Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Retrospectiva Pessoal e Literária 2022

Revejo minha agenda para relembrar os acontecimentos de 2022 e me divirto com minhas anotações. Já fiz diário por muitos e muitos anos, na minha adolescência até a faculdade... Tudo registrado em detalhes e às vezes até em códigos. Hoje são apenas trechos: uma frase; uma letra de música; um acontecimento; um nome; uma noite especial; temporadas vividas; dias de jejum; vacina; volta à academia; remédio para verme; depilação a laser; sobrancelha; dia de fazer pé e mão; passagem pelo SUS; nutricionista; aposta na mega; o dia em que a ponte caiu e não houve aula; veterinário; sonhos marcantes; ovos de páscoa; convites repentinos; beijos; datas especiais; aniversários; partidas... tantos apontamentos...

 


Em 2022, testei positivo para Covid, e fiquei de "férias" por 7 dias. Fui para São Paulo no aniversário de 1 ano da pequena Milena, filha de minha querida amiga/irmã Letícia; e também nos 2 anos da Isabella em Campinas, filha de outra amiga do coração. Vivi o Rodeio de Monte Sião: 4 noites, como se fosse carnaval - boas lembranças... Comemorei o meu aniversário e de todas pessoas da nossa família com simplicidade e alegria; conheci pessoas novas; aceitei convites ousados; descobri uma grande amizade em uma colega de trabalho; saí acompanhada sem rumo sem tirar nenhuma foto, mas foi o dia mais mágico; engordei; treinei; corri a primeira corrida oficial, a segunda e a terceira; perdi o fôlego. não desisti; pedalei. Fui a um coquetel dos professores que não tinha coquetel para todos; votei no Bolsonaro; participei de carreatas; acreditei na virada do jogo; cantei o hino nacional com minha mãe; penduramos a bandeira do Brasil; fui à manifestação na fronteira; assisti à Copa; vibrei com os gols da seleção; vi os pênaltis em pé; torci pelo Mbappé; reconheci a grandeza do Messi e fiquei feliz pelo seu "grand finale". Corri em Ouro Fino; reencontrei um ex-aluno de 9 anos atrás; conheci um entregador espetacular no Natal que me ajudou com uma entrega; fiz auto-hemoterapia para a imunidade; fiz banho no Balneário; fui ao baile de formatura de faculdade de uma prima e amanheci com minha família; tive os 15 anos da minha sobrinha com glamour, fui à bienal em São Paulo e andei sozinha por lá, encantada e perdida e  também fui ao Hotel Mantovani, na piscina, à convite de amigos (vale o registro, porque sempre me ofereci).

  

Na virada, apostei em uma calcinha branca, não que eu deseje apenas paz, porque ela segue comigo, mas não custa nada uma dose a mais. (Sim, eu compro uma nova para a passagem). Às vezes enviar muitos sinais ao universo pode causar complicações e dificuldade ao lidar com as realizações. Quem muito quer nada tem. Apostei em um cropped rosa, que é paixão. Mesmo que sejam contraditórios, doses de Paz e paixão são bons pedidos. Como diz minha amiga Josi, equilíbrio é tudo na vida. De amarelo apenas uma unha dourada, porque eu não preciso de muito nem sou ambiciosa, embora jogue sempre na mega da virada.



Nos primeiros minutos do ano, depois de abraçar todos da minha família que estavam aqui, apenas contemplei os fogos sem fazer nenhum pedido. Estava plena, completa, feliz pelo momento, por estar viva, e aquele momento me bastou. Poderia estar mais magra, mas aí vêm os desafios do ano que começa. Sempre a mesma lenga lenga.
Acho que nem quando subi na cadeira para tomar a lentilha não fiz pedidos. Deus sabe as minhas orações, conhece os meus pedidos, sabe o tamanho do meu coração e me dará o que for do meu merecimento.
Como diz outro amigo, eu me revitalizo com todas datas. Acho que ele tem razão.

E o brinde ao novo ano vem acompanhado do mantra:
O poder 2023
Estradas Infinitas 2023
(Tenho vontade de pegar o capacete e esperar por elas.
Mas temo que seja eu quem tenha que encontrá-las.)

Minha retrospectiva literária conta com 12 livros finalizados. Não é um grande número, mas foi o que consegui. A maioria foram romances, o meu gênero preferido (Nicholas Sparks e Julia Quinn). Uma vez que não consigo viver um, nem escrever uma história semelhante, atrevo-me a ler e vivenciar na pele de outra personagem... A realização acontece por essa via também.

Como professora, li A Fofa do terceiro andar e o Mistério do 5 Estrelas. Destaque para o segundo que me ganhou na releitura novamente.

Dois livros com enredo intrigante são: História do novo sobrenome (ainda preciso ler a continuação dessa história) e Tudo é rio (diferente de tudo que já li, e lindo! Prêmio Jabuti)

Dois exemplares cujas histórias doeram em mim ficam com: Quando você voltar e O Castelo de Vidro. 

Embora todos acrescentem, dialoguem com meu ser, o livro edificante para meu crescimento espiritual foi O que é o espiritismo.


Com as melhores vibrações de um ano novinho para ser vivido, deixo aqui os livros lidos em 2022 como dicas de leitura. O link está abaixo, caso queiram saber mais sobre.

Muita luz, sabedoria, novas histórias, aquela dose de romance e a leveza de um livro como companheiro sempre ao lado e quem sabe de outro em carne e osso do outro...
(Spoiler de 2023)

12. Os Segredos de Colin Bridgerton



11. Um Perfeito Cavalheiro



10. Desejo




9. Tudo é Rio


8. O Visconde que me amava




7. O Castelo de Vidro




6. O Mistério do 5 Estrelas





5. O Retorno


4. A Fofa do Terceiro Andar




3. O que é o espiritismo


2. Quando você voltar




1. História do Novo Sobrenome




Até a próxima postagem.
Vivendo 2023 com alegria e entusiasmo.
Procurando fazer meus dias de Sol, 
mesmo quando ele não resolve aparecer.
Vem com tudo 2023 que eu quero te ter!
Agenda nova, paixão antiga, boas amizades,
fé em Deus, muita saúde,
um coração sertanejo e muito amor!







Nenhum comentário:

Postar um comentário