Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2023

O Conde Enfeitiçado - Os Bridgertons: volume 6

Sigo na firme proposta de seguir com a leitura de Os Bridgertons, e aqui vai a postagem sobre o livro número 6 - O Conde Enfeitiçado - que conta a história de Francesca a qual era casada com John, cujo primo e amigo pessoal - Michael - era próximo o bastante e apaixonado por ela.


Eu sabia que essa história não podia acontecer, ainda mais por se tratar dos tempos antigos na Inglaterra... Então só tinha uma chance de se tornar possível: a morte de John...

Dessa forma, Michel ficará dividido entre o sentimento que sempre cultivara mesmo sabendo o quanto era proibido e o gosto amargo de traição e até de remorso devido a uma possível permissão depois das circunstâncias.

Por outro lado, Francesca viverá o luto, respeitará a memória do marido e perderá a proximidade de Michael que era tudo que o casal tinha. De repente ela se verá sozinha, sem saber o que pensar ou sentir.


O reencontro dos dois é inevitável, o qual só poderia ser adiado pelo tempo que cada parte permitisse ou fugisse da realidade, mas não poderiam fazer por muito tempo. Seria preciso encarar a realidade e lidar os com os fantasmas que cada um cultivou mais secretamente ou não.

Eles terão que enfrentar obstáculos e desafios em busca do que chamam de felicidade e amor. 


O quanto vale viver um amor como esse? O quanto cada pessoa está disposta a apostar, a correr o risco e se entregar?

Os personagens de Julia Quinn têm uma característica que está muito em falta hoje em dia: atitude.

Como todo bom romance, vale a entrega: seja física ou literária!


 SELEÇÃO DE TRECHOS...

"Ele já é adulto. Encontrará a felicidade como lhe convier. Quando lhe convier."

"Sua vida libertina era cuidadosamente cultivada."

"Faça o que for necessário para tornar o seu tempo suportável."

"Tivera uma sensação muito curiosa ao conhecê-lo, como se fosse uma peça de quebra-cabeça que enfim encontrava o encaixe correspondente."

"Um homem não podia fugir do destino por muito tempo."

"A vida não era necessariamente melhor com milhares de quilômetros entre eles, mas, sem dúvida, era mais fácil."

"Teria que encarar aqueles olhos (...) e tentar ser seu amigo. Fora a única coisa que ela quisera durante os tenebrosos dias que se seguiram e fora a única coisa que ele não tinha sido capaz de fazer por ela."

"É prerrogativa de uma dama fazer o que bem entender."
(Touché)

"Na verdade, ninguém jamais muda."

"É claro que você tem uma péssima reputação. Mas é encantador e, por isso, é sempre perdoado."

"- É bom tê-lo de volta.
- É bom estar de volta."
Era bom. Difícil, mas bom."

"Uma mulher não conseguia encontrar um amor como aquele duas vezes na vida."

"Talvez não houvesse uma palavra para definir o tipo de surpresa que deixa uma pessoa paralisada e incapaz de respirar."

"Não podia imaginar o mundo sem ele. Mesmo enquanto estivera fora, ela sempre soubera que ele estava presente, vivendo no mesmo planeta que ela, caminhando sobre a mesma terra. 
(...) Ele estava ali. Estava vivo."

"Precisamos achar graça onde for possível."

"- Não é cortês espalhar boatos.
- Mas não são boatos. É uma franca disseminação de informações."
(Francesca é demais em suas respostas!)

"Só porque as pessoas estão sendo discretas hoje, não quer dizer que o serão amanhã."

"Conte algo indecente."
(Eu nunca disse isso para ninguém... kkk Mas me parece interessante.)

"Qual o objetivo de uma festa de aniversário se ninguém sabe o que se está comemorando?"
(A vida sempre é digna de ser comemorada.)

"Era preciso gozar dos pequenos prazeres da vida sempre que possível."

"Ele sorriu, mas o sorriso não chegou aos seus olhos. Não parecia zangado, apenas... vazio."

"Ela observou o rosto dele. (...) Ela conhecia cada detalhe. Quatro anos, ao que parecia, não eram capazes de apagar uma lembrança."

"Isso não era ilegal (...) mas era imoral."

"Nenhum homem com algum grau de inteligência fingiria compreender a mente de uma mulher."

"Ela não gostava de achar que era covarde, mas entre ser covarde e tola, escolhia a primeira opção. De bom grado."

"Ficou ali em silêncio, acostumando-se à presença dele, certificando-se de que a respiração estivesse sob controle."

"Ela seria, final e indelevelmente, dele."

"Havia um limite de vezes em que o coração de um homem podia  se partir, e ele tinha a sensação de que o dele não sobreviveria a mais uma desilusão."
(Eu daria um nome para esse trecho... E isso dói em mim.)

"Antes tinha sido o seu corpo. Aquilo era a sua alma."

"Odiava o fato de ter traído o próprio coração."

"Havia um milhão de perguntas ali, nenhuma das quais estava preparada para responder. Mas havia uma coisa que sabia, embora jamais fosse pronunciar em voz alta."

"Se é para isto terminar, você terá de fazê-lo. Porque agora... depois de tudo... Eu não sou forte o bastante para dizer adeus."

"Quem quer que tivesse falado que era sempre melhor dizer a verdade era um idiota. (...) 
Mas esse era o problema com as palavras. (...) Não se podia tomá-las de volta."

"Todo homem possuía algum princípio para guiar sua vida, e esse fora o seu."

"Eu não me importo se você for estéril. Não me importo se der à luz a uma ninhada de cachorrinhos. A única coisa que m importa é que você seja minha."
(Engraçado e fofo.)

"Era mais do que ele jamais imaginava ouvir dela e, no entanto, muito menos do que esperava."

"Tocou os lábios dela com os seus (...) Havia uma nova sensação de pertencimento."

"Aquilo que existia entre eles, aquele elo, não era só paixão.
Era amor, e era divino."

"Podia viver sem o seu amor, mas não sem a sua felicidade."

"No mesmo instante em que haviam se conhecido, ela se sentira totalmente à vontade na presença dele."
(Sei...)

"Conversava com a memória dele."
(Por que não?!)

"Não sabia ao certo por que chorava, mas não se importava."

"Se sente, então tem de dizer."

"- Não tenho a menor ideia do que fiz para merecê-la.
- Não teve de fazer nada. Só precisou existir."
(Uauuuuu. Mil vezes uauuuuuuu para essa resposta.)

Até a próxima postagem!
Sigo aqui tentando salvar a educação do Brasil 
todos os dias, e cuidando da minha saúde física 
e mental. O Blog é um compromisso que tenho
comigo mesma, e que tento atualizar sempre que possível.
Não é uma prioridade, mas é algo que faço com 
carinho e dedicação. Se a postagem de alguma
forma chegou até você, sinta-se abraçado pelas
palavras e se jogue na leitura. 
E vamos nos despedindo de abril que passou
rapidamente por nós, apresentando um vento frio, 
dias chuvosos, feriados, sextanejas e muito mais.
E no meu sol é sempre verão!




7 comentários:

  1. Eu estava esperando essa publicação, assim como as demais.
    Adoro seus comentários em algumas frases.
    Sou um profundo admirador de suas publicações.
    Fabricio Postigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabrício, que feliz recebê-lo novamente no meu Blog! Sinta-se à vontade para ler e comentar. É bem-vindo sempre! É tão rara uma visita que deixe vestígio por aqui!
      Obrigada pelas palavras... Quanto aos comentários... não consigo evitar. Tem uns que vejo a cena, encontro até a pessoa a qual se refere o trecho... Sou eu ali em meio às palavras.

      Excluir
  2. Eu sei que é você por ali, entendo perfeitamente.
    Fernando Pessoa escreveu que Palavras são corpos tocáveis.
    Por falar no poeta lusitano, você já leu O livro do Desassossego?
    Fabricio Postigo

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Fernando Pessoa é demais mesmo, consegue dizer em grandes versos o que a gente sente de forma simples.
    Não li... Falando nisso, descobri que não tenho Fernando Pessoa em minha prateleira.... O que gostaria de me dizer sobre o livro?

    ResponderExcluir
  4. Eu comprei este livro a uns 15 anos atrás e devorei em 3 sentadas.
    Como se trata de um livro de fragmentos, não necessariamente vc precisa começar pelo começo. É tipo um apanhado de Pessoa e de seus varios heterônimos e dentre várias frases maravilhosas, citei uma quando escrevi “palavras são corpos rocáveis”
    Tem um que não é dele, mas achei maravilhoso.
    Título: Como me tornei estúpido. Se um dia vc lê esse, adoraria saber o que achou e ler suas resenhas intrínsecas que são sempre maravilhosas.
    Fabrício Postigo
    Ps.
    Já tentei logar com minha conta de e-mail para comentar aqui no seu espaço e não consegui. Bjs Luciana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabrício, por que será que não dá para logar com sua conta? Estranho, né? Obrigada por se identificar...
      Gostei da ideia do livro, tenho uma amiga professora que queria um livro dele, e acho que vou escolhê-lo como presente para ela primeiro... Aproveitando a sua sugestão.
      Quanto ao título indicado... Vou pesquisar... Sou lerda para concluir minhas leituras e colocá-las no Blog. Estou terminando o outro romance de Os Bridgertons... Obrigada pela dica e pela visita de sempre (acho que já posso dizer assim)!

      Excluir
  5. Sim, já pode dizer.
    Desde que conheci seu espaço, sempre fico patrulhando suas postagens bem como as resenhas, dicas e comentários sobre os livros e etc…

    ResponderExcluir