deixar de me amar."

"Até um viciado merece um pouco de gentileza. (...) São Francisco era incondicional em sua caridade. Ele dava a qualquer um que pedisse."

"Não somos perfeitos, mas podemos ser felizes."



"Tomara que você não espere até ser tarde demais."

"Deus não é mau... Nós é que somos. Todos queremos saber de onde vem o mal e por que o mundo está cheio dele. Por que ninguém se pergunta de onde vem o bem?"

"-Sinto muito.
- Isso não é o suficiente."

"Suas promessas são vazias se não forem acompanhadas de honestidade."

"- Também te amo. Muito mais do que deveria, tenho certeza. Mas não sei amá-la de outra forma. (...) Então que Deus tenha piedade de nós."

"Gostaria de ter conhecido você a vida toda. Gostaria que tudo tivesse sido diferente."

"(...) Nós nunca vamos ser iguais. Você é melhor do que eu."

"Já passei da idade de xingar os outros, quer eles mereçam ou não. Não estamos mais no jardim da infância."




"Nenhum relacionamento é cem por cento recíproco. Às vezes, quando casais tentam dividir tudo igualmente, descobrem que a relação deles não é uma parceria, mas um exaustivo exercício de contabilidade."

"A prudência é a melhor parte da coragem."

"Você não tem o direito de tomar decisões por mim! A vida é minha e os sonhos são meus."

"Olhando o álbum de fotografias, ela soube que o amaria para sempre."

"Eu sei que você me amou. Só não entendo por que não me amou o suficiente para ficar."

"(...) Estava na hora de fazer algo diferente. Algo mais corajoso."



"Algumas coisas não podem ser colocadas em palavras. Algumas coisas desafiam a própria linguagem."

"Eu não vou embora; não quando tenho motivo para ficar."

"Saber a verdade e querê-la para si são duas coisas completamente diferentes."

"Com ele, seu coração iria se curar. Mas, se o escolhesse, estaria se contentando com o bom em detrimento do excepcional."

"Ela era doçura e luz, gentileza e bondade, e a recompensa ardente e arrebatadora de todas as suas buscas e fascínios mundanos. Mas não era sua."

"É uma longa história. E só você pode me dizer como ela termina."

"Um acordo é uma promessa."

"Nós éramos um casal. Deveríamos ter feito as coisas juntos."

"Adormecer nos seus braços novamente me fez lembrar que eu era apenas metade de uma pessoa na sua ausência."




"As escolhas mais óbvias na vida nem sempre são corretas."

"Eu o rejeitei, não porque não fosse ter uma boa vida com ele, mas porque ele não era você."

"A questão é: para onde vamos a partir de agora?"

"Conheço você. Não é o tipo de mulher que coloque seu corpo onde seu coração não esteja."

"Amarei você para sempre, quer você me ame ou não. Este é o meu Paraíso. E o meu Inferno."

"Não esperem demais. A vida dá voltas inesperadas, e nem sempre temos tanto tempo quanto achamos ter."

"Você não deveria se contentar com nada menos do que o melhor."

"Quando toco você, quando olho nos seus olhos, vejo nossa história juntos."



Até a próxima postagem...
Com a semana do saco cheio, pretendo investir em minhas leituras!



Nenhum comentário:

Postar um comentário