Páginas

domingo, 30 de dezembro de 2012

O Diário de um mago: o caminho

Mais um livro de Paulo Coelho, "O Diário de um Mago", que veio sob forma de presente de amigo secreto de um amigo muito especial do qual sou madrinha de casamento, João Paulo Fraga.

Na verdade, ganhei um kit que continha: 

* o livro em questão
* um leque decorativo
* uma samambaia
* 2 dvds: Lendas da Paixão e Um amor para recordar

Sendo professor da escola em que trabalho, temos uma convivência diária, e fica muito fácil me presentear, já que sou muito transparente naquilo que gosto ou não. Mas é preciso ser bom observador para acertar tanto...

Paulo Coelho se tornou parte do meu lado místico, gosto de ler o que tem a dizer, e este é um dos exemplares mais famosos que eu não havia lido ainda...

O leque faz parte da minha paixão pelo mundo oriental, que marca a decoração de meu quarto e corresponde à tatuagem que carrego nas costas: uma gueixa!

A samambaia é uma longa história!
Uma vez falei que, como eu não iria casar, via-me lendo livros e cuidando de uma samambaia...  Eis meu presente que está na sala de casa!

Os dvds... Lendas da Paixão é um filme que assisti milhares de vezes, pois tinha gravado em fita ainda... Uma paixão antiga... Tenho em um caderno as frases do filme, pois achava que um dia poderia usá-las, como: "Coisas não ditas e não feitas entre nós." Ainda não revi, e quando o fizer, merecerá uma postagem!

Já "Um amor para recordar" representa meu amor pelos livros  de Nicholas Sparks que são transformados em lindos filmes... 

Dizem que "O Diário de um Mago" é o melhor livro de Paulo Coelho, mas não sei se acho... Lógico que adoro muitos trechos e meu livro é todo grifado, além do que há uma grande quantidade de frases postadas em minha seleção...

Trata-se da viagem de Paulo Coelho para Santiago de Compostela, em que ele deve encontrar sua espada. Para alcançá-la, passa por inúmeras provações, conhecendo seus limites, praticando algumas atividades da Tradição que vão ajudá-lo a manter a calma, tranquilidade e a certeza de seus passos. Tais práticas são descritas no livros como atividades que podem ser feitas. Confesso que fiquei com medo de algumas, que nem cheguei a lê-las inteiramente... Mas há umas interessantes! Muitas relacionadas com energia, o que acredito que sejam possíveis... Mas não me atrevo!



Uma delas diz que toda vez que você tiver um pensamento negativo, deve fi ncar a unha do indicador na raiz da unha do polegar; outra de olhar as sombras a fim de encontrar soluções erradas para seu problema até encontrar a que dará certo.

Muitas vezes Paulo acha um absurdo ter largado tudo para percorrer esse caminho, mas não desiste.
Faz pensar em nossos sonhos... na caminhada até eles. Quantas vezes achamos que estamos indo longe demais, que estamos sozinhos, que não vamos aguentar até o final. Cada um deve travar suas batalhas, e se for mesmo de coração, se tiver essa certeza, não há como dar errado no final. Pode até demorar, mas há de acontecer!

"Poucos aceitaram o fardo da própria vitória: a maioria desistiu dos sonhos quando eles se tornaram possíveis. Recusaram-se a combater o Bom Combate porque não sabiam o que fazer com a própria felicidade, estavam por demais presos às coisas do mundo."


Portanto, sonhe, não tenha medo de viver aquilo que acredita; não desista, siga em frente, passe por desafios que acredita a princípio que não vai ser capaz, torne-se mais forte a cada passo e seja digno de sua conquista!

"Não existe nenhum pecado em ser feliz."




SELEÇÃO DE TRECHOS


"A gente não precisa subir uma montanha para saber se ela é alta."

"O barco está mais seguro quando está no porto, mas não foi para isto que foram construídos os barcos."

"A maneira de se corrigir o pecado é andando sempre em frente, adaptando-se às situações novas."

"A única coisa que fiz foi utilizar rotas diferentes."

"Quando se viaja em direção a um objetivo é muito importante prestar atenção no Caminho. O Caminho sempre nos ensina a melhor maneira de chegar e nos enriquece enquanto estamos caminhando."

"Tudo é permitido, menos interromper uma manifestação de amor. Quando isto acontece, quem tentou destruir é obrigado a reconstruir."

"O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor  nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater."


"O primeiro sintoma de que estamos matando nossos sonhos é a falta de tempo. O segundo (...) são nossas certezas, porque não queremos olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida, passamos a nos julgar sábios, justos e corretos no pouco que pedimos da existência. (...) O terceiro sintoma é a paz. A vida passa a ser uma tarde de domingo, sem nos pedir grandes coisas e sem exigir mais do que queremos dar."

"Vemos sempre o melhor caminho a seguir, mas só andamos pelo caminho que estamos acostumados."

"De todas as maneiras que o homem encontrou para fazer mal a si mesmo, a pior delas foi o Amor. Estamos sempre sofrendo por alguém que não nos ama, por alguém que nos deixou, por alguém que não quer nos deixar. Se estamos solteiros é porque ninguém nos quer, se estamos casados, transformamos o casamento em escravidão."

"Temos sempre que buscar uma recompensa."

"Não existe religião que seja capaz de juntar todas as estrelas, porque se isso acontecesse, o Universo se tornaria um gigantesco espaço vazio e perderia a sua razão de existir. Cada estrela - e cada homem - tem seu espaço e suas características especiais."

"Sabemos o que queremos e vamos atingir se insistirmos, mas o tempo para chegar ao objetivo depende da ajuda de Deus."

"Assim é. As coisas nesta vida duram muito pouco."

"(...) Existe algo que está além dos desejos e de você mesmo. A faísca divina. O que as pessoas chamam de sorte."

"Seja gentil. Aceite um elogio que você merece."

"Uma ameaça não pode provocar nada se não é aceita. Atacar ou fugir fazem parte da luta. O que não faz parte é ficar paralisado de medo."

"O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Por isso, e apenas por isso, tenho um profundo respeito pela raça humana, e acredito que seu futuro será muito melhor do que seu presente. Mesmo sabendo que seus dias estão contados e tudo irá se acabar quando menos espera, ele faz da vida uma luta digna de um ser eterno. O que as pessoas chamam de vaidade - deixar obras, filhos, fazer com que seu nome não seja esquecido - eu considero a máxima expressão da dignidade humana."

"A Morte (....) ali estava ela, dizendo que, quando me pegasse nas mãos para viajarmos até outros mundos, eu não devia carregar comigo o maior pecado de todos: o Arrependimento."

"Tudo o que você aprendeu até agora só tem sentido se aplicado a alguma coisa. (...) A sabedoria só tem valor se puder ajudar o homem a vencer algum obstáculo."



"Cada um tem uma maneira de ver a vida, de conviver com as dificuldades e com as conquistas. Ensinar é mostrar que é possível. Aprender é tornar possível a si mesmo."

"Esta história não podia se repetir sempre - eu precisava vencer naquele dia."

"Ele tinha um propósito muito mais nobre: o amor de uma mulher. E este ideal fez com que vencesse todos os combates."

"Este é o momento mais difícil na vida de um homem. Quando ele vê o Bom Combate e se sente incapaz de mudar de vida e partir para a luta. (...) Estou falando de um ato de vontade, um desejo concreto de lugar contra tudo aquilo que não lhe deixa satisfeito no seu dia a dia."

"Fugir da luta é o pior que pode nos acontecer. É pior do que perder a luta, porque na derrota sempre podemos aprender alguma coisa, mas na fuga tudo o que conseguimos é declarar  a vitória de nosso Inimigo."

"O segredo é o seguinte: você só pode aprender quando ensinar."

"A cidade despertava para suas horas de trabalho, de amores sofridos, de sonhos distantes e de contas a pagar."


"Acostume-se a sorrir e terminará alegre."

"Eu voltava a acreditar em milagres e nas coisas impossíveis que o homem é capaz de conseguir na sua vida diária. Os altos cumes que me cercavam pareciam dizer que só estavam ali para desafiar o homem. E que o homem só existia para aceitar a honra deste desafio."

"Se eu me esforçasse como havia me esforçado, talvez conseguisse um dia entender que as pessoas sempre chegam na hora exata aos lugares onde estão sendo esperadas."



O ano termina e é válido pensar no nosso caminho, nos sonhos, no amor!
Renovar nossas energias, fé e esperança para caminhar ainda mais em busca daquilo que desejamos!
FELIZ 2013!

Nenhum comentário:

Postar um comentário