Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Escolha: Nicholas Sparks!

Quando olho para o mais recente livro que concluí: A Escolha, eu penso sempre a mesma coisa: Eu sinto falta de Travis Parker.
Trata-se de mais um exemplar de Nicholas Sparks, e não tem o que falar, quando você gosta de um autor, já começa o livro sabendo que será uma grande história, e se apaixonar por qualquer que seja a personagem é uma questão certa. E a minha paixão neste exemplar é por Travis Parker!


Tenho a sensação de ler a vida e convicções de uma pessoa que já conheço há tempos e me divirto...
Ele é um rapaz solteiro, que aproveita a vida. Você sente com ele o ar da liberdade, quando fala das viagens, dos amigos que frequentam sua casa. Sem um relacionamento estável, parece que ele brinca o tempo todo e da forma mais gostosa. É um tio adorável da criançada, um amigo acolhedor, um homem que tem as mais inteligentes respostas, daqueles cuja companhia é a melhor do mundo, e tem, além de tudo, uma irmã indescritível, tão engraçada, alto-astral e preguiçosa, que se parece com ele, que o completa como pessoa e família.
 Impossível não se identificar com alguma das facetas dessas personagens que se apresentam a cada capítulo e não desejar que saiam dos livros e passem a  viver aqui, do lado de cá...
As personagens são tão mais autênticas do que as que conheço na realidade... uma pena...

O livro é uma grande companhia mesmo, e influencia nossa vida. É um relacionamento engraçado, se tudo vai bem na história, parece que ficamos bem; mas, se algo sai errado, tomamos esse problema como se fosse nosso. E quando o romance chega ao fim, deixa um imenso vazio... e nos sentimos mais sozinhos do que estávamos antes de tê-lo iniciado...

A ESCOLHA é dividida em duas partes. A primeira eu chamaria de descoberta, que ocorre quando Gabby conhece Travis. E ao ler, sinto que sou eu ali, nas decisões e indecisões, nas aventuras e nos pensamentos.
Estou nos olhos dela quando o observa, estou na garupa da moto quando se atreve a dar uma volta, estou encostando os pés nas águas do mar quando voa de parapente, estou na escolha de Gabby.
Trata-se de uma parte deliciosa da qual temos sede de leitura.

A segunda parte eu nomearia... provação?! Sim, creio que são os momentos em que será colocado em xeque o amor entre essas duas pessoas, que vai colocar em pauta de modo central a pergunta: até onde devemos ir em nome do amor?
Já esta parte eu diria que é lida com dificuldade, coração apertado, agonia....


O amor em si já é uma escolha, seja ela racional ou fruto de qualquer loucura. Quando você ama alguém, você automaticamente escolhe não amar, da mesma forma, outras pessoas.
Todos os acontecimentos do livro são marcados por escolhas, e nenhuma delas é fácil: mudar de cidade, deixar os pais, seguir uma carreira, optar por um lugar de trabalho, terminar um namoro, iniciar outro, dar um rumo à vida, e até mesmo esperar, decidir entre a vida e a morte, ter ou não esperanças....

No começo, já há indícios de que haverá algum problema sério... eu acreditava que seria alguma traição da parte dele... Achei que ele ia falhar, mas não, foi o destino que falhou com o amor, foi ele que deu uma rasteira no casal.
E a melhor resposta à grande pergunta do livro: "até onde devemos ir em nome do amor?" - é dada por ele, Travis Parker, do modo mais verdadeiro e natural. Devemos ir até onde ele foi.... até onde ele conseguiu.
O que eu desejo é ter alguém como ele...  Mas esta já é a minha escolha!


MINHA SELEÇÃO DE FRASES:

"Histórias são únicas, assim como as pessoas que as contam, e as melhores histórias são aquelas cujo final é uma surpresa."

"Elogios eram a melhor defesa."

"Há momentos na vida em que a sobrecarga de informações pode fazer com que seja impossível pronunciar palavras."

"Fazia o melhor que podia para se convencer de que aquilo não importava. Exceto pelo fato de que, por algum motivo, aquilo tinha toda importância."

"O tempo tinha a característica de ofuscar os limites da realidade, até que apenas uma imagem borrada restasse."

"Viver juntos seria um passo em direção ao futuro ou apenas uma maneira de continuar vivendo no presente?"

"Parece que algumas pessoas crescem sabendo que se casarão quando tiverem determinada idade, e aquilo acontece exatamente como o planejado; outras sabem que não se casarão durante algum tempo, e passam a morar com as pessoas que amam, e aquilo também funcionava muito bem."

"Prefiro não ficar acordado quando estou tentando dormir."

"-Quantas vezes vou ter de agradecê-lo?
 -Não sei. Quantas vezes você acha ser um bom número."

"Viagens não se resumem somente a ver coisas. É mais importante vivenciá-las."

"Às vezes, parecia até mesmo que fazer aquela viagem era o meu destino, como se todas as pessoas que conheci de alguma forma estivessem esperando por mim. Mas..."

"Se você tiver a mentalidade certa, não importa onde esteja ou quanto dinheiro tem com você. Vai ser algo de que você irá se lembrar para sempre."

"Todos deveriam se dar ao luxo de ser preguiçosos de vez em quando."

"É preciso conhecer os momentos propícios para desfrutar da sua preguiça. Quando se faz do jeito certo, é uma forma de arte que faz bem a todos."

"Há uma parte dentro de você que anseia pelo desconhecido."

"Aqui está você, levando a própria vida, com os próprios objetivos  e sonhos, sonhos independentes do mundo onde você cresceu (....) É necessário ter coragem para fazer algo diferente."

"Eu sou um homem de família. Exceto pela parte da família"

"Eu estarei com você, então não há nada que possa dar errado."

"Eu aprendi há muito tempo que é melhor parar quando estou no topo."

"Se você me der uma chance - se você nos der uma chance - vou viver o resto da minha vida provando a você que tomei a decisão certa. Eu amo você não somente por ser quem você é, mas pela maneira que você me faz pensar no que nós podemos ser."

"Ela queria fugir, mas também queria ficar ali para sempre."

"- Eu sempre vou te amar.
- Eu acredito em você. É por isso que estou aqui."

"Ele conhecia o rosto dela melhor do que o seu próprio."

"Este lugar, com você ao meu lado, é onde eu sempre vou querer estar."

"Era somente um dia normal, um dia como outro qualquer. Mas, acima de tudo, um dia em que cada coisa estava exatamente como devia ser."


Esse livro, como diria Travis Parker, é o miado do gato!



12 comentários:

  1. Não sei como consegui terminar de ler, chorei tanto que cheguei a soluçar. Perfeito esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Não sei como consegui terminar de ler, chorei tanto que cheguei a soluçar. Perfeito esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, angustiante, surpreendente...acabei de ler e com dificuldades, por que as lágrimas me impediam de terminar, que sejamos mais como trevis...Que possamos sempre ir até onde o amor permitir!
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Amo muito o Nicholas e cada história dele é uma supresa diferente por isso tomei a decisão de ler todos os livros de novo para sentir a mesma sensação de felicidade quando a história termina bem

    ResponderExcluir
  5. Amei. Como todas as histórias do Nicholas surpreendentes. Chorei de soluçar. ❤❤❤❤

    ResponderExcluir
  6. muito bom, gostei demais. Digno de um livro de Nicholas Sparks, grande romancista !

    ResponderExcluir
  7. muito bom, gostei demais. Digno de um livro de Nicholas Sparks, grande romancista !

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente maravilhoso....o filme também é perfeito....amo todas as obras que li do Nicholas Sparks

    ResponderExcluir
  9. Quando pensamos que o Nicholas Sparks se superou, ele vem com uma nova história a nos contar ,e mostrar que podemos ser como Trevis , fazer A escolha certa..'

    ResponderExcluir
  10. Em qual página está esse trecho?
    Não sei o que mais posso lhe dizer, a não ser que eu consigo me imaginar passando o resto da minha vida ao seu lado. Sei que isso parece uma coisa louca, mas nunca tive tanta certeza a respeito de alguma coisa em minha vida. E, se você me der uma chance - se você nos der uma chance -, vou viver o resto da minha vida provando a você que tomei a decisão certa. Eu amo você. Não somente por ser quem você é, mas pela maneira que você me faz pensar no que nós podemos ser.

    ResponderExcluir
  11. gente, preciso da ajuda de vcs.. me deixem frases do livro, com o num. da pag. e quem falou.. pfvr

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir