Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Paulo Coelho: O vencedor está só

Terminei de ler mais um livro do Paulo Coelho: "O vencedor nunca está só."
Que presente mais gostoso... Uma história totalmente diferente da linha de outros que já li... Sem caminho de Santiago, bruxas, rituais, sem um enredo de certa forma previsível...




Fiquei pensando no motivo que teria feito Paulo Coelho escrever esse livro. Talvez tenha sido apenas imaginação, mas pensei se talvez ele não fosse fruto de uma frustração por não ter suas obras transformadas em filmes famosos, como tantos escritores... Talvez seja um protesto...

Seja como for, vamos à analise da obra...

Igor é o vencedor, um homem que conseguiu conquistar tudo que desejava, e foi além disso. Não nascera rico. Ambicioso, tornou-se milionário. 
Um homem de negócios, importante, de respeito, sabia a importância de sua posição na sociedade. E é nesse ponto que ele irá mostrar o quanto a vida dessas pessoas é vazia.

No decorrer do livro, somos convidados a conhecer diversas histórias: de uma modelo, uma atriz, um produtor, um estilista... Todos almejando uma estrada de sucesso e dispostos a sacrifícios em nome da fama. A loucura é tanto que a pessoa se desfaz e se constrói, deixa-se moldar até trocar o nome para que tenha chance nesse mundo das celebridades.

Por outro lado, temos as celebridades que são apenas fachadas, que simulam felicidade, têm tudo de material, mas estão sozinhas e vazias. Não tem sequer princípios. 
Vão às festas mais badaladas, estão com as pessoas mais cobiçadas, aos eventos mais esperados, viagens, iates, luxo e glamour, mas não têm mais sonhos e dificilmente encontram alguém de verdade para desfrutar de tudo que conquistaram. Isso porque as aproximações muitas vezes são apenas um interesse ou uma ameça...

E Igor, por enlouquecer em busca de ter sempre mais e mais, acabou deixando a esposa de lado, permitindo um espaço para outro homem. Dessa forma, o vencedor ficou sozinho.



Inconformado por perder, ele é capaz de destruir vários mundos a fim de que sua ex-mulher note o recado dado. 
Sim, um serial killer... 

Fiquei tensa ao ler, intrigada e adorei refletir sobre esse mundo, sobre os valores dessas pessoas, o preço alto que as celebridades têm de pagar para chegarem em um nível tão alto e os sacrifícios feitos para que se mantenham nas alturas.

Fiquei confusa com o final... O que teria acontecido com Igor... Mas parece que compreendi em seguida.



O livro é dividido de hora em hora... Devo dizer que achei interessante, porque dava para imaginar o que poderia acontecer quando estivesse escurecendo... 
Mas são muitos acontecimentos durante um dia praticamente.

"O vencedor está só" acredito que seja a pessoa que têm tudo e deixa de sonhar, e se deixa para trás. Ela faz qualquer coisa para vencer, mas, nesse podium, não há ninguém autêntico, nenhum amigo é capaz de acompanhar, porque é cada um por si.

Afinal, em qualquer competição, quem corta a linha de chegada está sozinho mesmo, senão não seria o vencedor. Se alguém estivesse por perto, seria uma ameaça à vitória e juntos chega a ser praticamente impossível. Não há empate...



Assim é esse mundo das celebridades... parece repleto de vantagens, mas é apenas uma aparência que é sustentada, quando o interior está vazio ou devastado.

Vale a pena ler!


SELEÇÃO DE TRECHOS

"O caminho é suspeito. O resultado é incerto."

"Moda é apenas uma meneira de dizer: eu pertenço ao seu mundo. Uso o mesmo uniforme do seu exército."

"A única espécie da natureza que não comete um adultério é uma ameba." (kkkkkkkkkk)

"Quando as pessoas começam a refletir sobre as decisões que precisam tomar, geralmente terminam desistindo - é preciso muita coragem para dar determinados passos."

"Eles desejam ser atores para que não precisem representar a si mesmos."

"As pessoas nunca estão satisfeitas com nada. Se têm pouco, querem muito. Se têm muito, querem ainda mais. Se têm ainda mais, desejam ser felizes com pouco, mas são incapazes de fazer qualquer esforço nesse sentido."



"Você jamais poderá fugir das duas presenças mais importantes na vida de qualquer ser humano: Deus e a morte."

"O nome faz com quem alguém se transforme em um indivíduo único e especial, com passado e futuro, ascendentes e possíveis descendentes, conquistas e derrotas. As pessoas são os seus nomes, se orgulham deles, o repetem milhares de vezes no curso de uma vida, e se identificam com aquelas palavras."

"Diante do julgamento final, Deus perguntará apenas: Você amou enquanto estava vivo? A essência é essa: a capacidade de amar."

"É necessário amar, porque somos amados por Deus. É necessária a consciência da morte, para entender bem a vida. É necessário lutar para crescer. Finalmente, é necessário aceitar que nossa alma - embora seja eterna - está neste momento presa na teia do tempo, com suas oportunidades e limitações."

"Transformações acontecem justamente nesses momentos de crise."


"Tente o impossível. Não comece por baixo, porque embaixo você já está. Suba rapidamente, antes que tirem a escada. Se tiver medo, faça uma prece, mas siga adiante."




"Não basta para um escritor ou músico desenvolver algo de qualidade, é preciso que sua obra não termine mofando na estante ou na gaveta.

É preciso vi-si-bi-li-da-de."

"Não tem mais nada a perder, exceto a paciência."


"Não se vende o lugar que Deus nos encarregou de cuidar neste mundo."


"As cicatrizes que esse período deixara seriam as medalhas de uma luta travada em nome da fé e dos sonhos. Afinal de contas, o ser humano havia nascido para amar e conviver com a pessoa amada."


"Quando a sociedade não age para acabar com o crime, o homem tem todo direito de fazer aquilo que julga mais correto."


"Se você acredita na vitória, a vitória acredita em você."




"Quero lutar até onde for possível, embora saiba que estou quase no limite de minhas possibilidades.


"Outra parte do meu coração me dizia que estava sendo recompensada porque não desisti, fiz uma escolha, e fui até o final da luta."


"A única maneira de sobreviver é entendendo que a alma sofre, e sofre muito, quando a obrigamos a viver superficialmente. A alma gosta de coisas belas e profundas."


"Sabia que estava na direção correta - que é sempre a direção contrária."


"Bendito aquele que consegue dar aos seus filhos asas e raízes"

Provérbio árabe

"As pessoas só dão valor a algo quando têm a oportunidade de duvidar se irão ou não conseguir o que desejam."


"O planeta é, foi e será sempre mais forte que nós. Não podemos destruí-lo; se ultrapassarmos determinada fronteira, ele se encarregará de nos eliminar por completo da sua superfície, e continuará existindo."





"O mundo sempre foi, e sempre continuará sendo complicado."


"Teriam tempo de cuidar do jardim, ler, ir ao cinema, fazer as coisas simples com que todo mundo sonha, as únicas coisas capazes de preencher a vida de qualquer indivíduo sobre a face da terra."


"Só descobrimos que um plano está errado quando vamos até as últimas consequências. Ou quando Deus misericordioso nos guia em outra direção."


"- Mas é o seu futuro!

- Justamente. É o meu futuro, e não o seu!"
(Boa resposta, quando alguém aparece dando palpite... kkkkk)

"Jamais poderia voltar a ser quem era antes. Não havia uma porta de saída."


"Não se pode ganhar sempre."




"Contratos são para advogados discutirem enquanto ganham dinheiro."


"O sucesso escraviza ao mesmo tempo em que vicia."


"Ninguém chega até o início dos degraus sem antes ter escalado muitas montanhas na vida."


"Às vezes o caminho só se mostra quando a pessoa começa a andar."

"A dignidade de um homem não é medida pelas pessoas que tem em torno de si quando está no ápice do sucesso, mas pela capacidade de não esquecer as mãos que se estenderam quando mais precisava."


"A vida tem muitas maneiras de testar a vontade de uma pessoa; ou fazendo com que não aconteça nada, ou fazendo com que tudo aconteça ao mesmo tempo."


"Chegou ao topo da montanha: ou faz um esforço extra ou é derrubada pelo vento."


"Se querem ser criativos, esqueçam um pouco que são experientes."


"Quando se está diante de um túnel sem saída, a melhor coisa é deixar seu pensamento passear um pouco, enquanto o inconsciente trabalha."


"Suas decisões foram tomadas com coragem, desprendimento, e às vezes com uma certa dose de loucura - não aquela que destrói, mas a que leva o ser humano a dar passos além de seus próprios limites."




"A partir do momento em que elegemos um caminho, os outros desaparecem."

"Se um dos homens mais desejados do mundo quer estar ao meu lado, sou melhor do que eu mesma penso."


"As palavras mais importantes em todas as línguas são palavras pequenas. 'Sim', por exemplo. Ou 'amor'. Ou 'Deus'. São palavras que saem com facilidade e preenchem espaços vazios em nosso mundo."


"Sei que o amor só é capaz de viver em liberdade, mas quem lhe disse que sou escrava de alguém? Sou escrava apenas do meu coração, e neste caso o fardo é suave, e o peso é inexistente."


"Me entreguei a uma aventura que parecia impossível, aguentando sem reclamar todas as consequências."


"Eles se esqueceram que ainda existe um mundo inteiro para conquistar, porque...

...porque se acostumaram."


Agora o ano começou de fato, de volta ao trabalho...
Jornada dupla de trabalho. Diferente, desafiador...
Professora em tempo integral...
Há quem diga que não vou aguentar.
Não é fácil. Fato.
Mas não digam que não sou capaz!
O tempo de leitura está um pouco comprometido,
mas é só uma questão de adaptação...
Mudança de hábitos!
Até a próxima postagem:















Nenhum comentário:

Postar um comentário