Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Uma Longa Jornada

Acredito que quando gostamos de um autor, o livro já tem grande chance de ser um sucesso. É assim que acontece com Nicholas Sparks! Que capacidade de escrever, de nos envolver com suas histórias. É sempre um prazer entregar à leitura de seus livros e não foi diferente com Uma Longa Jornada.



E pensar que Sparks teve seus primeiros livros recusados, e que seu sonho era ser atleta de alta competição e um acidente o impediu. Mas Deus sabe o que faz, e o que tinha reservado a ele era ser um escritor de renome, cujas obras sempre atingem milhões de vendas.

Gosto de ler sobre a vida dele e dos autores dos livros que leio... e vou mencionar algumas informações retiradas do livro Diário de uma Paixão em uma parte intitulada Nicholas Sparks sobre Nicholas Sparks. Leio tudo, até agradecimentos, acho bonito a forma como fazem a referência, destacam determinadas pessoas...




Nicholas nasceu no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, sobreviveu à escola primária e no ensino médio apresentou progresso. Diz que seu cérebro acordou aos 14 anos. Entregou-se ao atletismo, quebrou recordes, ganhou até uma bolsa integral devido ao seu desempenho. Porém, depois de quebrar o recorde em uma prova de revezamento, teve problemas com seu tendão de Aquiles. Um golpe baixo. E foi nesse momento, quando reclamava, que sua mãe falou para que fizesse algo. E quando questionou o que faria, a mãe disse para que escrevesse um livro.

Ali nascia um escritor. Seu primeiro livro, a Passagem, jamais foi publicado. Ele diz que está em seu cemitério literário. Depois escreveu "Os Assassinos Reais", um livro mais bem escrito, mas também arquivado com várias cartas de recusa das Editoras.
Então muita coisa aconteceu: casamento, filhos, empregos variados, dívidas imensas, superação até que escreveu Diário de uma Paixão e foi, finalmente, aceito no mundo literário.

Mas agora vamos ao último exemplar... Uma longa Jornada. Foi meu último livro (19º) de 2013, mas não tive tempo de postar.
Devo dizer que amei a capa, embora meu mundo não seja ligado a essa atmosfera...

O livro segue duas linhas: a história de Ira, um senhor de idade apaixonado; e a de Luke, um jovem peão. Demora praticamente o livro todo para que haja uma ligação entre as histórias, e asseguro que é emocionante e inesperado. Quando acho que vou descobrir o desfecho, lembro que estou lendo Nicholas Sparks, e ele não é nada previsível.




Luke é um peão que ama o que faz. Cuida da fazenda junto da mãe e participa de rodeios a fim de ganhar prêmios para ajudar no orçamento. O problema é que já tivera um acidente gravíssimo, e lida com todo o trauma e contraria os médicos, a mãe e até a ele mesmo e se entrega às montarias novamente.

Isso permite que conheça Sophia, uma linda menina, estudiosa que está separando do namorado e tentando uma vida nova. Não precisamos dizer que é com Luke que ela vai recomeçar.

Paralelamente a isso, Ira conta sua história de amor com a esposa falecida. Ele sofre um acidente e passa o livro todo esperando socorro, mas conta com a "presença" angelical de Ruth que o faz sobreviver e superar a situação adversa. (Acredite, durante o livro inteiro ele fica pendurado na neve... kkkk)



E qual a ligação entre as duas histórias? Não vou contar o ponto em que elas se tocam, mas vou comentar das semelhanças entre eles.
São dois casais, de gerações diferentes, completamente apaixonados. Pode-se pensar que Ira será o futuro de Luke, mostrando que o amor é o sentimento mais intenso e profundo de todos os tempos. É o amor que é capaz de construir e de sobreviver, mesmo sem a pessoa amada.  É devido a ele que Ira se mantém vivo, e é por ele que Sophia se atreve a viver em um mundo diferente....

O que o livro faz pensar...

Até onde vale a pena arriscar? O que você seria capaz de fazer por amor ou o que você não seria capaz de fazer por amar?

Uma jornada é a vida de cada um, que inclui as escolhas, sorte, persistência, fé, destino... E, nesse trajeto, encontramos surpresas, imprevistos, decepções, realizações, obstáculos, superação, desejos, impossibilidades... Enfim, a vida é cheia de detalhes que nos desafiam. Essa é o grande prazer de viver. A jornada é para qualquer um... Mas um longa jornada só é possível com amor.


SELEÇÃO DE TRECHOS


"Confie nas pessoas até que elas lhe deem motivo para não confiar. E depois nunca fique de costas para elas."


"Eu não preciso evitar você. Eu quero evitar."


"Vencera por falta de opção, mas às vezes era assim que as coisas aconteciam."


"Se alguém tivesse perguntado, eu teria dito que minha história não valia o tempo necessário para ouvi-la."



"A Lua emprestadava um brilho prateado ao mundo."


"A questão é que as pessoas quase nunca entendem que nada é exatamente como pensam que será."


"Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos."


"Ainda não sei porque ela me escolheu. Ela era excepcional; eu era mediano, um homem cuja maior realização na vida foi amá-la sem limites, e isso nunca mudará."


"Cada pintura me lembra um capítulo de nossa vida. Não há nada mais preciso para mim. Isso é tudo que resta da esposa que amei mais que a própria vida. Continuarei a contemplar as obras e me lembrar dela até não poder fazer mais isso."


"Entendo que o amor e a tragédia andam de mãos dadas, porque não podem existir sozinhos, mas ainda assim me pergunto se a troca é justa."



"Não tenho as respostas e não posso lhe dizer como tudo isso vai terminar."


"Respirou fundo, desejando que o tempo pudesse parar. Ou pelo menos passar mais devagar."


"Neve: abraço branco do inverno."


"A experiência me ensinou que o destino às vezes é cruel e nem mesmo uma boa dose de esperança é suficiente."


"Eu não podia prever o futuro, mas quem pode? Não sei o que esperava dos anos que ainda nos restavam juntos. Presumi que continuaríamos como sempre fomos, porque essa era a única vida que eu conhecera."


"Todos podem ter um dia ruim."


"Sempre fui um sobrevivente, um homem que ri diante da morte e cospe na cara do destino. Não tenho medo de nada, nem da dor."


"Não se esqueça que amei um homem que correspondeu ao meu amor e esse é o maior presente que eu podia ter esperado receber."


"Quero que você sorria ao pensar em mim. E em seu sorriso, viverei para sempre."



"Se nós não tivéssemos nos conhecido, acho que eu teria compreendido que minha vida não estava completa. E teria perambulado pelo mundo à sua procura, mesmo se não soubesse o que estava buscando."


"Se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe paraíso sem você."


"Quando penso no passado, há muito que lembrar. Tivemos aventuras não foi? Essas palavras são suas, não minhas, porque é assim que você sempre descreveu nossa vida juntos."


"Se isso é importante para você, eu não perderia por nada no mundo."


(...) Nossas opiniões, nossos pensamentos e nossos sentimentos, tudo que experimentamos, não precisam nos definir para sempre."


"Que tal apenas esperarmos um pouco e ver para onde a vida nos leva?"



Até a próxima postagem.
Espero que tenha tanto sucesso como
Fala sério, professor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário