Páginas

terça-feira, 5 de julho de 2011

"Não há silêncio que não termine" chegou ao final...

Terminei de ler meu livro "Não há silêncio que  não termine" e posso dizer que os dez capítulos tensos iniciais são apenas o começo de uma história que cresce assustadoramente, mostrando os terríveis acontecimentos de um cativeiro, as humilhações, o abuso do poder, as situações vergonhosas a que todos são submetidos, os castigos, as limitações, doenças, fraquezas etc. 
 

 Porém, por outro lado também vemos a capacidade do ser humano de criar laços, a força de superação, a garra, a fé, a coragem, o amor, e a confiança na vitória.


 Conheci junto com Ingrid, personagens marcantes como Lucho, Pinchao, Marc entre outros que aparecem na história compartilhando ou aliviando essa passagem tão difícil. E o pior de tudo ao percorrer 553 páginas é que se trata de uma história verdadeira, ou seja, cada etapa foi realmente vivida, se é que em muitas partes podemos chamar isso de vida.



Por que valeria a pena ler esse tipo de livro?
Talvez para valorizarmos cada instante, ou para analisarmos de modo geral as atitudes humanas, ou quem sabe como uma prova de que, como o título diz, não há silêncio que não termine. Em outras palavras, passe o tempo que for, tudo tomará seu rumo e irá iniciar uma nova fase, diferente e melhor sempre... Basta acreditar.

Finalizo minha postagem com algumas frases selecionadas...
Repasso todas as páginas ao terminar a leitura e me sinto com a missão cumprida com a gama de frases selecionadas. Trata-se da parte que eu acrescento ao livro, meu toque de leitora em troca de uma leitura tão envolvente.

"As boas lembranças são aquelas vividas com os que amamos, porque podemos rememorá-las juntos."

"A incerteza me corroía."

"Se a gente encontra as palavras certas e faz a pergunta no momento certo, tem certeza de conseguir o que quer."

(...) quando lhe fizerem mal, responda com o bem. Nunca se rebaixe, nunca responda aos insultos. Saiba que o silêncio sempre será sua melhor respota. Prometa-se que vai ser prudente." (Mais que um conselho, uma lição).

"Controlei o medo do risco e reaprendi a levar cada vez mais longe meus limites."

"Não estava vivo porque tinha medo de morrer. Estava vivo porque tinha paixão pela vida."

"(...) não se sabe o que vai acontecer, nunca se sabe. Mas, aconteça o que acontecer, seja forte."
"Contar certas coisas é permitir-lhes ficar vivas no espírito dos outros, quando o que afinal nos parece mais conveniente é deixá-las morrer dentro de nós mesmos."

 "Ninguém tira da gente o que se come e o que se dança!"

"Havia aqueles que queriam se preparar para o pior e aqueles que, como eu, queriam acreditar no melhor."

"A gente espera, mas nunca está pronto."

"Mesmo que não fosse verdade, eu precisava me agarrar a um bom sonho."

"As pessoas deixam transparecer no rosto o que lhes vai na alma." (Parecem as palavras da minha amiga Rose, que, com certeza, assina embaixo.)

"And a new day will dawn for those who stand long. - Um novo dia há de raiar para aqueles que esperam há muito tempo" Stairway to heaven ...(Achei nesse livro talvez a explicação do meu gosto por essa música maravilhosa. Acho que fala ao meu coração...)

"Quando a gente acredita nelas, as palavras viram realidade."

E acho que não tinha uma frase mais apropriada para encerrar essa postagem...
Basta acreditar...


2 comentários:

  1. Faço de sua palavras as minhas. Tenho orgulho dessa mulher e de todos que como ela passaram por momentos tão difíceis e desumanos. E ainda há os que a critica, gente hipócrita que durante o cativeiro de Ingrid e de muitos outros que há décadas acontece, estão dormindo em suas camas confortáveis, escolhendo suas comidas... Ao ler o livro, algumas vezes não me sentia digna de ter uma vida normal. Que Deus proteja todos que ainda estão vivendo situações iguais ou parecidas, todos que tiveram suas vidas roubadas.

    ResponderExcluir