Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Nicholas Sparks, uma paixão

Férias, pouco sol e muita leitura, chuva e pessoas fantásticas passaram a viver comigo, as quais me surpreenderam, emocionaram e marcaram esses dias. Elas surgiram de dois companheiros diferentes: Querido John e Diário de uma Paixão, ambos vindos de uma paixão de verão: Nicholas Sparks.
 Não é novidade que sou uma apaixonada por livros, mas não costumo comprar livros caros, com execeção de Rubem Alves, pois se trata de uma amor, e todos sabemos que, por um amor, pagamos o preço que for.
Foi em uma dessas promoções encontradas pela Internet que encontrei um livro cujo título me chamou atenção: A última música e resolvi me atrever nessa história. Foi assim meu primeiro encontro com Nicholas Sparks.

Devo dizer que os livros dele são fáceis de ler, não vemos a hora passar, e quando notamos, já estamos no último capíutulo nos despedindo daquelas pessoas tão especiais. Todos que li têm como foco um casal e a luta pelo amor, que é  mostrado como um sentimento avassalador, capaz de mudar as pessoas, e permanecer por muito tempo, mais do que costumamos ver hoje em dia e até mesmo acreditar. Por isso mesmo, as histórias são tão surpreendentes, e tão lindas que chega realmente a doer, porque nos envolvemos tanto e nem sempre as escolhas são aquelas das quais gostaríamos, e também por vermos o quanto ainda esperamos por um amor tal qual o de Will por Ronnie, de John por Savannah ou então de Noah por Allie. Coloquei na ordem dos livros que li, e refletindo agora, acredito que o amor em cada um desses livros vai aumentando, começando de um amor adolescente na Última Música, passando por um amor tão nobre e duradouro apesar das escolhas feitas em Querido John até um amor no seu grau máximo, além da vida em Diário de uma Paixão.

Durante as férias, além de ler meus livros e compartilhar aqui alguns dos meus pensamentos, ganhei grandes leitoras: minha mãe e minha cunhada, as quais estão envolvidas com as mesmas pessoas que me fizeram pensar, refletir, que me emocionaram e marcaram minha vida de alguma forma. Tenho certeza que da mesma forma ou de outro modo especial, também tenham sido tocadas por essa magia proveniente do mundo da leitura, que só os que percorrem por essas trilhas que podem sentir como é gostoso. É uma atividade de puro prazer: ler, conhecer outros mundos, culturas, outros amores, casos que deram certo, histórias que não vingaram e lições de vida de um modo geral.

Vou deixar aqui algumas frases dos livros de Nicholas Sparks para que vocês possam saborear, e se gostarem, prometo que vale a pena prová-lo como um todo.
Estou esperando "O Milagre", mais um dessa nova paixão que tocou a mim, minha mãe e minha cunhada. Espero que sejam tocados por ele também.

 "Se há uma parte de você que não tem certeza, então não faça isso. Não é o tipo de coisa que se faz pela metade."

"Às vezes, o nosso futuro é definido por aquilo que somos, e não por aquilo que queremos."

"A poesia não foi escrita para ser interpretada ou analisada - foi feita para inspirar sem motivo, para emocionar sem entendimento."

"E então a lembraça a fez sorrir, deixando o pensamento voltar para um tempo em que as coisas eram mais simples. Ou pelo menos aparentavam ter sido."

"Consigo recordar todos os momentos que passamos juntos, e em cada um deles havia alguma coisa maravilhosa. Na verdade não consigo escolher um momento que tenha significado mais que outro."

"Você não pode viver a sua vida para os outros. Você tem de fazer o que for certo para você, mesmo que isso machuque as pessoas que você ama."

"O que importava é que ela permitia que ele não somente encontrasse sua paixão, como fosse atrás dela, mesmo que desconfiasse de suas razões."

"Pescar é... contemplar."

"Era como se ele pensasse que podíamos recomeçar do zero. Mas não podíamos. Não se pode desfazer o passado.

"Já se perguntou alguma vez o que significa ser amigo de alguém? Até onde você iria para proteger um amigo?"

"No fim, devemos sempre fazer aquilo que acreditamos ser certo, mesmo que seja difícil. Sei que posso não ter te ajudado, mas nem sempre é fácil perceber qual o caminho certo a seguir."

"- Já te falei que você é pra valer?
 - Acho que nunca ninguém disse isso para mim."

"A verdade só tem significado quando é difícil de ser admitida."

Fico devendo frases do "Querido John" que fica como presente para uma próxima postagem que posso me dedicar às minhas reflexões sobre o livro.
Não sei julgar qual é o melhor. Minha mãe julga como "A última música" e eu acho que fico com "Querido John".
Nas minhas férias, também fiz outra coisa que fico devendo uma postagem com fotos e explicações.
Boa semana a todos...
Sinto que esse meu "free time" está chegando ao fim...

11 comentários:

  1. Sou apaixonada por livros também, e Nicholas Sparks é simplismente tudo, li Diário de uma paixão, em um dia, pois não conseguiria esperar por um fim tão emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Realmente Nicholas Sparks é uma paixão. O Meu preferido dele é Querido John, e agora estou lendo o mais novo: Um homem de sorte. Em breve posto aqui!

    ResponderExcluir
  3. vdd os livros dele sao lindo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente são lindoS!
      Logo vou fazer uma postagem sobre os outros exemplares que gostaria de ter e não os acho para comprar...

      Excluir
  4. Eu sou realmente apaixonada pelos livros do Nicholas.
    ja li Um amor para recordar, Querido John,Diário de uma paixão e Para sempre. Isso ja está se tornando um vicio. É incrível o modo que ele fala do amor e as diferentes formas de demonstra-lo.
    Estou louca para saber sobre o livro Um homem de sorte. Quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Realmente são fantásticos! Tenho postagens sobre os livros lidos em meu blog, caso se interesse. O último que li foi o melhor de mim. Excelente! Se quiser há o link embaixo: http://lucianaavancini.blogspot.com.br/2012/04/o-melhor-de-nicholas-sparks_3269.html
      Também já li Um homem de sorte, é amei! Tbem escrevi no blog
      http://lucianaavancini.blogspot.com.br/2012/01/um-homem-de-sorte-para-voce.html
      Realmente é difícil dizer qual livro é o melhor! Obrigada pelo comentário! Apareça! Bjs

      Excluir
  5. OS LIVROS DE NICHOLAS SPARKS ENTRARAM EM MINHA VIDA AOS 12 ANOS DE IDADE, HÁ 7 ANOS ATRÁS.E HOJE POSSO VER QUE ME AJUDOU A SER UMA PESSOA MELHOR. NOS ENVOLVE NA LEITURA E É SUPER EMOCIONANTE AS HISTORIAS. RECOMENDO.

    ResponderExcluir
  6. Que bom que os conheceu há tempos! Realmente é um dos meus preferidos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo blog moça! Gostei muito de ler suas reflexões...Também sou completamente apaixonada pelo Nicholas e por coincidência meu primeiro livro dele também foi A última música. Desde então não consigo parar de comprar seus livros! Tenho quase todos e amo muito todas as estórias e os personagens fascinantes! Agora não estou dando conta de acompanhá-lo pois ele está um furacão pra escrever! hahaha
    O mundo precisa de mais pessoas como você! parabéns! =)

    ResponderExcluir
  8. Olá, acompanha meu blog? Fico feliz que tenha gostado... é um cantinho mesmo para refletir e compartilhar...
    Tbém sou viciada em Nicholas Sparks... mas vc tem razão, tem sempre um livro novo... Eu ainda tento acompanhar!
    Obrigada pelo elogio e deixe recado sempre que desejar! Bjss

    ResponderExcluir